PT EN
Logo BrazilLAB
BrazilLAB GovTech Portugal Luís Goes Pinheiro Fundação BRAVA

BraziLAB promove evento com secretário de modernização administrativa de Portugal, referência mundial em inovação digital

21/06/2019

Luís Goes Pinheiro explica como a digitalização dos serviços públicos reduziu a burocracia, deixou os cidadãos mais felizes e, sobretudo, impactou a economia do País

Hoje Portugal é referência em administração pública digital. Como forma de inspirar o Brasil na construção de um governo inovador, o BrazilLAB, em conjunto com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a Fundação BRAVA, convidamos Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa de Portugal, Senhor Luís Goes Pinheiro, para o evento "Modernização e Transformação Digital da Administração Pública: o exemplo português e os caminhos para o Brasil”, nesta sexta-feira, 28, às 10h, na Casa do Saber, em São Paulo.


--> Inscreva-se aqui <--

Há cerca de 15 anos, Portugal era um país praticamente amarrado a uma crise de desenvolvimento, dívidas em aumento e altas taxas de desemprego. Atualmente, o país está entre as economias que mostram maior ascensão no mundo e é classificado como um dos campeões na simplificação de processos, na aproximação com instituições de ensino e no fortalecimento do ecossistema de inovação.

Portugal se transformou num celeiro global de startups. Em 2015, Lisboa foi nomeada a região empreendedora do ano pela União Europeia, dada a quantidade de programas para apoiar e aconselhar empreendedores e as ações governamentais para reduzir o tempo necessário para abrir novos negócios. Hoje, esse processo leva 6,5 dias em Portugal; no Brasil, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o processo leva, aproximadamente, 18,5 dias – segundo dados da pesquisa Doing Business, do Banco Mundial.

“Lisboa já faz parte da elite global de hubs para startups. A história por trás da construção de uma sociedade digital é um case relevante para inspirar o Brasil, que precisa de exemplos de visão governamental inovadora para evoluir nesse campo”, explica Letícia Piccolotto, fundadora do BrazilLAB.

Para atrair empreendedores do mundo tudo, o governo português criou uma estratégia nacional que conta com uma série de incentivos para quem tem boas ideias para viabilizar negócios inovadores. Entre eles estão a concessão de uma espécie de bolsa com um apoio financeiro mensal para os primeiros passos do empreendedor, ajuda financeira para os primeiros passos do negócio e vistos especiais de residência no país, porta de entrada para o mercado da União Europeia.

No evento promovido pelo BrazilLAB, o Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa de Portugal, Luís Góes Pinheiro, vai falar sobre a ascensão do país e os caminhos para contribuir para uma agenda de inovação e tecnologia no setor público brasileiro. Portugal é um dos integrantes do D9 - grupo de países considerados referências na transformação digital adaptada à administração pública. Criado em 2014, o D9 é formado por Canadá, Coreia do Sul, Estônia, Israel, México Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Uruguai.

Além dele, também participam a fundadora do BrazilLAB e Presidente Executiva da Fundação BRAVA, Letícia Piccolotto; a Secretária Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência, Márcia Amorim, e o Pesquisador e Professor da EBAPE/FGV, Francisco Gaetani. O encontro acontecerá das 10h às 12h e será aberto à imprensa. A Casa do Saber fica na rua Dr. Mario Ferraz, 414, no Itaim Bibi, em São Paulo. Inscrições abertas aqui neste link.

Veja Também:

Programa de Aceleração BrazilLAB realiza evento gratuito em São Paulo para debater inovação no setor público

BrazilLAB realiza evento gratuito em São Paulo para debater inovação no setor público

Empreendedores de startups aceleradas pelo BrazilLAB vão trocar experiências sobre trabalhar com governos. O evento também marca o lançamento da quarta edição do programa de aceleração.

Mapa Para Simplificação: guia elaborado pela Endeavor destaca iniciativa de São Paulo

Mapa Para Simplificação: guia elaborado pela Endeavor destaca iniciativa de São Paulo

Conheça o programa Empreenda Fácil, que simplificou processos de abertura e licenciamento de empresas na capital paulista.

Agenda GovTech: eventos de setembro para você ficar de olho

Agenda GovTech: eventos de setembro para você ficar de olho

Este mês traz eventos importantes na área de inovação no setor público e em geral. Para ajudar você a se orientar, selecionamos abaixo aqueles que merecem destaque: