Compartilhe:

BrazilLAB participa de evento que debate como tecnologias irão revolucionar desafios da humanidade

SingularityU Brasil Summit reúne especialistas de diversas áreas, como big data e economia
Em 24 de April de 2018

O papel das tecnologias exponenciais na mudança do cenário atual e na revolução dos maiores desafios da humanidade é o cerne das discussões do SingularityU Brasil Summit, realizado nesta segunda e terça-feira (23 e 24), em São Paulo. A Founder do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, esteve presente no evento e conferiu de perto inciativas que prometem pautar a tecnologia em diversos segmentos.

Para Letícia, o destaque do primeiro dia de debates foi a palestra da neurocientista Divya Chander, uma das mais respeitadas estudiosas do impacto das novas tecnologias no cérebro humano.

“A apresentação mais incrível foi a da Divya Chander, especialmente por mostrar diversas startups que estão trabalhando com neurociência. Achei a provocação dela bem interessante: Será que não seria melhor investirmos mais em neurociência, e potencializarmos o cérebro humano, do que apostarmos tanto em inteligência artificial?”, destacou Letícia.

Singularity 01Outro destaque ficou por conta da apresentação do futurista Tiago Mattos, que abordou o tema do futuro do trabalho. Em uma palestra dinâmica, Mattos destacou que as empresas serão mais colaborativas e mais horizontais.

Especialistas como Susan Fonseca e David Roberts, considerado um dos melhores conhecedores de inovação disruptiva e tecnologias de avanço exponencial, participaram dos debates sobre medicina, big data, economia, empoderamento feminino, robótica, inteligência artificial, empreendedorismo e biotecnologia.


Dados a favor da saúde

Vivienne Ming é neurocientista e fundadora da startup Socos, que usa machine learning e neurociência para maximizar os resultados de estudantes. Ela usa informações para desenvolver melhores práticas. Em sua apresentação, Vivienne destacou que a tecnologia deve nos servir:  produzir algo que seja bom para as pessoas. Segundo ela, “a inteligência aumentada não pode resolver nada. É apenas uma ferramenta”. A solução para os nossos problemas estaria, então, no uso que os humanos farão dela.

E para chegar até lá, uma sociedade em que os humanos usem a tecnologia em prol de benefícios à vida das pessoas, precisamos começar ensinando às crianças que habilidades sociais e cognitivas são tão importantes quanto notas em provas. Vivienne acredita no conceito de meta-aprendizagem, que reúne e dá importância a diferentes aspectos da vida do estudante. O resultado disso seriam profissionais criativos, adaptáveis e voltados à solução de problemas – algo que ela aprendeu a fazer durante sua vida.

Conheça a universidade Singularity

A Singularity University foi fundada em 2009 por Peter Diamandis, importante engenheiro e empreendedor norte-americano, e por Ray Kurzweil, inventor, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google. Entre as empresas apoiadoras da instituição, estão o próprio Google, além de Nokia, Kauffman e Cisco.

A universidade oferece cursos de especialização, férias e workshops. À parte algumas particularidades (tempo de duração, enfoque e custo), todos os programas visam inspirar e capacitar os participantes para aproveitar o poder das tecnologias para melhorar a vida de bilhões de pessoas.

O foco da instituição é transformar pessoas e organizações, munindo-as de habilidades e conhecimentos necessários para o enfrentamento de grandes dilemas globais.

Relacionados