Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
SingularityU Brasil Summit BrazilLAB Letícia Piccolotto Divya Chander Tiago Mattos Vivienne Ming Singularity University

BrazilLAB participa de evento que debate como tecnologias irão revolucionar desafios da humanidade

24/04/2018

SingularityU Brasil Summit reúne especialistas de diversas áreas, como big data e economia

O papel das tecnologias exponenciais na mudança do cenário atual e na revolução dos maiores desafios da humanidade é o cerne das discussões do SingularityU Brasil Summit, realizado nesta segunda e terça-feira (23 e 24), em São Paulo. A Founder do BrazilLAB, Letícia Piccolotto, esteve presente no evento e conferiu de perto inciativas que prometem pautar a tecnologia em diversos segmentos.

Para Letícia, o destaque do primeiro dia de debates foi a palestra da neurocientista Divya Chander, uma das mais respeitadas estudiosas do impacto das novas tecnologias no cérebro humano.

“A apresentação mais incrível foi a da Divya Chander, especialmente por mostrar diversas startups que estão trabalhando com neurociência. Achei a provocação dela bem interessante: Será que não seria melhor investirmos mais em neurociência, e potencializarmos o cérebro humano, do que apostarmos tanto em inteligência artificial?”, destacou Letícia.

Singularity 01Outro destaque ficou por conta da apresentação do futurista Tiago Mattos, que abordou o tema do futuro do trabalho. Em uma palestra dinâmica, Mattos destacou que as empresas serão mais colaborativas e mais horizontais.

Especialistas como Susan Fonseca e David Roberts, considerado um dos melhores conhecedores de inovação disruptiva e tecnologias de avanço exponencial, participaram dos debates sobre medicina, big data, economia, empoderamento feminino, robótica, inteligência artificial, empreendedorismo e biotecnologia.


Dados a favor da saúde

Vivienne Ming é neurocientista e fundadora da startup Socos, que usa machine learning e neurociência para maximizar os resultados de estudantes. Ela usa informações para desenvolver melhores práticas. Em sua apresentação, Vivienne destacou que a tecnologia deve nos servir:  produzir algo que seja bom para as pessoas. Segundo ela, “a inteligência aumentada não pode resolver nada. É apenas uma ferramenta”. A solução para os nossos problemas estaria, então, no uso que os humanos farão dela.

E para chegar até lá, uma sociedade em que os humanos usem a tecnologia em prol de benefícios à vida das pessoas, precisamos começar ensinando às crianças que habilidades sociais e cognitivas são tão importantes quanto notas em provas. Vivienne acredita no conceito de meta-aprendizagem, que reúne e dá importância a diferentes aspectos da vida do estudante. O resultado disso seriam profissionais criativos, adaptáveis e voltados à solução de problemas – algo que ela aprendeu a fazer durante sua vida.

Conheça a universidade Singularity

A Singularity University foi fundada em 2009 por Peter Diamandis, importante engenheiro e empreendedor norte-americano, e por Ray Kurzweil, inventor, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google. Entre as empresas apoiadoras da instituição, estão o próprio Google, além de Nokia, Kauffman e Cisco.

A universidade oferece cursos de especialização, férias e workshops. À parte algumas particularidades (tempo de duração, enfoque e custo), todos os programas visam inspirar e capacitar os participantes para aproveitar o poder das tecnologias para melhorar a vida de bilhões de pessoas.

O foco da instituição é transformar pessoas e organizações, munindo-as de habilidades e conhecimentos necessários para o enfrentamento de grandes dilemas globais.

Veja Também:

Inovação no Setor Público Digitalização da Previdência pode auxiliar governo a arrecadar até R$ 161 bilhões por ano

Digitalização da Previdência pode auxiliar governo a arrecadar até R$ 161 bilhões por ano

Hoje o país perde dinheiro público com a inadimplência fiscal, fraudes, pagamentos indevidos e escassez de investimento. Dados são de um estudo do BrazilLAB em parceria com a Fundação Brava e o Centre for Public Impact (CPI)

Inovação no Setor Público Evento em São Paulo debateu desafios e caminhos para a inovação no poder legislativo

Evento em São Paulo debateu desafios e caminhos para a inovação no poder legislativo

LegisTech Forum contou com a participação de importantes atores do ecossistema de inovação no setor público. Entre eles, Letícia Piccolotto, fundadora do BrazilLAB.

Agenda GovTech: eventos de novembro para você ficar de olho

Agenda GovTech: eventos de novembro para você ficar de olho

Este mês traz eventos importantes na área de inovação no setor público e em geral. Para ajudar você a se orientar, selecionamos abaixo aqueles que merecem destaque: