Empreendedores do BrazilLAB visitam Brasília - BrazilLAB
PT EN
InovaGov BrazilLAB Aceleração Empreendedores Brasília Ciclo 3

Empreendedores do BrazilLAB visitam Brasília

30/10/2017

Matéria retirada do site da Rede de Inovação no Setor Público - InovaGov

No último dia 26 de outubro, recebemos no Ministério do Planejamento o BrazilLAB, um hub de inovação que tem como objetivo acelerar ideias e conectar empreendedores com o poder público. Fazem isso apoiando empreendedores que buscam soluções para os desafios complexos da sociedade atual, com foco em três grandes áreas: equilíbrio fiscal, comunicação entre governo e cidadão e agricultura urbana.

A conversa foi muito interessante e contamos com a participação de representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic-MP), da Secretaria de Gestão (Seges-MP), da ENAP, do BrazilLAB e de 14 empreendimentos apoiados pelo Hub, que incluem tecnologias para cidades inteligentes, automação de documentos, educação financeira, fazendas urbanas e outros, com origem em diversos estados brasileiros.

O principal tema que orientou a conversa foram os novos caminhos e possibilidades para o Estado e a sociedade se relacionarem para promover e facilitar a inovação no setor público. Foram apontados como desafios a necessidade de tornar os serviços públicos mais eficientes, próximos e que envolvam maior participação dos cidadãos e a necessidade de utilizar as tecnologias digitais para realizar essa tarefa. Foi tratada a necessidade de mecanismos de contratação pública que favoreçam a inovação, arranjos que permitam testes e desenvolvimento de soluções, que gerem ganhos tanto para o Estado quanto para os pequenos desenvolvedores. Foi sinalizada também a necessidade de que as startups trabalhem para entender os problemas de governo, de forma que tanto o governo como a comunidade de startups tenham empatia e canais de relacionamento entre si. As experiências PitchGov de São Paulo e Barcelona Open Challenge foram citadas como iniciativas que podem servir de inspiração para uma iniciativa similar no governo federal.

A conversa foi boa e o tempo foi curto para todos os pontos interessantes que surgiram. Ficou evidente que o ecossistema voltado para inovação no setor público inclui a comunidade de startups e pequenos empreendedores, que está cada vez mais organizada no Brasil.

A perspectiva do BrazilLAB e de seus empreendedores converge com a perspectiva da Rede InovaGov e ficamos felizes em conhecer novos parceiros para o estímulo à inovação no setor público. A InovaGov está aberta e à disposição para dar continuidade a essa conversa. Sejam bem-vindos!

 

Fonte: InovaGov | Luanna Roncaratti

Veja Também:

Startup e Prefeitura de São José dos Campos se unem para despoluir lago com tecnologia

Startup joseense vai coordenar projeto piloto para a limpeza de um dos lagos do Parque da Cidade

O que a Estônia pode ensinar ao Brasil sobre a pauta GovTech

Ronaldo Lemos retrata o pioneirismo da Estônia na questão das identidades digitais e no uso da tecnologia no governo (GovTech)

Metodologia ágil: o que o setor público tem a aprender com a indústria de desenvolvimento de softwares

Surgido no começo dos anos 2000, o modelo ágil propõe entregas muito mais rápidas e aprendizado contínuo. Veja aqui como a gestão pública pode se beneficiar com ele.