Criado recentemente, o Selo GovTech já está trazendo resultados importantes para empreendedores - e para a sociedade em geral. A iniciativa certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Graças a ela, algumas empresas estão conseguindo vender inovação para o setor público.
É o caso da UniverSaúde, startup que participou do 3º ciclo de aceleração do BrazilLAB, concluído em março deste ano. Liderada por Erico Vasconcelos, a empresa recebeu o Selo pelas soluções que criou para melhorar a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, elaborando também ações de apoio e educação para gestores e profissionais.
O foco é aprimorar serviços e diminuir os gastos com gestão de saúde dos municípios por meio de tecnologia. E o carro-chefe é o Gestor de Saúde Virtual, plataforma de gestão e capacitação 100% online criada para Secretários de Saúde e suas Equipes Gestoras. A solução já está sendo adotada em algumas prefeituras, e o papel do Selo GovTech tem sido relevante nesse processo de venda.
De acordo com Érico, “uma coisa é a discussão sobre o produto que você está querendo apresentar para o gestor, a lógica do seu negócio, etc. Mas outra coisa é, depois que o gestor foi convencido, a forma como você vai vender, porque o processo que pode ser demorado e bem burocrático”. É aí que o Selo tem ajudado, e em dois níveis.
Em um primeiro momento, segundo Érico, o certificado confere legitimidade, é uma chancela que faz a diferença. “Estamos tratando com muita gente, montando a máquina de vendas. E, quando apresento o selo, percebo a reação positiva das pessoas. Elas conhecem o BrazilLAB e, neste momento, percebem que não estão lidando com qualquer um.”
Ou seja, o Selo contribui para convencer o gestor público a adquirir a solução oferecida por Érico. Funciona como um lastro para a decisão. Só que isso leva a outro desafio: a forma de contratação do serviço. Porque contratação, no setor público, implica licitação - uma palavra que, como você deve saber, causa arrepios em muita gente.
Vale relembrar as modalidades de licitação às quais as startups costumam estar sujeitas:
No entanto, existe ainda uma possibilidade, a de Inexigibilidade de Licitação, que pode favorecer essas empresas. Ela se caracteriza pela impossibilidade de competição, o que pode ocorrer tanto pela exclusividade do objeto a ser contratado, como pela falta de empresas concorrentes.
De acordo com Erico, é justamente para essa questão de exclusividade do objeto que o certificado do BrazilLAB está contribuindo, e muito. “Três procuradorias já se posicionaram a favor da inexigibilidade de licitação graças ao Selo. Quando isso for formalizado, poderemos até pensar em uma jurisprudência, o que beneficiaria muitos outros empreendedores. Uma jurisprudência de reconhecimento do Selo para inexigibilidade de licitação.”
O CEO da UniverSaúde entende que isso agregaria muito valor não só ao BrazilLAB, mas a todas as startups da rede. E conclui: “para mim, além de uma conquista, tem sido um lastro fundamental para o negócio”.
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