Compartilhe:

Plataforma de livros digitais certificada pelo BrazilLAB vence Pitch Gov de Santo André

Árvore de Livros, startup carioca que tem o Selo GovTech, nasceu com o objetivo de democratizar o acesso de alunos aos livros por meio de tecnologia.
Em 03 de February de 2020

Bons projetos merecem reconhecimento e incentivo para que façam a diferença na vida de mais e mais pessoas. Este é o caso da startup Árvore de Livros, que no final do ano passado foi a grande vencedora da primeira edição do Pitch Gov idealizado pela Prefeitura de Santo André. A iniciativa selecionou projetos inovadores de gestão pública de acordo com desafios preestabelecidos pelo governo municipal. Além da Árvore de Livros, que detém o Selo GovTech do BrazilLAB, foram selecionadas a Filho sem Fila e a MATIFIC. As soluções vão entrar em uma fase de testes, podendo ser escalonadas e validadas no próprio município.

A Árvore de Livros é a maior plataforma de leitura digital do Brasil e está presente em centenas de escolas e bibliotecas espalhadas por todo país, com 14 mil títulos em ambiente virtual. “O objetivo é estimular crianças no hábito da leitura de forma lúdica”, conta o carioca João Leal, co-fundador e Diretor da empresa. Ele explica que a ideia da Árvore de Livros surgiu naturalmente: “eu cresci cercado por livros, já que meu pai vendia publicações de porta em porta e minha mãe era professora. Depois, os dois criaram uma editora, então o empreendedorismo também marcou minha infância e adolescência”. 

 

Respondendo aos desafios com tecnologia

Após cursar administração, João acabou gravitando para o mercado editorial, onde trabalhou durante muito tempo em uma editora de livros didáticos. “Neste momento, fui tendo insights de problemas que precisavam ser resolvidos, a maioria de ordem logísticas. Livros esgotados, encomendas que precisavam ser feitas e não eram, etc. Ali foi nascendo a ideia de estruturar uma empresa que respondesse a essas demandas com tecnologia”, conta ele. “Sem que eu soubesse, a Árvore nasceu nessa época.” 

No entanto, antes de criar a startup, João Leal usou a tecnologia para empreender em outro setor: de alimentação. “Criamos uma empresa, fizemos todo o ciclo de colocar o produto no ar, buscamos investidores, mas acabou não dando certo. Foi uma experiência com final infeliz, mas bem positiva em termos de aprendizado”, conta o empreendedor. 

 

“Eu não tinha nada”

Isso aconteceu no final de 2015. Como empreender já estava no sangue de João, ele resolveu apresentar a ideia de uma plataforma de livros digitais a diretores e professores de algumas escolas. “Criei uma apresentação em Powerpoint e fui circular como se a plataforma já existisse. Na primeira reunião que fiz, a escola comprou. Só que, quando assinamos o contrato, eu não tinha nada, ainda”. João, então, correu atrás de tudo: sócios, a versão inicial da plataforma, montar o time etc. Do início até agora, o propósito permanece o mesmo: democratizar o acesso de alunos aos livros por meio de uma plataforma inovadora e fácil de usar. 

E qual o papel do governo nessa visão da Árvore de Livros? “Sempre olhamos para o setor público como um fator motivador para a mudança que tantos queremos. Então, tentamos aproveitar qualquer oportunidade que permita que nos aproximemos da gestão pública.” Foi o caso do Pitch Gov de Santo André, que, de acordo com João Leal, teve um desenho muito bem pensado em relação à continuidade do projeto. “Desde o começo, a Prefeitura está colocando recursos no piloto, o que é uma evidência de que a sustentabilidade do projeto é uma prioridade para ela. Que o nosso projeto lá seja duradouro.”

João Leal também destaca o papel do Selo GovTech do BrazilLAB nesse processo. “A certificação está ajudando a responder a uma dúvida nossa: como podemos apoiar mais redes públicas com uma solução que está pronta e pensada para elas? E o Selo, entre outras iniciativas, tem nos ajudado a construir essas pontes. Há coisas legais que começamos a perceber, e certamente muitas outras virão em breve. Estamos animados com a proximidade do BrazilLAB”, conclui o empreendedor.  

Se sua empresa também desenvolveu uma solução inovadora, capaz de gerar impacto no setor público, ela pode obter o Selo GovTech. Trata-se da certificação de startups capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo, com importantes benefícios para todos os envolvidos. Clique aqui e saiba mais!

Relacionados