Município parceiro do BrazilLAB apresenta ideia inovadora no Fórum Mundial da Água - BrazilLAB
PT EN
Logo BrazilLAB
Fórum Mundial da Água Dia Mundial da Água Água meio ambiente sustentabilidade Santo Antônio do Pinhal Junior Advogado

Município parceiro do BrazilLAB apresenta ideia inovadora no Fórum Mundial da Água

05/04/2018

parceiro-brazillab-forum-mundial-da-agua

Prefeito de Santo Antônio do Pinhal - SP, Junior Advogado, marcou presença no Fórum Mundial da Água

[Prefeito de Santo Antônio do Pinhal - SP, Junior Advogado, marcou presença no Fórum Mundial da Água]

Entre os dias 18 e 23 de março, foi realizada a oitava edição do Fórum Mundial da Água. Organizado de três em três anos pelo Conselho Mundial da Água, o evento aconteceu pela primeira vez no Hemisfério Sul — a cidade-sede foi Brasília. Lá, reuniram-se chefes de estado, governos e municípios, além de especialistas e de empresários, para debater o uso de nosso recurso mais precioso.

  • Faça parte do programa de aceleração do BrazilLAB. Saiba mais -->

E não é à toa que o Fórum realiza-se sempre em março. O mês abriga o Dia Mundial da Água (22), e serve para refletirmos sobre a nossa “pegada hídrica”, que segue o mesmo princípio das pegadas ecológica e de carbono — que só aumentam.

Caso você duvide, eis alguns números: são necessários 1,7 mil litros de água, em média, para cada quilo de arroz colhido (que é transportado com casca para a usina de beneficiamento). A mesma quantia de batata exige, em média, 290 litros, ao passo que a laranja exige mais de 530 litros por quilo. Os dados estão disponíveis nesta matéria da Exame. É um cenário preocupante, mas a inovação é capaz de transformá-lo.

 

Forum Mundial da Água Santo Antônio do Pinhal mostra o caminho

Clodomiro Correia de Toledo Junior (conhecido como Junior Advogado), Prefeito de Santo Antônio do Pinhal - SP e parceiro do BrazilLAB, marcou presença no Fórum. Na ocasião, além de apresentar um projeto de seu próprio município para o uso mais consciente da água, ele pôde acompanhar o que vem sem feito de mais inovador mundo afora.

De acordo com o Prefeito, “o grande destaque foram as Soluções baseadas na Natureza, as chamadas SbN”. Ou seja, iniciativas que se propõem a substituir as intervenções humanas poluidoras ou ecologicamente agressivas por práticas sustentáveis, inspiradas em ecossistemas saudáveis. Um bom exemplo de SbN é a criação de parques, que traz diversos benefícios à saúde.

“Essas iniciativas foram o carro chefe do Fórum”, conta o parceiro do BrazilLAB. E ele compartilha a satisfação de constatar que “esse entendimento foi ao encontro do que o município de Santo Antônio do Pinhal vem fazendo”.

Ele se refere ao Projeto Águas da Mantiqueira, no qual seu município foi pioneiro. A iniciativa permite, a partir de uma profunda análise das microbacias hidrográficas da região, mensurar a disponibilidade de água para uso. Diante disso, é possível entender o quanto do recurso está disponível para a ocupação do território, sem que a exploração interfira em mananciais.

 

Jamais consumir além do que está disponível

O prefeito afirma que o objetivo final do projeto é desenvolver um plano diretor em face da disponibilidade de água. “Isso é muito diferente de ter uma legislação que preserve. Nós queremos garantir que o desenvolvimento jamais consuma mais água do que está disponível.”

Ao abordar desenvolvimento urbano e impacto ambiental de forma inovadora, o poder público de Santo Antônio do Pinhal oferece novas alternativas para uma questão que tende a ser cada vez mais preocupante (a recente crise hídrica de São Paulo foi prova disso). Mas não só: o município também sintetiza a essência da atuação do BrazilLAB, que é conectar a gestão pública à inovação.

Veja Também:

Oportunidades BrazilLAB - Trabalhe Conosco

Oportunidades BrazilLAB - Trabalhe Conosco

Quer trabalhar com inovação GovTech, empreendedorismo e uma agenda positiva para o Brasil? O BrazilLAB está escalando!

Programa de Aceleração Aceleração: no 1º módulo, empreendedores mergulham no universo da experiência do usuário

Aceleração: no 1º módulo, empreendedores mergulham no universo da experiência do usuário

Palestras, mentorias, workshop e muita troca de ideias marcaram os primeiros dias do Programa de Aceleração do BrazilLAB

Inovação no Setor Público Exame: “Big Brother” no governo reduz burocracia e corrupção com tecnologia

Exame: “Big Brother” no governo reduz burocracia e corrupção com tecnologia

Founder do BrazilLAB., Letícia Piccolotto foi destaque da reportagem da Revista Exame que abordou exemplos de como governos podem prestar serviços públicos mais inteligentes