Compartilhe:

Refinaria de Dados e Prefeitura de Petrolina: aliança que resulta no primeiro Wi-fi gratuito do Nordeste

A Orla de Petrolina e a Praça da Juventude receberam, nesta última sexta-feira, pontos de Wi-fi gratuitos destinados à população, permitindo acesso, qualidade e velocidade para os cidadãos.
Em 14 de May de 2019

Rafael Zenorini e sua startup, a Refinaria de Dados, foram um dos vencedores da Segunda Edição do nosso Programa de Aceleração, que aconteceu em 2017. Nesta última sexta-feira, 10 de maio, a startup inaugurou seus primeiros pontos de Wi-Fi gratuitos na cidade de Petrolina, em Pernambuco. O custeio da compra dos aparelhos e manutenção será totalmente dos apoiadores e patrocinadores do projeto, não gerando nenhum custo, nem à Prefeitura, nem ao usuário do serviço de internet. Conheça mais sobre a startup e como foi a inauguração do serviço na cidade.

 

Como funciona

A tecnologia dos pontos de internet, batizada de “Wi-fi Data”, foi produzida pela startup em parceria com o BrazilLAB, durante o Programa de Aceleração. A ideia é simples: “a pessoa se cadastra para utilizar os pontos de Wi-fi e, com os dados que ela insere no formulário, a gente consegue oferecer relatórios com base em evidência para a administração pública”, conta Rafael, idealizador do projeto.

Com esse material fornecido pela utilização dos pontos de Wi-fi, a prefeitura tem um mapeamento de quais políticas públicas são as mais necessárias à região, além de direcionar suas campanhas de comunicação de forma mais estratégica, “ouvindo o coração da população” como comenta Rafael, a partir de uma opinião pública mais certeira.

E a melhor parte disso tudo? Além da internet disponível em espaços públicos, a Refinaria de Dados fornecerá o serviço com custo zero para a administração pública, viabilizando “internet livre e de qualidade para a população”. Isso será possível “através da iniciativa privada e das boas relações e parcerias”, como conta Rafael, já que o patrocínio dos pontos de Wi-fi será feito pelo comércio local, que poderá divulgar sua publicidade na plataforma de cadastro para acessar o serviço.

 

A parceria com a Prefeitura

O Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, se mostrou muito satisfeito e entusiasmado com a parceria: “é uma alegria para Petrolina ser a primeira cidade do Nordeste a estar implementando, junto com a Refinaria de Dados e com o BrazilLAB, essa iniciativa - Wi-fi gratuito, de qualidade, rápido e, principalmente, estável”, já prometendo que outros dois pontos serão instalados em breve.

A importância do projeto é promover a conectividade de qualquer um que passe pelos pontos de internet. “A iniciativa possibilitou uma Petrolina mais igual, mais acessível, que se desenvolve acompanhando a velocidade da tecnologia”, concluiu o Prefeito.

 

Reação da população local

O Prefeito, Miguel Coelho, para contar para a população a novidade, se utilizou dos pontos de internet para fazer uma live mostrando a seus seguidores o passo-a-passo para acessar o Wi-fi gratuito. “Agora temos internet de qualidade, de alta velocidade e de graça em boa parte da Orla e Porta do Rio”, escreveu na postagem, “A Praça da Juventude, no João de Deus, também vai contar com essa tecnologia, e em breve chegaremos ao Parque Josepha Coelho e José e Maria.” Lembrando que Orla fica na região central da cidade, enquanto a Praça, por outro lado, fica em uma área mais periférica, possibilitando acesso a diferentes partes de Petrolina.

Além disso, o Prefeito pediu que a população contasse o que acharam da iniciativa, recebendo vários comentários em seu post, desde sugestões para novos pontos onde o Wi-fi poderia ser instalado até comentários positivos a respeito da novidade, como o fato de que agora a cidade ficar cada vez mais conectada e que adquiriu “cara de capital”.

 

Parceria com o LAB

Já Rafael agradece a parceria com o BrazilLAB, que possibilitou o desenvolvimento desta frente B2G na Refinaria. Outras startups vencedoras do Programa de Aceleração também já começaram a implementar suas soluções GovTech. Confira neste link a inauguração da Casa SO+MA.

O CEO da startup reforça “só estamos hoje aqui, em Petrolina, neste calor maravilhoso, graças à parceria do BrazilLAB”, e completa, “queremos ouvir o coração das pessoas, e dessa forma, facilitar o trabalho da administração pública. Quando falamos de GovTech, o BrazilLAB tem como um dos seus focos o impacto social, que chega para a população através de serviços que permitem maior conectividade, promovendo maior igualdade como foi o caso do projeto trazido pela Refinaria de Dados.

 

Você quer fazer parte dessa rede?

BrazilLAB vem buscando formas de facilitar a contratação de tecnologia pelo setor público, sendo sua última iniciativa a criação do SeloGovTech, que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Ao ser aprovada no processo e obter o Selo GovTech, a startup passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos! Clique aqui e saiba mais.

Relacionados