Compartilhe:

Tecnologia no ar: drones realizam entregas rápidas e seguras durante a crise da pandemia

Testes realizados por empresa norte-americana revelaram que equipamentos comerciais foram bem-sucedidos nas entregas em áreas de isolamento social. Resultados foram enviados ao setor público.
Em 08 de July de 2020

Cerca de dois meses atrás, a empresa norte-americana DroneUp conduziu uma série de testes em que drones transportaram suprimentos médicos em diferentes condições. E um relatório recente desses procedimentos trouxe insights importantes sobre comunicação, equipamentos e procedimentos dessa tecnologia em tempos de pandemia. 

De acordo com esta matéria do portal GovTech, o relatório, que foi divulgado no início de junho, revelou que drones comerciais foram bem-sucedidos ao levar produtos médicos em um ambiente urbano em condições de isolamento e de quarentena. 

Disponível neste link, o documento da DroneUp explica que os testes foram realizados em abril, no amplo terreno onde antes ficava a Universidade Saint Paul, em Lawrenceville, Virginia (EUA). Drones foram usados para carregar suprimentos que pesavam mais de cinco quilos em 90 testes que foram ficando progressivamente mais difíceis, com viagens de, em média, cerca de 300 metros.

Evitando obstáculos como árvores, edifícios e postes de energia, os drones completaram todos os testes, ainda que um voo tenha sido cancelado e reiniciado por conta do vento. Os testes foram realizados com modelos Inspire 2, produzidos pela empresa DJI, e se tornaram possíveis em parte graças ao Centro de Inovação e Tecnologia de Virginia e à UPS. 

 

Ambiente desafiador

“Ainda que muitas pessoas do setor tenham proposto ideias ou teorias, nenhum exercício prático havia sido conduzido com equipamentos comerciais, que já estão disponíveis nas plataformas de drones com dados atuais e acionáveis”, afirmou Tom Walker, CEO da DroneUp. “Essa foi a nossa missão. Nós conduzimos a entrega de suprimentos em escala, em um ambiente desafiador, vinculado à realidade atual, durante vários dias e noites.” 

O relatório indica que os voos envolveram inúmeras atividades diferentes, incluindo “usar o sistema de imagens sensíveis ao calor dos drones para identificar humanos e outros equipamentos à noite; usar um drone como um sistema de endereços públicos; medir os ruídos do drone em diferentes altitudes; e entregar um pacote para a caixa de correios automatizada de um drone.”

O relatório também compartilhou uma série de lições fornecidas pelos testes. O documento apresenta múltiplos insights a respeito do papel dos pilotos remotos no comando dos drones e dos observadores visuais. Por exemplo, quais frases e terminologias devem ser utilizadas em diferentes situações. 

 

Checklists e maximização da bateria

A companhia identificou, ainda, uma ampla variedade de sugestões sobre os equipamentos. Um exemplo é como as trocas de bateria devem ser realizadas, considerando-se que os drones comerciais tenham autonomia limitada de voo. Além disso, procedimentos de operação favoráveis foram destacados no relatório. O documento recomenda que “pilotos usem checklists para o pré-voo, o pós-voo e a manutenção durante as operações.” Adicionalmente, para missões que envolvam múltimas entregas, o relatório aconselha a pilotos que “voem primeiro para o destino mais distante”, de modo a maximizar a bateria dos dispositivos. 

O CIO da DroneUp, Joe Fuller, explicou que o relatório foi enviado para governos locais, assim como para o governo federal norte-americano. “Os resultados dos testes de entrega provam que drones podem ser usados para entregar, com segurança, itens médicos em uma área que esteja sob quarentena”, disse Fuller. “Pilotos de drones experientes podem ser rapidamente enviados para zonas críticas, de modo a fornecer assistência real às demandas causadas pela pandemia.”

Já Scott Price, Chief Strategy e Transformation Officer da UPS, afirmou que drones fornecem um método de transporte “low-touch” (“de poucos toques”) para suprimentos médicos e de laboratórios durante tempos de crise. “Nós provamos, por meio de programas recorrentes de entregas via drones comerciais, que a entrega eficaz de produtos médicos é mais rápida do que o transporte terrestre convencional”, concluiu ele.

Relacionados