Compartilhe:

Trocando recicláveis por cursos e alimentos: a inauguração da Casa SO+MA em Curitiba

Entenda como a reciclagem aumentará o número de gente alimentada e capacitada na cidade de Curitiba.
Em 06 de May de 2019

Lembra da Cláudia Pires, a vencedora do nosso primeiro Programa de Aceleração?  Nesta última sexta-feira, 03 de maio, a startup vencedora, a SO+MA, inaugurou seu primeiro projeto no Paraná, a Casa SO+MA, um ponto de coleta de material reciclável resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado e a multinacional de tecnologia para embalagens SIG Combibloc. Confira como como foi a inauguração e a importância do projeto para a comunidade local:

 

Como funciona

A iniciativa funciona na base da troca de resíduos recicláveis por cursos de capacitação de curta duração, por produtos de higiene pessoal e alimentos ou até mesmo por descontos para a compra de óculos de grau. O material coletado é entregue às Associações de Catadores local, representada no evento pelo seu Presidente, Dirceu da Silva. Segundo ele, os integrantes da Associação “só tem o que agradecer à SO+MA, porque quanto mais material chega aqui (no ponto de coleta), maior é a renda gerada para a Associação” . Ele também elogia o projeto, pois “ajudando a comunidade, com todas essas vantagens que a SO+MA proporciona, a população se incentiva e traz mais material reciclável”.

Rafael Greca, Prefeito de Curitiba, se mostrou muito entusiasmado com o projeto "aqui a população troca lixo reciclável, acumula pontos para trocar por alimentos e também por cursos profissionalizantes. É um programa feito à quatro mãos: da Prefeitura, da startup de impacto social SO+MA, do Estado e dos recicladores, aqui no caso os cooperadores da Vila Corbélia". A cidade, hoje, já recicla 22% de seu lixo, e a intençaõ é que esse número só aumente daqui pra frente.

“Aqui é o ponto de encontro de uma união que envolve parceiros privados, como a indústria, com a sociedade, e que ajuda na renda dos catadores, que vão receber os materiais entregues pela população”, destacou a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

 

Resultados

O projeto já vinha caminhando em fase de testes na cidade, há cerca de 5 meses, recebendo 5,5 toneladas de material, o que significa não só reduzir o uso de aterro sanitário, mas também economia de recursos e menos poluição no meio ambiente. A empresa SIG Combibloc recebeu incentivos do programa estadual Paraná Competitivo para ampliar sua produção e, como contrapartida, foi determinada a implantação de um programa social, que é a Casa SO+MA.

A Prefeitura fez toda a instalação do espaço com contêineres e é responsável pela logística do material. A SIG Combibloc arca com os custos dos cursos e dos alimentos destinados à troca dos pontos de quem entrega o lixo reciclável no local. O prefeito também anunciou que a Prefeitura levará o mesmo modelo de projeto para cada região da cidade e também para perto dos supermercados. O horário para entrega do material é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Importância de empreender com o governo

A Claudia, fundadora da SO+MA, ainda ressaltou a importância de ter participado do Programa de Aceleração do BrazilLAB. Através dele, ela compreendeu como a possibilidade de empreender com o poder público seria uma chance de escalar, e muito, seus objetivos de impacto social e ambiental.

Com a participação no Programa, a startup entendeu quais eram as dores do poder público, e pôde reformular seu projeto para que, assim como é feito hoje, eles consigam “juntar a iniciativa privada, juntar a prefeitura, as associações de catadores e, principalmente, o cidadão.” A final de contas, o meio ambiente e a limpeza da cidade é um assunto de todos nós, e a participação do cidadão é essencial para o sucesso do projeto.

 

Também quer fazer parte da aceleração?

A quarta edição do Programa de Aceleração terá suas inscrições abertas em breve! Clique aqui para não perder nenhuma novidade. Você pode vir a ser uma das aceleradas do BrazilLAB e contar com uma rede de especialistas e gestores públicos em sua jornada!

Nosso programa tem como principal objetivo adaptar e validar as soluções selecionadas para que atendam às demandas de gestores públicos e resolvam os principais problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. Faça parte!

 

 

 

Relacionados