PT EN
Logo BrazilLAB
CBA Sementes

CBA Sementes

A CBA Sementes desenvolve a criação de projetos de meio ambiente para implementação de fazendas urbanas como forma de compensação ambiental

[A CBA Sementes desenvolve a criação de projetos de meio ambiente para implementação de fazendas urbanas como forma de compensação ambiental]

CBA 

www.cbasementes.com.br

 

Solução: 

A CBA Sementes desenvolve a criação de projetos de meio ambiente para implementação de fazendas urbanas como forma de compensação ambiental amparadas nos decreto federal 9.179/17 e no decreto municipal (São Paulo) 55.994/15. Trata-se de um projeto amplo, de conversão de multas de TCA aplicadas a recuperação de meios urbanos, com jardins verticais funcionais, de forma que além de todos os benefícios de uma compensação ambiental para fixação de carbono como métrica, temos também a produção de alimentos saudáveis e de qualidade como resultado do complexo instalado. Aliado a isso, temos o fornecimento desses alimentos para creches, escolas, hospitais, programas como “bom prato” ou outros locais que o poder público indicar como de interesse. Desenvolvemos o projeto e conseguimos operar, tudo custeado com verba de conversão de multas ambientais, para um projeto de sustentabilidade, com resíduo zero, em que pode ter integração de multisecretarias municipais e institutos educacionais. A solução atende parâmetros estabelecidos nos decretos e sua implementação é feita sem onerar os cofres públicos, convertendo uma situação ruim daqueles que estão em débito com a sociedade para uma situação em que todos ganham.

 

Características da solução:

# Revitalização de centros urbanos degradados com introdução de massa verde

# Criação de alimentos de baixo custo para rede pública de ensino, saúde e programas sociais

# Oportunidade de emprego para programas sociais, retirando pessoas em situação de rua e colocando em postos dignos.

# Integração de benefícios multisecretarias.

# TCA sem custo de operação “cavalo de troia”, sem onerar o orçamento futuro após o término do TCA.

 

Impacto:

Impacto para usuário:

  • Não existe usuário do produto diretamente. Os impactos de melhoria de bem estar, redução de poluição e associados são resultados da implementação local e atinge as pessoas que recebem os alimentos e os moradores do entorno revitalizado.

Impacto para Gestor Público: Melhoria da satisfação e bem estar social. Melhoria no índicie de empregos gerados para moradores em situação de rua. Melhoria no índice de qualidade do ar no raio de ação do projeto implementado. Redução local nos índices de trânsito.

Impacto social: Geração de empregos, redução de poluição, redução de trânsito, melhoria de bem estar social, melhoria de qualidade de vida e demais impactos associados à projetos ambientais.

 

Data de Fundação: (Empresa Mãe CBA Sementes – Janeiro/2016) >>> (Spin off CBA foco fazendas urbanas maio/2017)

 

Premiações:

  • Hello Tomorrow - Carrefour Brasil: 2017

Parcerias:

  • IAC
  • USP
  • APTA

 

Empreendedor:
Lucas Pladevall Moreira

Mestre em Controle e Automação pela USP

Fundador da CBA Sementes

Veja Também:

Cidades Inteligentes Mapa Para Simplificação: Endeavor mostra o caminho para cidades mais inteligentes e Fortaleza é exemplo de sucesso

Mapa Para Simplificação: Endeavor mostra o caminho para cidades mais inteligentes e Fortaleza é exemplo de sucesso

Manual orienta gestores públicos a reduzirem o tempo para a abertura e a formalização de empresas. E a capital cearense é um ótimo exemplo dessa transformação.

Global Summit da Singularity University:  os destaques da edição de 2019

Global Summit da Singularity University: os destaques da edição de 2019

Evento reuniu mais de duas mil pessoas no Vale do Silício para debates sobre liderança, transformação digital e tecnologias exponenciais. A Founder do BrazilLAB esteve lá e conta para você como foi.

Promovendo a inovação nos serviços públicos - Um artigo de Letícia Piccolotto, no JOTA

Promovendo a inovação nos serviços públicos - Um artigo de Letícia Piccolotto, no JOTA

A founder do BrazilLAB apresenta, neste artigo, os desafios a serem vencidos pelo Setor Público no caminho rumo à inovação.