Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
Plantário

Plantário

A Plantário é uma linha de eletrodomésticos que criam hortas dentro de casas e apartamentos

[A Plantário é uma linha de eletrodomésticos que criam hortas dentro de casas e apartamentos]

Plantário 

www.plantario.com.br

 

Solução: 

A Plantário é uma linha de eletrodomésticos que criam hortas dentro de casas e apartamentos. Queremos usar nossa tecnologia para desenvolver hortas urbanas automatizadas em prédios públicos abandonados nas zonas centrais dos principais centros urbanos do país, fazendo com que as pessoas tenham acesso a mais alimentos baratos, orgânicos, frescos, nutritivos, além de diminuir o impacto negativo da agricultura convencional no meio ambiente e na sociedade.

Construiremos, nos prédios, módulos com irrigação, iluminação, nutrição, ventilação e demais controles, que transformarão qualquer “sala” em áreas superprodutivas. Em cada metro quadrado poderemos colher a cada mês cerca de 100 pés de alface. Um prédio seria suficiente para fornecer alimentos para uma creche inteira! Tudo isso com geração de emprego, revitalização de áreas abandonadas e renda para a comunidade.

 

Características da solução:

# Produção ecologicamente consciente, livre de agrotóxicos.

# Vegetais nutritivos, e com crescimento acelerado.

# Possibilidade de instalação em ambiente fechado.

# Economicamente viável: a solução paga o custo de implantação em 15 meses.

# Geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social.

 

Impacto:

  • Geração de trabalho e renda para pessoas em vulnerabilidade social, através da criação de uma horta comunitária automatizada com a finalidade de cultivar e vender vegetais.
  • Reaproveitamento dos espaços públicos desativados/abandonados de modo sustentável.
  • Criação de centro cultural e educacional sobre agricultura urbana e alimentação.
  • Redução do gasto público em saúde em médio e longo prazo. O projeto visa tornar a alimentação das pessoas mais saudável através do cultivo e consumo de alimentos com maior qualidade nutricional, diminuindo problemas de saúde provenientes da má alimentação, obesidade e desnutrição.
  • Diminuição do gasto em infraestrutura em médio e longo prazo. Como os vegetais serão produzidos na cidade, eliminaremos o tráfego gerado pela logística da agricultura tradicional, diminuindo o desgaste das rodovias.
  • Diminuição do desperdício e o impacto ambiental causado pela agricultura tradicional através de um método de cultivo moderno e eficiente.

 

Data de Fundação: Janeiro/2014

 

Empreendedor:
Bernardo Mattioda

Diretor Comercial na Plantario

Engenheiro Mecânico pela UFRGS

Veja Também:

Inovação no Setor Público Artigo no Estadão: GovTechs no Brasil têm terreno fértil e promissor

Artigo no Estadão: GovTechs no Brasil têm terreno fértil e promissor

Guilherme Dominguez e Carlos Santiso (PhD) escreveram um artigo no Estadão sobre os avanços na inovação do setor público

Inovação no Setor Público Aceleradas do BrazilLAB dominam categoria de GovTechs do Ranking TOP 100 Open Startups

Aceleradas do BrazilLAB dominam categoria de GovTechs do Ranking TOP 100 Open Startups

Das 10 Startups premiadas na categoria GovTech, 7 são da Rede do BrazilLAB; No Ranking das 100 Startups, 8 já passaram pela nossa Aceleração

Inovação no Setor Público BrazilLAB participa de Semana Internacional de Inovação da ENAP com vitrine de startups GovTech

BrazilLAB participa de Semana Internacional de Inovação da ENAP com vitrine de startups GovTech

Maior evento de inovação da América Latina é liderado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e deverá reunir mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais