Plantário

A Plantário é uma linha de eletrodomésticos que criam hortas dentro de casas e apartamentos

Plantário 

www.plantario.com.br

 

Solução: 

A Plantário é uma linha de eletrodomésticos que criam hortas dentro de casas e apartamentos. Queremos usar nossa tecnologia para desenvolver hortas urbanas automatizadas em prédios públicos abandonados nas zonas centrais dos principais centros urbanos do país, fazendo com que as pessoas tenham acesso a mais alimentos baratos, orgânicos, frescos, nutritivos, além de diminuir o impacto negativo da agricultura convencional no meio ambiente e na sociedade.

Construiremos, nos prédios, módulos com irrigação, iluminação, nutrição, ventilação e demais controles, que transformarão qualquer “sala” em áreas superprodutivas. Em cada metro quadrado poderemos colher a cada mês cerca de 100 pés de alface. Um prédio seria suficiente para fornecer alimentos para uma creche inteira! Tudo isso com geração de emprego, revitalização de áreas abandonadas e renda para a comunidade.

 

Características da solução:

# Produção ecologicamente consciente, livre de agrotóxicos.

# Vegetais nutritivos, e com crescimento acelerado.

# Possibilidade de instalação em ambiente fechado.

# Economicamente viável: a solução paga o custo de implantação em 15 meses.

# Geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social.

 

Impacto:

  • Geração de trabalho e renda para pessoas em vulnerabilidade social, através da criação de uma horta comunitária automatizada com a finalidade de cultivar e vender vegetais.
  • Reaproveitamento dos espaços públicos desativados/abandonados de modo sustentável.
  • Criação de centro cultural e educacional sobre agricultura urbana e alimentação.
  • Redução do gasto público em saúde em médio e longo prazo. O projeto visa tornar a alimentação das pessoas mais saudável através do cultivo e consumo de alimentos com maior qualidade nutricional, diminuindo problemas de saúde provenientes da má alimentação, obesidade e desnutrição.
  • Diminuição do gasto em infraestrutura em médio e longo prazo. Como os vegetais serão produzidos na cidade, eliminaremos o tráfego gerado pela logística da agricultura tradicional, diminuindo o desgaste das rodovias.
  • Diminuição do desperdício e o impacto ambiental causado pela agricultura tradicional através de um método de cultivo moderno e eficiente.

 

Data de Fundação: Janeiro/2014

 

Empreendedor:
Bernardo Mattioda

Diretor Comercial na Plantario

Engenheiro Mecânico pela UFRGS