Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
SMS Bebê

SMS Bebê

Plataforma de acompanhamento, monitoramento e interação inteligente: do início da gestação até 1.000 dias do bebê

[Plataforma de acompanhamento, monitoramento e interação inteligente: do início da gestação até 1.000 dias do bebê]

 

S M S  B E B Ê

 

Solução:

Tecnologia que possibilita medicina preventiva barata e em alta escala feita via postos de saúde ao a enfermeira cadastrar as mães e pais no website   www.smsbebe.com.br. Então um “robozinho amigo virtual” passa a dialogar e conversar com milhares de pessoas ao mesmo tempo via mensagens SMS, as quais são gratuitas tanto para receber quanto para responder. Não é aplicativo! A pessoa não precisa ter smartphone, pacote de dados ou saber operar um aplicativo. Esse amigo virtual guia, orienta, monitora, acompanha, educa e interage com essa família desde a gestação e parto até os 3 anos de idade da criança. As respostas recebidas pelo robozinho indicam quais são as deficiências a serem combatidas naquela família, e as conversas passam a focar na mudança de comportamento para aqueles resultados que precisam ser melhorados. Há impacto direto no IDH do município, economia com recursos já cientificamente mensurada e retorno do investimento.

 

Características da solução:

  • Se há uma única ação hoje que pode ser tomada para exponencialmente impactar ao mesmo tempo em melhorias futuras na saúde, educação, segurança e desenvolvimento, essa ação é o investimento na chamada “primeiríssima infância”, que é a fase que vai da gestação até três anos, quando a arquitetura cerebral do cidadão se forma, e da qual diretamente depende o futuro desse cidadão. Se a sociedade como um todo e o gestor público se sentem “enxugando gelo”, a resposta é investir na primeiríssima infância com a maior taxa de retorno para a sociedade, ao atacar na raiz as probabilidades de deficiências sociais, humanas e econômicas (Heckman, 2002, Prêmio Nobel do Ano 2000).

 

  • Este sistema automatizado de aplicação de ciência do comportamento em gestão populacional para viabilizar medicina preventiva barata e em larga escala. Com ele, um “robô amigo virtual” tem diálogos e conversas interativas, informais, educativas e amigáveis via SMS com gestantes, mães, pais e cuidadores durante e após o pré-natal, de modo a guiá-los, monitorá-los e acompanhá-los desde a gestação, parto e até 1.000 dias da criança após o parto. Esses diálogos são gratuitos tanto para receber as conversas quanto para respondê-las. Por não ser um aplicativo, não se depende de o usuário baixar e saber mexer em um aplicativo, ter smartphone ou ter pacote de dados.

 

  •  As intervenções abordam vários tópicos para acalmar e orientar essa nova família, enquanto os dados fornecidos proporcionam um redesenho do perfil de risco. Conforme as respostas chegam, o conteúdo se ajusta para sempre trabalhar mudança de comportamento, redução de stress tóxico (cortisol) e fazer com que o padrão de relacionamento dos pais com os seus filhos deixe de ser baseado em sobrevivência - em apenas manter a criança viva - para passar para um novo padrão onde se enxerga a criança como um projeto de construção. O resultado disso é um melhor desenvolvimento cerebral, com mais inteligência, curiosidade, capacidade de aprendizado, inteligência emocional e calma.

 

Impacto:

Impacto para usuário: Gratuito, tanto para receber quanto para receber os SMSs com diálogos. Maior calma e bem-estar (ver vídeo com depoimentos).

Impacto para gestor público: Economia e retorno de investimento ao fazer gestão populacional e medicina preventiva barata e em alta escala. Mudança de comportamento e sensação de proximidade do setor público que agora está perto dele (desaparece a sensação de que o setor público quer se livrar dele). Em Rio Negrinho/SC, o Secretário de Saúde que aprovou o SMS bebê foi o Vereador eleito mais votado da história local.

Impacto Social: Ataca na raiz a origem dos problemas em saúde, educação, segurança e desenvolvimento. Foco nas classes C, D e E (adesão e interação de 98%, e 90% de leitura em menos de 3 minutos), com resultados em mudança de comportamento, melhoria de relacionamento, redução de sinistralidades, redução de filas, melhor frequência no pré-natal e aumento do envolvimento paterno.

 

Tração:

Clientes atendidos: Bayer, Instituto Butantan, Google, APAE, USP, Prefeitura de Rio Negrinho/SC. Nos municípios de Prefeitura de Igaci/AL, Prefeitura de Palmeira dos Índios/AL, o SMS bebê tem foco em dengue, zika e chicungunya.

Premiações: Várias nacionais e internacionais. A maior premiação nacional é o Prêmio Criança, da Fundação Abrinq (certificadora do Prefeito Amigo da Criança e da Empresa Amiga da Criança). Internacionalmente, recebemos o Prêmio Google Disabilities, nos EUA.

Parcerias: Programa Saving Brains, com o apoio do Grand Challenges Canada (Governo do Canadá) e das fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard van Leer e Bill e Melinda Gates, com os parceiros locais Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Rio Negrinho, Fundação Hospitalar Rio Negrinho, Incubadora Tecnológica Rinetec, Movimento Nós Podemos – Organização das Nações Unidas, Aceleradora da Artemisia Negócios Sociais, SEBRAE/Impact Hub, InovAtiva Brasil e Fundação Abrinq.

 

Empreendedor:

 Juliano Froehner, empreendedor social, mestre pela University of Warwick, Inglaterra, e pela Harvard Law School, EUA. Trabalhou no Centro para Desenvolvimento Internacional, da Faculdade de Governo JFK, Harvard. Foi nomeado expert pela BIO - Organização da Indústria da Biotecnologia para a Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde/ONU de 2007. É Embaixador do Programa Chevening, do Governo Britânico, para o Estado de Santa Catarina.

Veja Também:

Programa de Aceleração Conheça as 9 Startups e PMEs que seguem para a Banca Pitch da Força-Tarefa Covid-19

Conheça as 9 Startups e PMEs que seguem para a Banca Pitch da Força-Tarefa Covid-19

Próxima etapa da Aceleração acontecerá na quarta-feira (23/09) e definirá as Startups e PMEs finalistas para o DemoDay

Inovação no Setor Público BrazilLAB lança “BrazilLAB Talks” para debater a agenda de governo digital no país

BrazilLAB lança “BrazilLAB Talks” para debater a agenda de governo digital no país

Iniciativa inédita organizada pelo BrazilLAB vai promover debates com a participação de especialistas nacionais e internacionais sobre a agenda de inovação e tecnologia para a gestão pública no Brasil

Inovação no Setor Público Fundadora do BrazilLAB entra na lista dos 20 principais líderes GovTech de 2020

Fundadora do BrazilLAB entra na lista dos 20 principais líderes GovTech de 2020

Letícia Piccolotto entrou na lista elaborada pelo Creators que mapeia os líderes de destaque da pauta GovTech em todo o mundo