Logo BrazilLAB Logo BrazilLAB
Vitrine FAQ

FAQ

Tires suas dúvidas

Saiba mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

O que é a aceleração da Força Tarefa Covid-19 do BrazilLAB?

Nosso programa busca aperfeiçoar e conectar soluções inovadoras com o setor público. Assim, queremos acelerar sua solução de modo que você tenha um plano de negócios B2G bem estruturado e validado. 93 startups já passaram pelo nosso processo, que tem 97% de aprovação!

Quem pode se inscrever para o programa?

Poderá participar do programa de aceleração do BrazilLAB qualquer startup com Produto Mínimo Viável (“MVP”- Minimal Viable Product) desenvolvido e qualquer Pequena e Média Empresa que apresente uma solução consistente com o regulamento e os desafios estabelecidos para o batch; que resida no Brasil ou no exterior e que tenha plena disponibilidade para participar das atividades programadas durante o tempo de aceleração. A participação no programa será permitida apenas por um representante da startup/empresa, que deverá ser um sócio da empresa.

Não sou brasileiro. Posso me inscrever minha startup/PME mesmo assim?

Pode. No entanto, pelo menos 1(um) dos participantes deverá ser um falante de língua portuguesa

Não tenho nem uma startup nem uma Pequena ou Média Empresa, posso participar do programa?

Não, não aceitaremos inscrições de empresas ainda não registradas.

Quais são os challenges lançados pelo BrazilLAB?

Neste ano, lançamos três challenges focados no combate aos efeitos causados pela crise do novo coronavírus, sendo eles: educação, inclusão produtiva e digitalização no poder público.

Quais áreas serão abordadas em cada challenge?

  1. Na área de educação serão consideradas soluções em comunicação e novas tecnologias, educação em saúde e melhoria do processo de aprendizado;
  2. Na área de digitalização no poder público serão consideradas soluções que garantam a segurança e análise de dados prontuários eletrônicos, redução da burocracia em programas como o Estratégia  Saúde da Família (ESF); atendimento ao cidadão, prevenção de saúde primária, atenção secundária a pacientes crônicos, gestão hospitalar, conectividade e prevenção de novas pandemias;
  3. Na área de inclusão produtiva serão recebidas inscrições com foco no desenvolvimento de tecnologias para o empreendedor rural, empreendedorismo feminino, qualificação profissional de mulheres, negros e jovens. 

Quanto custa para participar da Força Tarefa Covid-19?

A inscrição no processo é gratuita e, portanto, não é cobrado nenhum valor para participar.

Quais são os benefícios do programa?

Acesso a ciclos de atividades com conteúdo especializado, desenvolvido para capacitar os participantes nas competências necessárias para colocar em prática uma solução inovadora com foco em atender às demandas do setor público brasileiro; 

Atividades de mentoria individual com especialistas;

Acesso a uma ampla rede de destacados empreendedores, ONGs, empresas e apoiadores do programa;

Contato com gestores públicos para validação da dor e conexão com possíveis parcerias.

Como faço para me inscrever?

Acesse o nosso site (https://forcatarefacovid19.brazillab.org.br/), clique em “inscreva-se” e crie sua conta. Após criá-la, você receberá um e-mail, no qual deverá confirmar a sua conta. Faça o login. Você deverá ler e aceitar o nosso Regulamento para conseguir ter acesso ao formulário de inscrição. Durante o preenchimento, caso você queira salvar as informações e continuar a inscrição mais tarde, clique em SALVAR. Por favor, fique atento, pois se as informações não forem enviadas, a inscrição não será efetivada. Para finalizar a inscrição, clique no botão ENVIAR.

Qual a data limite para a inscrição?

As inscrições para o programa estarão abertas entre os dias 25/09/2020 e 13/10/2020 (23h59 – horário de Brasília).

Quantas inscrições posso fazer?

Em nosso sistema é permitido somente uma inscrição por conta. Caso necessite enviar mais de uma inscrição, seja do mesmo challenge ou de challenges diferentes, crie uma nova conta com um novo endereço de e-mail.

Como sei se a minha inscrição foi realmente enviada?

Após o envio do formulário, aparecerá uma tela com a seguinte mensagem "Sua inscrição foi enviada! Logo entraremos em contato. Obrigado!". Além disso, você também receberá um e-mail de confirmação no e-mail cadastrado em nosso site.

Ocorreu um erro em meu formulário de inscrição. O que eu faço?

Caso ocorra algum erro em seu formulário de inscrição, entre em contato conosco pelo e-mail - [email protected] - nos informando o problema para tentarmos resolvê-lo o mais rápido possível.

Enviei minha inscrição, mas quero editá-la. O que eu faço?

Após o envio da inscrição não é possível fazer nenhuma alteração.

Quem terá acesso às informações da minha inscrição?

A sua inscrição será avaliada pela equipe do BrazilLAB, nossos mentores e patrocinadores.

Já me inscrevi para o batch 1 da Força-Tarefa. Estou automaticamente inscrito para o batch 2?

As startups e PMes inscritas no primeiro batch de aceleração poderão ser consideradas no segundo batch, desde que manifestem sua concordância com a sua inscrição, revisem seus dados já preenchidos e enviem novamente sua inscrição.

Como é o processo de seleção para participar do BrazilLAB?

O processo de seleção será dividido em:

  1. 25/09 - 13/10/2020: Período de Inscrições;
  2. 23/10/2020: Divulgação das 15 selecionadas do 2º Batch. Os participantes serão notificados sobre o resultado da seleção e respectivo challenge por meio de uma mensagem eletrônica. 
  3. 28/10/2020 – Início do Batch 2 da Força Tarefa Covid-19.

 

Não será fornecido feedback customizado ao participante que não tiverem sua inscrição aprovada para qualquer uma das fases do processo de seleção para a Força Tarefa Covid-19, mesmo se solicitado formalmente via e-mail.

Quais são os critérios de classificação e aprovação para a aceleração da Força Tarefa Covid-19?

A nossa comissão avaliará: 

  • Critérios técnicos da solução apresentada;
  • Histórico e perfil do empreendedor participante.

 

Quanto aos critérios técnicos, a comissão avaliará:

  1. Relação comprovada entre o diagnóstico do problema e a solução apresentada;
  2. Potencial de mercado;

iii. Modelo de negócio sustentável, replicável e de impacto;
iv. Diferencial competitivo;

  1. Uso da tecnologia na solução. 

 

Quanto ao histórico e perfil do empreendedor participante, a comissão avaliará: 

  1. Sonho grande: capacidade de demonstrar ambição e vontade de fazer a diferença;
  2. Resolução de Problemas: capacidade de identificar um problema e enxergar soluções aplicáveis;

iii. Foco: capacidade de executar com excelência, gestão e profissionalismo a solução apresentada;

  1. Dedicação: disponibilidade comprovada para participar das atividades programadas pelo BrazilLAB;
  2. Visão de longo prazo: comprometimento com a implementação do projeto apresentado.

Me inscrevi, mas não consigo participar do programa. Posso enviar um representante?

Caso a pessoa que realizou a inscrição não tiver condições de participar das atividades, ela deverá comunicar sua substituição em até 1 (um) dia útil após a divulgação das startups e Pequenas e Médias empresas selecionadas.

Quais são as datas exatas das fases da Força Tarefa Covid-19 e do DemoDay?

O DemoDAY ocorrerá em dezembro de 2020, mas essa data ainda será confirmada. O primeiro batch da Força Tarefa Covid-19 aconteceu de agosto a setembro, e o segundo batch acontecerá de outubro a dezembro. Mais detalhes sobre as atividades serão divulgadas em breve. Não se preocupe, você será  informado sobre as datas exatas caso seja selecionado.

Qual será a demanda de tempo das atividades presenciais?

As atividades serão realizadas todas no formato online, mas se estima que sua dedicação será de seis a oito horas semanais.

O BrazilLAB faz algum tipo de acompanhamento durante a capacitação da Força Tarefa Covid-19?

Durante o programa, todas as startups/Pequenas e Médias empresas deverão realizar avaliações sobre as atividades e mentorias realizadas. Os formulários para esse fim serão entregues pelo BrazilLAB. Essa avaliação é mandatória e deve ser respondida em 100% das atividades.

Todas as startups/Pequenas e Médias empresas aceleradas também serão acompanhadas individualmente pela equipe de aceleração através de reuniões semanais e deverão preencher o “Plano de Aceleração”, o qual será apresentado no início do processo aos participantes selecionados.

É mandatório preencher essas informações?

Sim. O não preenchimento das informações irá incorrer na não habilitação da startup/empresa para a próxima fase do programa.

Vocês assinarão um contrato de confidencialidade?

Apenas assinaremos um termo de confidencialidade caso os dados da sua startup ou empresa, como receita, sejam confidenciais.

Todos os selecionados para o programa participarão do DemoDAY ?

Não. Apenas seis - entre startups e Pequenas e Médias empresas - participam do DemoDay. Haverá uma pré seleção ao longo da capacitação, na qual parte das startups e das Pequenas e Médias empresas serão convidadas para uma banca prévia. Será levado em consideração seu desempenho nos módulos, alinhamento da solução para o modelo B2G e outras observações feitas pelo time do BrazilLAB e mentores. Nessa banca as startups e Pequenas e Médias empresas selecionadas farão um pitch e os jurados participantes selecionarão seis entre todas as startups e Pequenas e Médias empresas para o DemoDay (Três de cada batch da Força-Tarefa).

Após o término do programa, o BrazilLAB fará algum tipo de acompanhamento?

Após o término da capacitação, todas as startups e Pequenas e Médias empresas deverão preencher o dashboard trimestralmente, com término no 4º trimestre de 2021. 

Como será feita a comunicação do programa?

Todas as informações de interesse geral do público serão disponibilizadas no website do BrazilLAB (www.brazillab.org.br) e em suas redes sociais (Facebook e Instagram). Todas as comunicações oficiais com os participantes serão realizadas pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Não fui selecionado, mas gostaria de saber das novidades do BrazilLAB.

Entre no nosso site e inscreva-se para receber a nossa newsletter.  Queremos estar sempre em contato com empreendedores que, como nós, querem fazer a diferença.

Se eu tiver alguma outra dúvida, como entro em contato com o BrazilLAB?

Caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco através do e-mail  [email protected]

E-mail BrazilLAB