FAQ - Perguntas Frequentes

Reservamos esse espaço para responder algumas das dúvidas mais frequentes.

O que é o Programa de Aceleração do BrazilLAB?

O Programa de Aceleração é um programa de desenvolvimento  e conexão com o objetivo de validar, adaptar, aprimorar e promover soluções de startups ou pequenas e médias empresas (PMEs) que possuem potencial para resolver problemas públicos de maneira inovadora e disruptiva, com uso de tecnologia, colaborando para a inovação e melhoria do Poder Público brasileiro e, consequentemente, da qualidade de vida da população. O objetivo final da Aceleração é que os participantes aprimorem suas capacidades e estratégias para desenvolver parcerias com o Poder Público, ampliando seus conhecimentos em GovTech, bem como sua rede de relacionamentos.

O que é GovTech?

Definimos “GovTech” como a infraestrutura de tecnologia e soluções inovadoras que os departamentos do governo usam para fazer seu trabalho interno ou fornecer serviços aos seus “clientes”, ou seja, os cidadãos.

Quais são os desafios lançados pelo BrazilLAB?

a. Inovação em LegistechComo ampliar a transparência, eficiência e a participação popular no processo legislativo com uso de tecnologia?  Como tornar a atividade de fiscalização e controle do Poder Legislativo mais eficiente, a partir da automação e transformação digital de seus processos internos, abandonando a “cultura do papel”? Como aproximar o parlamento da sociedade, ampliando o acesso à informação e gerando entregas com maior percepção de valor pela população? Como as GovTechs, Lawtechs  e LegisTechs podem apoiar não só a Câmara e o Senado Federal, mas principalmente as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas na diminuição de problemas como burocracia, acesso à informação e transparência, especialmente no contexto de deliberações remotas iniciado com a pandemia?

b. Cidades Inteligentes e SustentabilidadeComo a tecnologia desenvolvida por startups e PMEs pode ampliar ou estimular o uso de energia de fontes renováveis pelo Poder Público?  Quais tecnologias podem apoiar o Poder Público no uso estratégico de recursos naturais, gerando economia, desenvolvimento e prevenindo catástrofes ambientais? Como conectar as gestões municipais às novas oportunidades de geração de energia, como o mercado livre de energia, a partir de novas tecnologias? Como o Poder Público pode gerar mais qualidade de vida no espaço urbano, a partir de novas tecnologias e soluções digitais, tornando as cidades mais inteligentes, digitais,  sustentáveis, resilientes, conectadas e humanas? Quais soluções tecnológicas podem apoiar os municípios na implementação da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes?

c. Digitalização de Serviços Públicos e Inclusão ProdutivaComo usar a digitalização de serviços públicos para fomentar a inclusão digital e produtiva no Brasil?  Como a tecnologia usada ou adquirida pelo Poder Público pode apoiar a promoção e criação de novos empregos na era digital? Como promover competências em crianças e jovens para sua inclusão digital dentro da Sociedade 5.0, a partir da transformação digital na educação pública, aumentando o número de profissionais digitais no Brasil? Como apoiar as gestões públicas estaduais e municipais a implementar e regulamentar a nova Lei de Governo Digital e o Marco Legal de Startups, de modo a utilizar a

A minha solução deve obrigatoriamente solucionar todas as questões descritas no desafio?

Não. As questões apresentadas são apenas norteadoras para o entendimento e ilustração do desafio.

Tenho uma ideia que se encaixa no desafio proposto, é suficiente para que eu me inscreva?

Não serão aceitas ou analisadas inscrições feitas por pessoas físicas ou inscrição apenas de ideias

Quem pode se inscrever para o Programa?

Poderá participar do programa de aceleração do BrazilLAB qualquer startup ou pequena e média empresa (PME) com Produto Mínimo Viável (“MVP”- Minimal Viable Product) desenvolvido, que apresente uma solução consistente com o regulamento e os desafios estabelecidos para o exercício do ano 2021; resida no Brasil ou no exterior e que tenha plena disponibilidade para participar das atividades programadas durante o tempo de aceleração.

Não sou brasileiro. Posso inscrever minha startup mesmo assim?

Pode. No entanto, é necessário que tenha na equipe ou quadro de sócios, pelo menos, 1 (um) falante da língua portuguesa;

Não tenho uma startup ainda, posso participar do programa?

Não, não aceitaremos inscrições de empresas que não possuam Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ.

É necessário que eu já tenha experiência e/ou clientes no setor público para participar do Programa?

Não, não é necessário experiência prévia e nem clientes consolidados, mas, caso já tenha, será um diferencial na seleção.

Não tenho os requisitos necessários para o Programa de Aceleração, posso fazer parte da rede do BrazilLAB de outra forma?

Você pode aplicar para o Selo GovTech. Ao ser aprovado em nossa análise, você passa a fazer parte da nossa rede de certificadas e integra uma “vitrine” de soluções para o Poder Público. Saiba mais aqui.  

Como faço para me inscrever?

Acesse o nosso site ( https://inscricao.brazillab.org.br/ ), clique em “inscreva-se” e crie sua conta. Após criá-la, você receberá um e-mail, no qual deverá confirmar a sua conta. Faça o login. Você deverá ler e aceitar o nosso Regulamento para conseguir ter acesso ao formulário de inscrição. Durante o preenchimento, caso você queira salvar as informações e continuar a inscrição mais tarde, clique em SALVAR. Por favor, fique atento, pois se as informações não forem enviadas, a inscrição não será efetivada. Para finalizar a inscrição, clique no botão ENVIAR.

Qual a data limite para a inscrição?

As inscrições se encerram em  20/09/2021 (23h59 – horário de Brasília).

Quantas inscrições posso fazer?

Em nosso sistema é permitido somente uma inscrição por conta. Caso necessite enviar mais de uma inscrição, seja do mesmo desafio ou de desafios diferentes, crie uma nova conta com um novo endereço de e-mail.

Como sei se a minha inscrição foi realmente enviada?

Após o envio do formulário, aparecerá uma tela com a seguinte mensagem "Sua inscrição para o Programa de Aceleração BrazilLAB foi enviada! Logo entraremos em contato. Obrigado!" . Além disso, você também receberá um e-mail de confirmação no seu e-mail cadastrado em nosso site.

Ocorreu um erro em meu formulário de inscrição. O que eu faço?

Caso ocorra algum erro em seu formulário de inscrição, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] nos informando o problema que tentaremos resolvê-lo o mais rápido possível.

Enviei minha inscrição, mas quero editá-la. O que eu faço?

Após o envio da inscrição não é possível fazer nenhuma alteração.

Quem terá acesso às informações da minha inscrição?

A sua inscrição será avaliada pela equipe do BrazilLAB, nossos mentores e patrocinadores.

Caso minha Startup não seja selecionada, posso me inscrever no ano seguinte?

Sim, não há restrições.

Quantas Startups ou PME serão selecionadas?

Ao todo serão 15 (quinze)  selecionados para participar do Programa de Aceleração.

Vou receber um feedback caso não seja selecionado?

Não será fornecido feedback customizado ao participante que não tiver sua inscrição aprovada para qualquer uma das fases do processo de seleção para o Programa de Aceleração, mesmo se solicitado formalmente via e-mail.

Quais são os critérios de classificação e aprovação no Programa de Aceleração?

Quanto aos critérios técnicos da solução, a Comissão avaliará:

  • pertinência da solução em relação ao desafio para o qual foi inscrita;
  • importância do problema que a startup ou PME pretende resolver e a capacidade da solução em resolver esse problema;
  • o diferencial competitivo e o potencial de mercado da solução no setor público, sendo que ter faturamento anterior e histórico de vendas são diferenciais nesse quesito;
  • o uso de tecnologia, a originalidade e inovação da solução; e
  • a sustentabilidade, replicabilidade e mensurabilidade de impacto dentro do modelo de negócio adotado.

Quanto ao histórico e perfil do(a) empreendedor(a) inscrito, a Comissão avaliará:

  • o sonho grande ou capacidade de demonstrar ambição e vontade de fazer diferença;
  • a capacidade de identificar e descrever um problema e enxergar soluções aplicáveis;
  • o foco e sua capacidade de execução com excelência, profissionalismo e gestão em projetos anteriores;
  • a dedicação e disponibilidade para participar das atividades programadas pelo BrazilLAB; e
  • a visão de longo prazo e o comprometimento com a implementação da solução.
  • a diversidade,considerando elementos como gênero, raça e origem geográfica das inscrições, de modo a ter uma turma plural;

Quais são os benefícios do programa?

 

 

  •  Acesso a ciclos de atividades online, com ferramentas tecnológicas e interação síncrona, com conteúdo especializado, desenvolvidos para capacitar os participantes nas competências necessárias para colocar em prática uma solução inovadora com foco em atender às demandas do setor público brasileiro;
  • Atividades de mentorias, individuais e coletivas, com especialistas da rede BrazilLAB;
  • Acesso a uma ampla rede de destacados empreendedores, investidores, ONGs, empresas e apoiadores do programa no contexto nacional e internacional;
  • Contato direto com gestores do Poder Público de diferentes níveis (federal, estadual e municipal) e organizações públicas que são parte da rede do BrazilLAB;
  • Desconto no Selo GovTec,

Haverá premiação?

As 3 (três) vencedoras do DemoDay terão direito à seguinte premiação:

  •  Participação prioritária e de destaque em eventos, reuniões e espaços do BrazilLAB e seus parceiros ao longo dos 6 meses subsequentes ao Programa de Aceleração, com o objetivo de gerar conexões e novas parcerias para as vencedoras,

 

  • Ampla divulgação sobre a sua solução em conteúdos do BrazilLAB para as redes sociais e a imprensa;

 

  •  Inscrição Gratuita no Selo GovTech pelo período de 12 (doze) meses após a realização do DemoDay, com todos os benefícios inerentes ao programa 15 (quinze) horas de mentorias individuais, que podem incluir assessoria jurídica e/ou apoio técnico a processos de venda, desenvolvimento, testagem, validação, divulgação e avaliação de impacto, bem como a análises de normas e processos públicos.

A primeira colocada, ou seja, a startup ou PME que obtiver a maior nota na avaliação do DemoDay, também terá direito à 1 (um) ingresso cortesia para participação em um evento internacional de imersão no Vale do Silício, o Encontro Anual da BayBrazil, conforme programa a ser definido e oportunamente divulgado pelo BrazilLAB.

 
 

 

 

O Programa será presencial?

Todas as atividades do Programa serão realizadas integralmente à distância, com uso de ferramentas tecnológicas. Excepcionalmente, em caso de melhora nos indicadores da pandemia, o DemoDay poderá ser realizado presencialmente, em São Paulo (SP). Caso o DemoDay seja realizado presencialmente, quaisquer despesas que o(a) empreendedor(a) finalista venha a ter para participação no evento, como passagens aéreas, alimentação, hospedagem e transporte terrestre, serão de sua responsabilidade.

Quais as datas de cada fase do Programa?

PROGRAMAÇÃO ACELERAÇÃO 2021

 

ETAPA

DATA

 

Inscrições

19/08/2021 a 20/09/2021

 

Avaliação e Seleção

21/09/2021 a 08/10/2021

 

Divulgação Selecionadas

15/10/2021

 

Welcome Webinar

21/10/2021

 

Módulo I

Compras Públicas e Relações Governamentais

27 e 28/10/2021

Estimativa de 12 horas

Módulo II

UX no Setor Público

24/11/2021

Estimativa de 6 horas

Módulo III

Impacto Social

25/11/2021

Estimativa de 6 horas

Mentorias e Workshops

01/12/2021 a 31/01/2022

 

Banca Pitch

10/02/2022

 

DemoDay

23/02/2022

 

As reuniões online serão ininterruptas?

Não, haverá intervalos consideráveis para que não seja exaustivo.

Não tenho disponibilidade para participar de todas as atividades obrigatórias. E agora?

Caso não possa participar de alguma atividade, é autorizado que o suplente indicado no ato da inscrição o represente.

O que acontece se eu ou meu suplente não comparecermos a alguma das atividades obrigatórias?

O não comparecimento de um(a) dos(as) representantes inscritos a qualquer atividade obrigatória acarretará a desclassificação da startup ou PME do processo de seleção para o DemoDay. Em caso de reincidência, a startup ou PME será desligada do programa, sem qualquer ônus para ambas as partes.

Além de comparecer nas atividades obrigatórias, o que mais eu preciso fazer?

Você precisará:

  •  Fornecer os dados e informações necessários sobre a sua solução, para que a equipe do BrazilLAB construa o seu plano individual de aceleração;
  • Manter o dashboard de execução do plano de aceleração atualizado, sempre que solicitado pela equipe BrazilLAB;
  • Responder breves formulários para avaliação de qualidade sempre após cada atividade ofertada pelo BrazilLAB;

Vocês assinarão um contrato de confidencialidade?

O BrazilLAB tratará como confidenciais todas as informações recebidas ao longo do processo de seleção e da ACELERAÇÃO, utilizando-as apenas para fins de seleção e avaliação, em conformidade com a legislação vigente sobre a Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Quais assuntos eu vou ter acesso em cada módulo?

O BrazilLAB elabora a grade de conteúdo de acordo com o perfil da turma selecionada e, por isso, não há divulgação prévia.

Após o término do programa, o BrazilLAB fará algum tipo de acompanhamento?

O BrazilLAB é comprometido com a avaliação de impacto gerado pelas startups aceleradas pelo nosso Programa. Nesse sentido, faremos um acompanhamento trimestral da solução acelerada com objetivo de mensurar os avanços, dificuldades e oportunidades. É importante que o empreendedor compreenda a importância e constância do processo avaliativo e colabore com a atualização dos dados quando solicitado pelo BrazilLAB.

Quanto custa para participar da Aceleração?

O Programa de Aceleração é gratuito para todos os participantes;

        a. Não será exigida nenhuma forma de participação no capital social da startup ou PME, opção de compra ou participação nos resultados dos produtos em contrapartida à participação na ACELERAÇÃO;

        b. Não haverá nenhum compromisso do BrazilLAB de aportar recursos financeiros nas startups e PMEs participantes durante e após a ACELERAÇÃO, sem prejuízo de que isso seja possível caso PARTES eventualmente decidam fazer isso no futuro;

Como será feita a comunicação do programa?

Todas as informações de interesse geral do público serão disponibilizadas no website do BrazilLAB (www.brazillab.org.br) e em nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin). Todas as comunicações oficiais com os participantes serão realizadas pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Não fui selecionado, mas gostaria de saber das novidades do BrazilLAB. Como eu faço?

Estamos ativos nas principais redes sociais compartilhando conteúdos diariamente, mas você também tem  a opção de se cadastrar na nossa newsletter e receber as principais notícias e atualizações do nosso Hub e do ecossistema GovTech.

 

Se eu tiver alguma outra dúvida que não foi sanada nesse FAQ, como entro em contato com o BrazilLAB?

Entre em contato conosco através do e-mail [email protected]

Continua com Dúvidas ? Entre em contato conosco!