Perguntas Frequentes - BrazilLAB
PT EN
Logo BrazilLAB
Vitrine FAQ

FAQ

Tires suas dúvidas

Saiba mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

O que é o Programa de Aceleração do BrazilLAB?

Nosso programa busca conectar soluções inovadoras com o setor público. Assim, queremos acelerar sua solução de modo que você tenha um plano de negócios para trabalhar com o setor público. 26 startups já passaram pelo nosso processo, que tem 97% de aprovação!

 

Quem pode se inscrever para o programa?

Poderá participar do programa de aceleração do BrazilLAB qualquer pessoa física, maior de idade, ou jurídica interessada no programa e que apresente uma solução consistente com o regulamento e com os desafios estabelecidos para o programa edição 2018; que resida no Brasil ou no exterior e que tenha plena disponibilidade para participar presencialmente das atividades programadas durante o tempo de aceleração.

Não sou brasileiro. Posso me inscrever minha startup mesmo assim?

Pode. No entanto, pelo menos 1(um) de seus sócios deve ser um cidadão brasileiro.

Não tenho uma startup ainda, posso participar do programa?

Pode, aceitamos inscrições de empresa ainda não registrada, mas com protótipo de produto ou serviço em desenvolvimento.

Quais são os challenges lançados pelo BrazilLAB?

Neste ano, lançamos seis challenges: Meio Ambiente, Educação Empreendedora, Gestão de Pessoas, Inclusão Social, Saúde e Segurança e Cybersecurity.

 

Quais são os benefícios do programa?

Ao participar do programa, você tem os seguintes benefícios:

  1. Acesso a ciclos de atividades com conteúdo especializado, desenvolvido para capacitar os participantes nas competências necessárias para colocar em prática uma solução inovadora com foco em atender às demandas do setor público brasileiro;
  2. Atividades de mentoria com especialistas;
  3. Acesso a uma ampla rede de destacados empreendedores, investidores, ONGs, empresas e apoiadores do programa;
  4. Integração com outros programas públicos e privados de fomento a startups;

Qual é a premiação para os vencedores do programa?

Ofereceremos para as 3 (três) startups vencedoras:

  1. Investimento na solução em troca de equity;
  2. Suporte na implementação da solução no setor público.

 Para a startup com maior nota no DEMODAY, ofereceremos, também:

  1. 01 (uma) bolsa na turma de 2019 da Mission Social Impact, viagem organizada pelo BrazilLAB para os ambientes mais inovadores do mundo.

Quanto o BrazilLAB investe na minha solução?

Somente as três startups vencedoras desta edição receberão um investimento de R$50 a R$200 mil por 2% a 8% da startup, a depender do valuation. Nosso objetivo é assistir as empresas em seu crescimento e escala.

Por que o BrazilLAB quer uma parte da minha startup?

Porque acreditamos na conexão das startups com a gestão pública e queremos fazer parte disso de forma mais atuante, apoiando e acompanhando as startups investidas. Nosso time não medirá esforços para ajudar você a fim de que sua solução seja implementada no setor público, seja através da nossa rede, buscando outros investidores e outras ações que se façam relevantes.

Não desejo receber o investimento. Posso me inscrever mesmo assim?

Pode. No entanto, só poderá avançar para a fase de implementação, recebendo apoio do BrazilLAB, quem concordar em receber o investimento.

Como faço para me inscrever?

Acesse o nosso site (https://inscricao.brazillab.org.br/), clique em “inscreva-se” e crie sua conta. Após criá-la, você receberá um e-mail, no qual deverá confirmar a sua conta. Faça o login. Você deverá ler e aceitar o nosso Regulamento para conseguir ter acesso ao formulário de inscrição. Durante o preenchimento, caso você queira salvar as informações e continuar a inscrição mais tarde, clique em SALVAR. Por favor, fique atento, pois se as informações não forem enviadas, a inscrição não será efetivada. Para finalizar a inscrição, clique no botão ENVIAR.

 

Qual é a data limite para a inscrição?

Qual a data limite para a inscrição?

As inscrições para o programa BrazilLAB estarão abertas a partir do dia 06/08/2018 até o dia 08/10/2018 (23h59 – horário de Brasília).

 
 
 

Quantas inscrições posso fazer?

Em nosso sistema é permitido somente uma inscrição por conta, ou seja, somente o envio de um formulário por endereço de e-mail cadastrado em nosso site. Caso necessite enviar mais de uma inscrição, seja do mesmo challenge ou de challenges diferentes, crie uma nova conta com um novo endereço de e-mail. 

 

Como sei se a minha inscrição foi realmente enviada?

Após o envio do formulário, aparecerá uma tela com a seguinte mensagem "Sua inscrição para o Programa de Aceleração BrazilLabAB foi enviada! Logo entraremos em contato. Obrigado!". Além disso, você também receberá um e-mail de confirmação no seu e-mail cadastrado em nosso site. 

 

Ocorreu um erro em meu formulário de inscrição. O que eu faço?

Caso ocorra algum erro em seu formulário de inscrição, entre em contato conosco pelo e-mail - aceleracao@brazillab.org.br - nos informando o problema que tentaremos resolvê-lo o mais rápido possível.

 

Enviei minha inscrição, mas quero editá-la. O que eu faço?

Após o envio da inscrição não é possível fazer nenhuma alteração.

Como é o processo de seleção para participar do BrazilLAB?

O processo de seleção terá três fases:

1° Fase -  06/08/2018 a 08/10/2018: Recepção das inscrições

 Fase  - 09/10/2018 a 31/10/2018: A equipe do BrazilLAB, os mentores e os patrocinadores avaliarão os projetos recebidos e  selecionarão aqueles que possuem soluções que mais se adequam com os challenges propostos.

3ª fase - 01/11/2018 a 09/11/2018:

A equipe do BrazilLAB entrará em contato com os projetos pré-selecionados, os quais terão que enviar um vídeo, de no máximo 3 minutos, contando um pouco mais sobre o projeto. Enviaremos um briefing bem detalhado sobre isso a todos que forem pré-selecionados.

Após a análise dos vídeos, a equipe do BrazilLAB informará até o dia 07/12/2018 aos aplicantes quais projetos foram selecionados.

Todos os projetos recebidos e não selecionados receberão um e-mail agradecendo a sua participação. A equipe do BrazilLAB não fornecerá feedbacks individualizados e personalizados.

 

 
 
 

Quais são os critérios de classificação e aprovação no Programa de Aceleração?

A nossa comissão avaliará:

  1. Critérios técnicos da solução apresentada;
  2. Histórico e perfil do empreendedor participante.

 Quanto aos critérios técnicos, a comissão avaliará:
i. Relação comprovada entre o diagnóstico do problema e a solução apresentada;
ii. Potencial de mercado;
iii. Modelo de negócio sustentável;
iv. Diferencial competitivo;
v. Empoderamento do cidadão e impacto social.

Quanto ao histórico e perfil do empreendedor participante, a comissão avaliará:
i. Sonho grande: capacidade de demonstrar ambição e vontade de fazer a diferença;
ii. Resolução de Problemas: capacidade de identificar um problema e enxergar soluções aplicáveis;
iii. Foco: capacidade de executar com excelência, gestão e profissionalismo a solução apresentada;
iv. Dedicação: disponibilidade comprovada para participar das atividades programadas pelo BrazilLAB;
v. Visão de longo prazo: comprometimento com a implementação do projeto apresentado.

Onde será sediada a aceleração?

A aceleração será sediada na cidade de São Paulo. Caso haja alguma mudança de local, avisaremos os participantes com antecedência sobre a alteração.

Quais são as datas exatas das fases da aceleração e do DemoDay?

Nossa expectativa é que o DemoDAY aconteça dia 29/03/2019, mas essa data ainda será confirmada. A aceleração acontece de dezembro a março, e mais detalhes sobre as atividades serão divulgadas em breve. Não se preocupe, você será  informado sobre as datas exatas caso seja aprovado para a aceleração.

 

Qual será a demanda de tempo das atividades presenciais?

As atividades presenciais serão realizadas em Janeiro (um a dois dias), Fevereiro (dois dias) e Março (quatro dias). Esse cronograma pode sofrer pequenos ajustes, mas essa é a nossa previsão até o momento.

 

Para participar tenho que residir ou passar todo o processo em São Paulo?

Não é necessário residir em São Paulo, mas é necessário estar presente fisicamente para as atividades do programa. Caso se ausente, o empreendedor será eliminado do programa.

 

Os custos de deslocamento, estadia e alimentação serão cobertos pelo BrazilLAB?

Não, todos os custos ficam sob responsabilidade dos empreendedores.

 

O BrazilLAB providencia algum lugar para eu trabalhar (cowork, hub, incubadora) enquanto estiver em São Paulo?

Infelizmente, não conseguimos disponibilizar um espaço de trabalho em São Paulo, mas há diversos locais na cidade e podemos ajudar com uma lista de sugestões.

 

Caso eu seja vencedor, o BrazilLAB dará suporte na implementação da minha solução por quanto tempo?

Os 3 (três) vencedores terão, por pelo menos 6 (seis) meses após o DemoDAY, apoio para contato com órgãos públicos e investidores da rede BrazilLAB. Neste mesmo período o BrazilLAB oferecerá acompanhamento para implementação de suas soluções em áreas do setor público caso haja sinergia entre a startup e os órgãos públicos parceiros, ainda que sem contrapartida financeira governamental e apenas para validação da solução.

O BrazilLAB faz algum tipo de acompanhamento durante a aceleração?

A equipe BrazilLAB fará o acompanhamento da evolução, engajamento e entrega das atividades dos participantes da aceleração. Todas as startups aceleradas terão um dashboard proprietário, criado pelo BrazilLAB, no qual alimentarão informações de indicadores do seu negócio, tais como: abrangência territorial; faturamento; número de usuários (cidadãos e/ou servidores publicos); churn; índices de alcance da marca nas mídias sociais e publicações via PR. Faremos o acompanhamento dessas informações com as startups aceleradas até o último trimestre de 2020.

É mandatório preencher essas informações?

Sim. O não preenchimento das informações automaticamente exclui a startup do programa, como etapa não cumprida, ou dos benefícios de fazer parte da rede Alumni BrazilLAB.

Vocês assinarão um contrato de confidencialidade?

Apenas assinaremos um termo de confidencialidade caso os dados da sua startup, como receita, sejam confidenciais.

 

Quem terá acesso às informações da minha inscrição?

A sua inscrição será avaliada pela equipe do BrazilLAB, nossos mentores e patrocinadores.

 

Todos os selecionados para o programa participarão do DemoDAY ?

Não. Apenas seis startups participam do DemoDAY. Haverá uma pré seleção ao longo do programa de aceleração, na qual parte das startups serão convidadas para uma banca prévia. Será levado em consideração seu desempenho no programa de aceleração, alinhamento da solução para o modelo B2G e outras observações feitas pelo time do BrazilLAB e mentores. Nessa banca as startups selecionadas farão um pitch e os jurados participantes selecionarão seis startups para o DemoDAY.

 

Qual o investimento para as soluções vencedoras?

Investimento de  R$ 50.000,00 a R$200.00,00 em cada uma das 3 start-ups vencedoras da edição de 2018, que será convertido em 2% a 8% do equity da start-up, a depender de seu valuation.

O investimento deve ser utilizado obrigatoriamente para o desenvolvimento da solução vencedora em até 12 meses após a realização do DemoDAY da edição 2018. Caso contrário, o valor deve ser devolvido ao BrazilLAB. Um plano de investimento deverá ser apresentado para aprovação e acompanhamento por parte da equipe BrazilLAB.

 

Como será feita a comunicação do programa?

Todas as informações de interesse geral do público serão disponibilizadas no website do BrazilLAB (www.brazillab.org.br) e em suas redes sociais (Facebook e Instagram). Todas as comunicações oficiais com os participantes serão realizadas pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Não fui selecionado, mas gostaria de saber das novidades do BrazilLAB.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter e fique atento ao nosso calendário de eventos abertos ao público. Queremos estar sempre em contato com empreendedores que, como nós, querem fazer a diferença.

 

Se eu tiver alguma outra dúvida, como entro em contato com o BrazilLAB?

Caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco através do e-mail contato@brazillab.org.br

 

 

E-mail BrazilLAB