Movva

A ImpactCom, solução da Movva, é uma plataforma que permite uma comunicação mais efetiva entre o gestor público e seu público-alvo por meio do envio de mensagens SMS ou chamadas automáticas de voz (URA)

Movva

www.movva.tech

 

Solução:

A Movva criou o conceito de Nudgebots: robozinhos como os chatbots, mas para mudança de hábitos. Com ajuda de Inteligência Artificial, os nudgebots são capazes de customizar a comunicação para apoiar mudança de comportamento de quem mais importa mudando indicadores chaves de organizações e gerando impacto social.  

A ImpactCom, solução da Movva, é uma plataforma que permite uma comunicação mais efetiva entre o gestor público e seu público-alvo por meio do envio de mensagens SMS ou chamadas automáticas de voz (URA). O conteúdo pode ser personalizado, disseminando informações relevantes de uma determinada política. A Movva oferece também bibliotecas de conteúdo de educação para engajamento, já prontas e com impacto comprovado, capazes de afetar as condicionalidades do Bolsa Família, que são parte de um dos fatores do IGD-M (Indice de Gestão Descentralizada do Município).

A comunicação do produto é de duas vias, pois aqueles que recebem mensagens podem responder sem nenhum custo, e o gestor pode acompanhar resultados e indicadores via relatórios. Sua utilidade é perfeita em casos de públicos espalhados geograficamente, que precisam receber conteúdos, mas que não tem acesso frequente à Internet. Exemplo de aplicação: o monitoramento por celular de beneficiários do Bolsa Família ajuda a priorizar quais domicílios devem ser recadastrados primeiro, com objetivo de reduzir perda de cadastro, melhorar a qualidade do cadastro e impactar o IGD-M. O produto traz retorno mirando a qualidade dos dados, uma vez que o desempenho do IGD-M determina os recursos financeiros a serem repassados aos municípios.

 

Características da solução:

# Alto alcance

# Baixo custo

# Alivia o trabalho do gestor

# Economiza o dinheiro da secretaria

 

Impacto:

Impacto para beneficiários: canal aberto para receber informações relevantes do governo e possibilidade de usar o canal para atualização de cadastro.

Impacto para Gestor Público: melhoria na comunicação com o público alvo, qualificação na atualização do Cadastro Único e redução da evasão escolar.

Impacto social: melhoria na comunicação do município e aumento do Índice de Gestão Descentralizada do Município (IGD-M)

 

Data de Fundação: Agosto/2012

 

Premiações:

  • Revista VEJA - Jovens Inspiradores – Categoria Chivas: 2014
  • Principal Inovação Social do País - MIT Technology Review: 2014
  • StartEd Lab (Fundação Lemann): 2015
  • Pitch.Gov (Governo de SP): 2017
  • Finalista Accelerate 2030: 2017

Parcerias:

  • Artemisia
  • Banco Mundial
  • Fundação Lemann
  • Tera

 

Empreendedor:
Rafael Vivolo

MBA em Gestão Empresarial pela FEA-USP e bacharel em Comunicação Social pela ESPM, foi vencedor do prêmio Itaú-Trip Transformadores de 2012 pelo seu trabalho de divulgação de iniciativas com poder de transformação social.