PT EN
Safety

Safety

[App que detecta colisões através do smartphone acionando imediatamente a central de emergência]

 

Safety

www.safetyapp.com.br

 

 

Solução:

O presente projeto desenvolveu um sistema gratuito (em fase de MVP / protótipo funcional) que consiste em um aplicativo interligado a uma plataforma de internet, capaz de identificar colisões e realizar chamadas de emergência automaticamente. Através de leituras do acelerômetro e de outros sensores disponíveis nos smartphones, criamos uma solução capaz de democratizar, no Brasil e no mundo, a detecção automática de colisões, aumentando sobremaneira a qualidade dos chamados de emergência. Sem a necessidade de instalação de hardwares nos veículos, o sistema informa à equipe de emergência a localização do sinistro (via GPS) e os dados médicos relevantes das vítimas, através de um SMS pós pago. Além disso, realiza uma ligação automática ao serviço de atendimento a urgências do município, agilizando o envio do recurso e possibilitando a comunicação imediata entre vítimas do acidente e o serviço de emergência. Isso permite que a equipe passe as primeiras orientações a serem tomadas e colha informações sobre a cena do trauma como o número de vítimas e prováveis lesões. Através de um atendimento mais rápido, preciso e eficaz buscamos reduzir a mortalidade em nossas vias, facilitar e democratizar o acesso ao serviço, além de evitar trotes custosos à gestão municipal.

Nosso sistema é capaz ainda de armazenar dados anônimos do comportamento dos usuários, identificando pontos críticos da malha viária. Esses dados cruzados com locais de acidentes fatais, permitem aos gestores propor e realizar ações mais assertivas de prevenção de acidentes e mortes no sistema viário do município. Por exemplo, podem ser identificados pontos com excesso de velocidade, carência ou insuficiência de sinalização, os quais são passíveis de medidas simples de resolução. Ainda poderão mapear, através dos dados, horários e públicos específicos para direcionamento de campanhas e políticas educacionais.

 

Características da solução:

  • cionamento automático do serviço de emergência
  • Maior nível de informação da vítima ao despachar uma viatura
  • Diminuição do tempo de resposta da equipe de emergência
  • Melhora na tomada de decisão do gestor público em relação ao trânsito
  • #?Melhora na tomada de decisão do gestor público em relação ao trânsito
  • Redução de gastos públicos em acidentes de trânsito e gestão de infraestrutura

 

Impacto:

Impacto para usuário: Rapidez, precisão e eficacia no atendimento de emergência.

Impacto para gestor público: Redução de gastos com os atendimentos no SUS, diminuição da ocupação de leitos nos hospitais e melhora na tomada de decisão na gestão de infra estrutura viária.

Impacto Social: Menor número de inválidos e mortos no trânsito.

 

Tração:

Clientes atendidos: Estágio Pré-Operacional

Parcerias:

  • USP
  • Instituto InnovAction (Microsoft)
  • MobiLab
  • Instituto Parar

 

Empreendedores:

Bruno M. Granzoto: Cursando Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, no campus São Carlos.

Cristiano J. Santos: Cursando Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo, no campus São Carlos.

Veja Também:

Por dentro do Demoday 2017: o evento, as lições e os grandes vencedores do prêmio.

Na manhã do dia 06 de dezembro, foi realizada a segunda edição do evento que sintetiza a vocação do BrazilLab. No Demoday, o empreendedorismo é aliado a políticas públicas em uma premiação que serve de ponto de partida para inovações práticas e de real impacto na sociedade.

Confira os selecionados para o Demoday de 2017

Nessa quarta-feira (06/12), o BrazilLAB realizará o Demoday com os empreendedores finalistas com uma banca de avaliação de prefeitos e gestores públicos. Na abertura do evento, contaremos com o Bernardinho, ex técnico da seleção brasileira de vôlei.

O governo como plataforma aberta

Ronaldo Lemos cita BrazilLAB em Artigo na Folha - A infraestrutura para transformar as cidades em "inteligentes" já está entre nós.