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Ferramenta participativa e transparente do sistema de saúde: conheça e avalie a qualidade dos serviços do SUS

[Ferramenta participativa e transparente do sistema de saúde: conheça e avalie a qualidade dos serviços do SUS]

 

SALUZ

www.saluz.me

 

Solução:

Criamos um aplicativo de livre acesso para smartphones que pretende melhorar o comportamento das pessoas na utilização dos serviços do SUS. Por meio o aplicativo Saluz a população pode aprender como utilizar o SUS, uma vez que o aplicativo direciona o paciente ao local correto para o seu tratamento segundo as normas do SUS e orienta sobre as regras de funcionamento de cada estabelecimento. Por meio do aplicativo, o usuário pode ainda marcar sua consulta no SUS, evitando filas e deslocamentos desnecessários, e  portanto tendo uma melhor experiência com o SUS.  Por meio da plataforma Saluz, podemos  auxiliar os gestores nas ações regulação do sistema de saúde. Além disso, permitimos ao gestor medir o comportamento de seus usuários (rastreabilidade) e oferecemos um pacote de facilidades de relacionamento (chat com o gestor da unidade de saude,  disparo de notificações de marcação de consultas e programas de saúde,  pesquisa de satisfação e dashboard com as análises em tempo real do fluxo dos usuários).

Após a implementação da Saluz no município, acreditamos que vamos diminuir as filas de atendimento e superlotação dos hospitais, evitar gastos desnecessários, melhorar a satisfação dos usuários com os serviços de saúde. Isso será possível por meio de nossa solução que facilita a regulação do acesso aos serviços de saúde encaminhando o paciente a procurar o serviço de atendimento correto para o seu atendimento, segundo a lógica do SUS.

Características da solução:

  • Desenvolvimento e suporte do aplicativo fornecidos pela empresa.
  • Agendamento de consultas na atenção primária e secundária do SUS, segundo o fluxo correto.
  • Permite avaliação sistematizada em tempo real da qualidade dos atendimentos oferecidos.
  • Apresenta estratégias de engajamento para os usuários e profissionais de saúde do SUS.
  • Não exige instalação de software ou sistema de prontuário eletrônico.

 

Impacto:

Impacto para usuário: melhorar a satisfação e experiência com o SUS e fomentar a participação social na saúde.

Impacto para gestor público: melhorar o comportamento dos usuários e profissionais do SUS e gerar de economia para o sistema.

Impacto Social: melhorar o acesso e a qualidade da assistência à saúde no Brasil.

 

Tração:

Clientes atendidos: Projeto Saluz está em fase pré-operacional.

Premiações: Premio VAI-TEC da Prefeitura de São Paulo (R$ 25mil).

Parcerias: Labies (Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da FGV)

 

Empreendedor:

Felipe Machado, médico psiquiatra do Governo do Estado de São Paulo. Residência em psiquiatra da infância e adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Educação executiva em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública e Harvard Kennedy School. Coordena projetos de impacto social relacionados à saúde e bem estar junto ao Instituto Sinapse e Movimento Bem Querer Mulher. Entre seus projetos realizados, se destacam a implementação de um sistema de telemedicina na Amazônia; a plataforma de participação social para serviços de saúde (Saluz); a rede colaborativa de informações em saúde mental (RedePsico); e o aplicativo de combate à violência doméstica e de gênero (App BemQuererMulher). Atuou no desenvolvimento do Curso de Saúde Mental (CESMIA) da UNIFESP para profissionais do SUS. Coordenou o núcleo de saúde da ONG Núcleo de Assistência à População Ribeirinha da Amazônia (NAPRA) de 2005 à 2008. Tem experiência em medicina social e forense, atuou como perito psiquiatra oficial do Tribunal de Justiça (SP) e no Instituto de Medicina Social e Criminalística do Estado de São Paulo.

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