Saluz - BrazilLAB
PT EN
Saluz

Saluz

[Ferramenta participativa e transparente do sistema de saúde: conheça e avalie a qualidade dos serviços do SUS]

 

SALUZ

www.saluz.me

 

Solução:

Criamos um aplicativo de livre acesso para smartphones que pretende melhorar o comportamento das pessoas na utilização dos serviços do SUS. Por meio o aplicativo Saluz a população pode aprender como utilizar o SUS, uma vez que o aplicativo direciona o paciente ao local correto para o seu tratamento segundo as normas do SUS e orienta sobre as regras de funcionamento de cada estabelecimento. Por meio do aplicativo, o usuário pode ainda marcar sua consulta no SUS, evitando filas e deslocamentos desnecessários, e  portanto tendo uma melhor experiência com o SUS.  Por meio da plataforma Saluz, podemos  auxiliar os gestores nas ações regulação do sistema de saúde. Além disso, permitimos ao gestor medir o comportamento de seus usuários (rastreabilidade) e oferecemos um pacote de facilidades de relacionamento (chat com o gestor da unidade de saude,  disparo de notificações de marcação de consultas e programas de saúde,  pesquisa de satisfação e dashboard com as análises em tempo real do fluxo dos usuários).

Após a implementação da Saluz no município, acreditamos que vamos diminuir as filas de atendimento e superlotação dos hospitais, evitar gastos desnecessários, melhorar a satisfação dos usuários com os serviços de saúde. Isso será possível por meio de nossa solução que facilita a regulação do acesso aos serviços de saúde encaminhando o paciente a procurar o serviço de atendimento correto para o seu atendimento, segundo a lógica do SUS.

Características da solução:

  • Desenvolvimento e suporte do aplicativo fornecidos pela empresa.
  • Agendamento de consultas na atenção primária e secundária do SUS, segundo o fluxo correto.
  • Permite avaliação sistematizada em tempo real da qualidade dos atendimentos oferecidos.
  • Apresenta estratégias de engajamento para os usuários e profissionais de saúde do SUS.
  • Não exige instalação de software ou sistema de prontuário eletrônico.

 

Impacto:

Impacto para usuário: melhorar a satisfação e experiência com o SUS e fomentar a participação social na saúde.

Impacto para gestor público: melhorar o comportamento dos usuários e profissionais do SUS e gerar de economia para o sistema.

Impacto Social: melhorar o acesso e a qualidade da assistência à saúde no Brasil.

 

Tração:

Clientes atendidos: Projeto Saluz está em fase pré-operacional.

Premiações: Premio VAI-TEC da Prefeitura de São Paulo (R$ 25mil).

Parcerias: Labies (Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da FGV)

 

Empreendedor:

Felipe Machado, médico psiquiatra do Governo do Estado de São Paulo. Residência em psiquiatra da infância e adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Educação executiva em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública e Harvard Kennedy School. Coordena projetos de impacto social relacionados à saúde e bem estar junto ao Instituto Sinapse e Movimento Bem Querer Mulher. Entre seus projetos realizados, se destacam a implementação de um sistema de telemedicina na Amazônia; a plataforma de participação social para serviços de saúde (Saluz); a rede colaborativa de informações em saúde mental (RedePsico); e o aplicativo de combate à violência doméstica e de gênero (App BemQuererMulher). Atuou no desenvolvimento do Curso de Saúde Mental (CESMIA) da UNIFESP para profissionais do SUS. Coordenou o núcleo de saúde da ONG Núcleo de Assistência à População Ribeirinha da Amazônia (NAPRA) de 2005 à 2008. Tem experiência em medicina social e forense, atuou como perito psiquiatra oficial do Tribunal de Justiça (SP) e no Instituto de Medicina Social e Criminalística do Estado de São Paulo.

Veja Também:

Inovação e empreendedorismo no setor público são temas de evento gratuito do BrazilLAB

Realizado pelo BrazilLAB, encontro reunirá startups, governo e academia no Google Campus

O que vem por aí? As propostas de candidatos à presidência que se apresentaram no GovTech Brasil

No encerramento da convenção, cinco presidenciáveis subiram ao palco para compartilhar suas visões sobre inovação no setor público. Confira aqui um resumo de cada um

GovTech Brasil: de acordo com especialistas, a inovação na segurança pública é “para ontem”

Especialistas reuniram-se em São Paulo para debater desafios e soluções para a área. Veja agora os destaques desse encontro