Reverse

Desenvolvimento de soluções colaborativas para a gestão de resíduos

 

REVERSE

 

Solução:

Através de um software online a prefeitura terá acesso a uma solução onde poderá acompanhar métricas e indicadores para gestão e gerenciamento de resíduos sólidos na sua cidade. Hoje as cidades tem suas informações descentralizadas e não integradas, a aplicação do nosso sistema possibilita avaliar simultaneamente até 92 indicadores, todos estabelecidos por autores reconhecidos, e cobrados pela Politica Nacional de Resíduos Sólidos, assim se tendo um panorama que ajuda na criação de estratégias mais eficientes, uma vez que essas informações passam a ser integradas, dando suporte para ações de planejamentos, prestação de contas, corte de gastos, fiscalização e controle dos serviços executados no município. Poderá também fazer o controle online de suas licenças ambientais e ter acesso a um Benchmark de iniciativas que já deram certo em outras cidades.

 

Características da solução:

  • Medição de até 92 indicadores.
  • Integração de Dados e Informações de diferentes Secretarias.
  • Software online, todo na nuvem.
  • Treinamentos de usabilidade e consultoria trimestral.
  • Time de Engenheiros Ambientais especializados em gestão de resíduos.

 

Impacto:

Impacto para usuário: Usuário é o gestor público.

Impacto para gestor público: Hoje, com a variação constante de mandatos municipais e conseqüentemente da equipe responsável pelas estratégias de gestão, a grande maioria dos secretários (cidades pequenas e médias) que assumem a incumbência da secretarias de meio ambiente ou saúde se deparam com o desconhecido (quando não sofrem de sabotagem da equipe anterior). Desconhecem quais as melhores estratégias de implementação de coleta comum, coleta seletiva, inclusão de catadores, programas de lixo zero, educação ambiental, captação de recursos para saneamento básico, contratação de pessoas, valores envolvidos nessas atividades, prestação de contas, preenchimento de documentos exigidos por órgãos federais, controle de licenças ambientais para sua atuação, licenciamento de empreendimentos da cidade, entre outras dezenas de atividades fundamentais exigidas pela recente Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) e outras tantas Leis. Ainda, os secretários que assumem e tem conhecimento dessas estratégias, se veem sufocados pela burocracia e volume de informação analógica. Com a implantação do nosso sistema é possível monitorar todo esse volume de informações, organizá-las e mantê-las à distância de um clique. Relatórios podem ser gerados, informações para prestação de contas são facilmente encontradas e um banco de dados de estratégias já adotadas e eficientes estará disponível; sem falar da nossa equipe de engenheiros ambientais com experiência na implantação dessas estratégias e com conhecimento de formas de captar recursos para tanto.

Impacto Social: Com informações organizadas é possível a tomada de decisões inteligentes, uma vez que um universo de possibilidades se desvela frente aos desafios. Estratégias que incluem principalmente a inclusão de catadores, diminuição de passivos ambientais que agridem a saúde de comunidades inteiras, redução da pegada de carbono, direcionamentos para se tornar uma cidade Lixo Zero, entre outras. Sabe-se hoje, segundo a OMS, que cada real investido em saneamento básico, poupa R$4,00 da saúde, por exemplo. Logo se vê a possibilidade diminuição da incidência de doenças relacionadas a má disposição de resíduos, não poluição de córregos d’água, solo e ar, uma cidade mais consciente para com sua responsabilidade socioambiental e a inclusão de catadores.

 

Tração:

Clientes atendidos: Testes preliminares e analógicos em 2 cidades (Nova Veneza e Içara).

Premiações: 2º lugar na competição ‘Sua Ideia na Prática’ da Ideation Brasil, 3º lugar no CHOICE UP da Artemísia, 1º lugar na Feira de Inovação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Finalistas do Social Good Brasil Lab 2015 e Menção Honrosa no Prêmio Novelis de Sustentabilidade.

Parcerias: RedBull Amaphiko e BrazilLab.

 

Empreendedor:

Crhistian Engelman, ex-acadêmico de Direito e acadêmico de Ciência da Computação. Durante as graduações assumiu papéis de liderança em diversos movimentos estudantis, como AIESEC e Movimento CHOICE, e participou de diversas atividades da Fundação Estudar. Fundou a Liga Empreendedora dos Tigres, Liga Universitária que, em 2015, recebeu o título de Liga Diamente, liga estudantil modelo no Brasil. Tem experiência profissional em Marketing Digital e Gestão de Times. Hoje assume o papel de RP na REVERSE, sendo “a cara” da iniciativa e auxiliando no planejamento estratégico das soluções.