So+ma Vantagens

Programa de fidelidade que empodera o cidadão e usa o resíduo como moeda de engajamento

So+ma Vantagens

www.somosasoma.com.br

 

 

Solução:

A so+ma é um programa de fidelidade para criar novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades de baixa renda, utilizando resíduos como “moeda” de engajamento.

O projeto atua na mudança de atitude e empoderamento, valorizando o resíduo e, ao mesmo tempo, trazendo benefício real para o cidadão. Através de um sistema de pontuação online, todos os resíduos entregues são computados, transformados em pontos e trocados por produtos alimentícios e itens de cuidados básicos. Ao participar do projeto, além de receber tais produtos de troca, os participantes conseguem ter controle sobre a economia gerada em sua renda familiar, pois após a entrega de seus resíduos é gerado um relatório com todo o impacto ambiental positivo causado.

Os locais de recebimento desses resíduos são gerenciados por cooperativas de catadores de resíduos sólidos. Através deste vínculo criado, a plataforma começa a entender os hábitos dos cidadãos e levantar as oportunidades de negócios existentes com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento local.

 

Características da solução:

  • O cidadão entrega seus resíduos sólidos nas “casas so+ma” semi-triados. Eles são transformados em pontos e acumulados no programa de fidelidade
  • Os pontos são trocados por diferentes tipos de recompensas (alimento, cursos de capacitação, serviços entre outros)
  • Todo material recebido é encaminhado para reciclagem através de cooperativas de catadores, que são capacitadas a gerenciar uma casa de maneira sustentável e com lucro
  • Todo o processo é online através do sistema so+ma, são rastreados todos os impactos positivos ambientais e sociais.
  • São produzidos relatórios gravimétricos e ambientais, assim como de engajamento dos cidadãos e evolução das recompensas mensalmente.

 

Impacto:

Impacto para usuário: Economizar através da troca por produtos da cesta básica,  melhorar sua qualificação, aumentando suas chances de emprego e/ou gerar renda com as novas habilidades adquiridas através das recompensas de cursos. Na experiência que temos no Capão Redondo (SP), tem famílias que já economizaram até R$260 em um mês.

Impacto para gestor público: redução dos gastos com varrição, redução com transporte para aterros, redução com custos de aterro e lixões, redução dos custos com saúde de doenças provenientes do lixo, redução de contaminação do solo, até a mudança de hábito para a implantação eficiente da coleta seletiva, revitalização de espaços públicos e oportunidades de formalização de novos negócios nas comunidades de baixa renda

Impacto Social: para as cooperativas que gerenciam os espaços o potencial de lucro é em torno de R$10mil/mês/casa. Para os cidadãos é uma oportunidade de melhorar sua condição de vida (economia e capacitação), aumentar a auto-estima e empoderamento da mulher e jovens. É o único programa de fidelidade voltado para a baixa renda que busca desenvolvimento local.

 

Tração:

Clientes atendidos: Atualmente temos como clientes 02 grandes empresas no setor de bebidas e alimentos, e em negociação/prospecção com outras 05 empresas.

Parcerias: Somos no Brasil o parceiro do BoP Global Network, uma comunidade global liderada pelo Professor Stuart Hart com o objetivo de desenvolver e implementar soluções para reduzir a pobreza global.

 

Empreendedor:

Claudia Pires, publicitária (ESPM) e cientista social (USP), com uma pós-graduação em Berkeley/USA, MBA em negócios no Insper e gestão de sustentabilidade (FGV), trabalhei durante 20 anos no mundo corporativo, liderando grandes marcas (eg: Suvinil, Gatorade, Toddy entre outras) e desenvolvendo estratégias de negócio. Fui responsável pela estruturação e implementação da área de sustentabilidade da PepsiCo no Brasil, assim como da fundação de seu Instituto no pais. Planejei e liderei a criação da Rede de Comercialização Zona Sul, hoje a maior rede de comercialização de resíduos sólidos de São Paulo gerenciada por cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Quando sai da PepsiCo, após 13 anos, fiz algumas consultorias para grandes empresas como Santander, Heineken, Natura, Grupo Pão de Açúcar e Brasil Kirin, enquanto desenvolvia e amadurecia a so+ma. Atualmente 100% dedicada a so+ma.