Lifeline é um programa que, desde 1985, trouxe tecnologia de comunicações para americanos de baixa renda a um baixo custo. Seu foco agora é levar banda larga para casa, para que os menos afortunados possam participar completamente do novo mundo digital.
Em fevereiro de 2012, a Comissão Federal de Comunicações (FCC - Federal Communications Commission) publicou os resultados de sua primeira Pesquisa de Clientes de Banda Larga, que focou em 'não assinantes’, aqueles que ainda não haviam adotado a banda larga. Os resultados da pesquisa demonstraram que não adotantes eram, principalmente, aqueles com baixa renda, e os principais obstáculos à adoção da banda larga foram "custo, relevância e alfabetização digital". [1]
A FCC introduziu um programa de banda larga de baixa renda, como parte de seu programa contínuo Lifeline, com o objetivo de cumprir com esses três desafios, baixando o custo, demonstrando a relevância da banda larga para a vida no século 21 e melhorando a alfabetização digital.
Portanto, a FCC:
Em dezembro de 2012, o WCB emitiu uma ordem autorizando até US$13,8 milhões de investimento em suporte de 14 projetos piloto selecionados, que abrangeram 21 estados dos EUA e o Território de Porto Rico.
Os programas piloto até agora forneceram à FCC uma rica série de conjuntos de dados. Esses conjuntos de dados os ajudarão a projetar um potencial lançamento nacional, que irá maximizar o acesso para americanos de baixa renda a banda larga acessível.
Entretanto, o governo ainda não liberou avaliações de impacto abrangentes dos programas piloto, e o Escritório de Prestação de Contas do Governo (GAO - Government Accountability Office) dos EUA criticou a FCC por não estabelecer um plano de avaliação. [2]
Em uma reunião da FCC realizada em 31 de março de 2016, um plano de modernização do Lifeline foi aprovado, e o plano incluía as seguintes disposições:
Apesar de não haver uma estimativa governamental oficial, com base nesses números as reformas do programa e o lançamento nacional podem subsidiar acesso à banda larga para até 14 milhões de americanos.
Todos os casos no Observatório de Impacto Público do CPI foram avaliados quanto a desempenho com relação aos elementos dos Fundamentos de Impacto Público do CPI.
A FCC procurou comprar participação em muitas das principais empresas de comunicações (telcos) nos EUA, e escolher um conjunto diverso de telcos para o programa piloto.
Adicionalmente, o governo dos EUA deu preferência a projetos piloto onde telcos tivessem parcerias com grupos de educação e da sociedade civil para aumentar o conhecimento dos cidadãos de baixa renda sobre acesso à banda larga.
Em sua Ordem de Reforma do Lifeline e Notificação Pública de Piloto de Banda Larga de 2012, a FCC expôs de forma clara os objetivos e expectativas do programa.
Pew Research (uma empresa de pesquisas e votações bem-conceituada), descobriu que:
A FCC publicou duas notificações públicas estabelecendo sua justificativa e exigências antes de começar o programa: a Ordem de Reforma do Lifeline de 2012 e a Notificação Pública de Piloto de Banda Larga de 2012.
Nos 14 programas piloto que a FCC criou:
O programa piloto foi concluído no prazo. O modelo de financiamento tem como base concessões do governo para organizações do setor privado ou parcerias público-privadas, que servem para reduzir o risco financeiro para o governo.
Atualmente, o maior obstáculo para a expansão do programa é o legado de desperdício e abuso suposto dentro do programa Lifeline, que está levando à oposição Republicana à expansão do programa.
Um obstáculo que o GAO encontrou foi que os consumidores eram atraídos por programas que ofereciam um subsídio completo cobrindo todas as taxas de banda larga mensais, mas que era difícil conseguir inscrição em programas que ofereciam apenas um subsídio parcial. Eles advertiram que, se o padrão continuasse, um subsídio parcial nacional poderia não atrair tantos participantes quanto os desenvolvedores do programa gostariam, e que um subsídio de banda larga total exigiria significativamente mais recursos do que a FCC gostaria de alocar.
Um relatório do GAO indicou que a FCC usou diversos atalhos durante o programa piloto, falhando em desenvolver uma avaliação de necessidades ou planos de implementação e avaliação.
De acordo com o GAO, "funcionários da FCC disseram que não começaram com um plano de avaliação porque não queriam pré-julgar os resultados estabelecendo metas de referência antecipadamente. Funcionários da FCC disseram que estão otimistas de que as informações reunidas a partir dos projetos piloto permitirão que a FCC faça recomendações referentes a como a banda larga pode ser incorporada no Lifeline. Entretanto, os funcionários da FCC disseram que não estabeleceram marcos, prazos ou entregáveis específicos para sua avaliação". [7]
O piloto foi estabelecido com um grupo diverso de testes, incluindo programas experimentais, quasi-experimentais e não experimentais. Entretanto, como o GAO observou, o programa não possuía objetivos mensuráveis, normas/critérios estabelecidos para determinação do desempenho do piloto, uma metodologia forte e prazos de avaliação detalhados.
O fato de que múltiplas empresas em todos os EUA participaram do programa piloto de banda larga sugere que há alinhamento entre telcos e o governo. Entretanto, há evidências de que existe uma falta de alinhamento entre os cidadãos e o governo sobre a execução do programa.
O relatório do GAO mostrou que as inscrições para o programa de banda larga foram muito menores que o esperado (cerca de 7.400 participantes, em vez dos 74.000 esperados), sugerindo que houve desalinhamentos na comunicação com os cidadãos. Adicionalmente, o GAO relatou que algumas famílias elegíveis enfrentam desafios para acessar e reter os benefícios telefônicos mais gerais do Lifeline, indicando problemas que podem surgir com o programa de banda larga.
Este estudo de caso foi originalmente publicado em inglês no "The Public Impact Observatory" do Centre for Public Impact (CPI).Outras publicações podem ser acessadas em: Centre for Public Impact.
Low income broadband pilot program.
WIRELINE COMPETITION BUREAU LOW-INCOME BROADBAND PILOT PROGRAM STAFF REPORT.
FCC Modernizes Lifeline Program for the Digital Age.
81 House Democrats Offer Support, Guidance to FCC on its Plan to Expand Broadband Access through Lifeline Program.
Letter to Chairman Wheeler from Congress.
Republicans Resist F.C.C. Proposal for Lifeline Broadband Subsidies.
Home Broadband 2015.
FCC Should Evaluate the Efficiency and Effectiveness of the Lifeline Program.