2º Ciclo de Aceleração do BrazilLAB conecta empreendedores com equipamentos públicos - BrazilLAB
PT EN
ACELERAçãO EMPREENDEDORES INOVAçãO

2º Ciclo de Aceleração do BrazilLAB conecta empreendedores com equipamentos públicos

06/09/2016

O objetivo desse ciclo foi criar conexões que auxiliarão os empreendedores a desenvolverem seus negócios de acordo com a necessidade dos equipamentos públicos.

IMG_9142.JPGNos últimos dias 25, 26 e 27 de agosto, o BrazilLAB passou por seu segundo ciclo de aceleração. Os 11 empreendedores selecionados estiveram em São Paulo para três dias intensos. O objetivo desse ciclo foi criar conexões que auxiliarão os empreendedores a desenvolverem seus negócios de acordo com a necessidade dos equipamentos públicos.

A quinta-feira começou com uma visita ao Centro de Tecnologia da Microsoft.  Acompanhado por Franklin Luzes, Chefe de Operações da Microsoft, os empreendedores conheceram as futuras tecnologias que o mercado vem preparando. 

No Período da tarde, os empreendedores contaram com a presença de Carlos Pessoa, Regional Manager para América Latina do Coursera, que dividiu suas experiências e deu uma perspectiva do futuro entre o empreendedorismo e o setor público.

IMG_9088.JPG

Os empreendedores da área de Saúde visitaram a UBS – Unidade Básica de Saúde Jardim Lapenna, de Educação visitaram a Escola Pedro Moreira e o grupo de Sustentabilidade visitou o Viveiro Quebrada Sustentável e a  Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança. A visita foi um momento importante para os empreendedores avaliaram se o produto de fato, atenderá uma demanda social. Na sexta-feira, os empreendedores, junto a Fundação Tide Setubal, realizaram visitas junto a diversos equipamentos públicos com intuito de entrar em contato com os gestores e verificarem suas demandas.

14045939_1798221437091042_9036642659371273033_n.jpg

"O BrazilLAB tem sido fundamental para gente e está nos ajudando a desmistificar que trabalhar com o setor público não é um bicho de sete cabeças. Principalmente, o programa nos conecta com pessoas incríveis com grande experiência e com gestores públicos que estão dispostos a interagirem com os empreendedores" ressaltou Christian Engelmann, um dos fundadores da Reverse, plataforma online de gestão compartilhada de resíduos que integra consumidores, comerciantes, empresas de coleta.

Na parte da tarde, o grupo do BrazilLAB partiu para a SP Negócios, empresa pública municipal voltada ao desenvolvimento da Cidade de São Paulo via promoção de investimentos, estruturação de PPP’s e melhoria do ambiente de negócios. Na visita, a Chefe de Gabinete e mentora do BrazilLAB, Renata Leal, explicou os projetos da SP Negócios, os diferentes modelos de parcerias publicas privadas e sua visão de futuro sobre como setores públicos e privados podem se unir em busca da melhoria da cidade. 

14141525_1798220773757775_1476622162297169006_n.jpgPara encerrar o último dia do segundo ciclo de aceleração, aconteceu o Experience Share com o mentor Thiago Boninni, que retornou recentemente do Vale do Silício, onde passou o último ano como Sloan Fellow do Programa MSx da Stanford Graduate School of Business.

“Estamos com uma expectativa enorme para o terceiro ciclo, pois vai ser realmente o momento em que os empreendedores vão conseguir colocar no papel seus planos de atuação junto ao setor púbico. A gente espera que os empreendedores avaliem os dados das prefeituras para tenham um amplo conhecimento do diagnóstico destas realidades e apresentem soluções muito concretas de atuação junto ao setor público”, ressaltou Leticia Ferreira Piccolotto, idealizadora e mentora do BrazilLAB.

O BrazilLAB está em sua primeira edição, na qual 11 startups foram selecionadas para receberem mentoria de profissionais especializados. Os projetos aprovados podem ser consultados no site. Três finalistas serão escolhidos e o vencedor receberá um investimento de U$ 5.000,00 para dar início a implementação de sua ideia a partir de fevereiro de 2017.

 As visitas a campo que aconteceram na Zona Leste fazem parte da programação para mentoria e aceleração dos projetos. Essa etapa procurou mostrar para os empreendedores como levar as ideias para a prática e em benefício da população. 

Veja Também:

Inovação e empreendedorismo no setor público são temas de evento gratuito do BrazilLAB

Realizado pelo BrazilLAB, encontro reunirá startups, governo e academia no Google Campus

O que vem por aí? As propostas de candidatos à presidência que se apresentaram no GovTech Brasil

No encerramento da convenção, cinco presidenciáveis subiram ao palco para compartilhar suas visões sobre inovação no setor público. Confira aqui um resumo de cada um

GovTech Brasil: de acordo com especialistas, a inovação na segurança pública é “para ontem”

Especialistas reuniram-se em São Paulo para debater desafios e soluções para a área. Veja agora os destaques desse encontro