Compartilhe:

Aplicativo de saúde monitora e engaja pacientes em Pelotas

Iniciativa da prefeitura, com apoio do BrazilLAB e Comunitas, disponibiliza ferramenta CUCO Health para ajudar nos tratamentos de saúde da população
Em 10 de July de 2017

Um aplicativo que auxilia pacientes em tratamentos médicos começa a ser utilizado em Unidades Básicas de Saúde de Pelotas. O CUCO Health foi um dos projetos finalistas da edição de 2016 do BrazilLAB, um programa de aceleração de ideias inovadoras que conecta empreendedores com o poder público. A organização social Comunitas também apoia o CUCO, que faz parte do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável no município.

 A iniciativa da prefeitura de Pelotas com a startup CUCO Health funciona como uma assistente digital de saúde. O sistema está em operação em 10 UBS do município em um projeto piloto com duração de dois meses. Após o período, as demais UBSs do município irão receber a plataforma também.

O CUCO é um aplicativo gratuito para Android e iOS. Ele lembra os pacientes de tomarem suas medicações nos horários corretos e envia mensagens personalizadas para educá-los sobre suas doenças, condições de saúde e tratamentos. Conectado ao sistema da prefeitura, equipes de Saúde da Família e gestores conseguem acompanhar a adesão ao tratamento dos seus milhares de pacientes em tempo real. Além disso, as informações ajudarão o poder público a criar campanhas de saúde, de acordo com o perfil dos usuários.

As primeiras equipes de saúde já passaram por treinamentos sobre o uso da ferramenta. Ao chegar na UBS, o paciente é convidado a baixar o aplicativo e iniciar o uso. Desta forma, os casos considerados mais críticos podem ser monitorados pelo sistema de saúde da prefeitura. O aplicativo trabalha com conceitos de games para engajar as pessoas a atingirem metas e melhores resultados de saúde.

A solução ataca justamente um dos maiores gargalos do setor de saúde, a não adesão ao tratamento. Atualmente 25% da população brasileira é formada por doentes crônicos, como hipertensão, diabetes e colesterol, por exemplo. O número sobe para mais de 59% a partir dos 65 anos, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico.

Para os pacientes, o sistema ajuda na qualidade de vida, adesão aos tratamentos e controle das doenças crônicas. Para o município a economia pode ser grande, já que tratamentos feitos da maneira correta evitam hospitalizações e cirurgias desnecessárias. No Brasil ainda não há dados sobre a economia que a adequada adesão ao tratamento médico pode trazer, mas números norte americanos apontam que só nos Estados Unidos, mais de US$ 200 bilhões de dólares poderiam ser evitados caso tratamentos fossem feitos de modo correto.

A aproximação entre o CUCO e a prefeitura foi possível por meio do apoio do BrazilLAB e Comunitas. O CUCO Health é uma startup fundada por Lívia Cunha e Gustavo Comitre. Os empreendedores também estão em negociação com outras prefeituras para a implantação da ferramenta. 

 

Relacionados