Como hub de inovação que conecta empreendedores com o poder público, o Programa de Aceleração do BrazilLAB opera em duas frentes. Em uma, há o trabalho com startups, acelerando-as e preparando-as para vender soluções ao setor público. E na outra frente estão os municípios que adotam essas soluções para melhorar a vida dos cidadãos.
Quanto maior o número de municípios apoiadores, mais benefícios para todos. Isso significa que essas cidades abrem caminho para soluções inovadoras, que efetivamente impactem a qualidade de vida da população.
Além disso, esta aproximação também traz importantes benefícios para os municípios parceiros do BrazilLAB. A cidade passa a ter prioridade nas iniciativas do BrazilLAB direcionada a gestores públicos, como eventos; também passa a receber conteúdo do BrazilLAB sobre inovação e empreendedorismo no setor público.
A parceria também é relevante porque permite que startups ajustem suas soluções às realidades dos municípios. Ao se aproximarem dos gestores públicos durante a aceleração, os empreendedores conseguem entender melhor suas demandas e desafios.
Vale destacar, também, o trabalho da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no sentido de engajar os gestores municipais. Graças a essa atuação, cada vez mais prefeitos e prefeitas compreendem a importância de se investir em inovação.
Confira os municípios parceiros do BrazilLAB:
Barueri – SP
Belo Horizonte – MG
Botucatu – SP
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Cariacica – ES
Curitiba – PR
Guarulhos – SP
Juazeiro do Norte – CE
Juiz de Fora – MG
Jundiaí – SP
Parati – RJ
Petrolina – PE
Petrópolis – RJ
Porto Velho – RO
Ribeirão Preto – SP
Rio de Janeiro – RJ
Salvador – BA
Santo André – SP
Santos – SP
São Carlos – SP
São José dos Campos – SP
São Paulo – SP
Teresópolis – RJ
Volta Redonda - RJ