Compartilhe:

BrazilLAB conquista Selo Doar com conceito A de gestão e transparência

O Selo Doar é uma iniciativa do Instituto Doar e visa garantir padrões verificáveis de qualidade na gestão e na transparência das organizações brasileiras
Em 24 de April de 2018

O BrazilLAB conquista mais uma importante certificação: conceito A+ de Padrão de Gestão e Transparência das organizações sem fins lucrativos. O título foi conferido pelo Instituto Doar, após o LAB passar por uma criteriosa avaliação de 44 itens, distribuídos em cinco temas: causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade; organização e gestão empresarial; estratégia de financiamento e transparência e; prestação de contas e comunicação. Você pode conferir o certificado do Selo Doar do BrazilLAB neste link.

O selo tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos padrões de gestão profissional e transparência. Financiadores, apoiadores e doadores encontram, desta forma, um conjunto de organizações que passaram por uma avaliação isenta e bastante adequada para a tomada de decisões.

Atualmente, o Selo do Instituto Doar já é utilizado por dezenas de organizações. É um conjunto de critérios desenvolvido especialmente para a realidade brasileira, por meio de indicadores de várias outras instituições que trabalham certificação ou códigos de conduta. 

Internacionalmente, o selo é baseado em critérios de certificadores de 15 países que pertencem ao ICFO (International Committee on Fundraising Organizations). No Brasil, são adicionados elementos de governança do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e do GIFE (Grupo de Instituições, Fundações e Empresas), além do código de ética da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos). O Selo é pautado principalmente pelas questões sensíveis que doadores e simpatizantes avaliam na hora de decidir por apoiar uma causa.

Relacionados