PT EN
empreendedorismo setor público setorpúblico desafios challenge agricultura urbana equilíbrio fiscal comunicação inovação aceleração conexão filantropi

BrazilLAB divulga os desafios do programa de aceleração 2017

20/04/2017

BrazilLAB convoca empreendedores a desenvolverem soluções para os desafios de agricultura urbana, equilíbrio fiscal dos municípios e comunicação entre cidadãos e suas cidades

Os desafios da segunda edição do programa de aceleração do BrazilLAB já estão definidos. Neste ano, empreendedores devem apresentar soluções para três áreas diferentes: Agricultura Urbana, Equilíbrio Fiscal  e Comunicação. Os projetos selecionados serão submetidos a quatro meses de mentoria.

Conheça mais sobre os temas propostos para os desafios:

Equilíbrio fiscal de municípios

Como se sabe, o Brasil vem enfrentando a pior recessão de sua história. Os impactos espalharam-se pelo país, e os municípios foram pegos em cheio. Assim sendo, o primeiro desafio proposto é o de promover soluções que auxiliem na redução de despesas dos municípios e incentivem o papel fiscalizador do cidadão sobre as contas das prefeituras.

Conheça mais sobre o desafio

Agricultura urbana

Os números são preocupantes: mantendo-se o ritmo de crescimento populacional, em 2050, o mundo terá 9 bilhões de pessoas -- sendo que 70% viverão em centros urbanos. Assim, será necessário produzir alimentos em locais mais próximos de onde as pessoas moram e vivem. Entre outros fatores, vem daí a relevância da agricultura urbana.

E foi em consideração a este cenário que lançamos o desafio de promover soluções para o fomento da agricultura urbana nos municípios brasileiros. Como a tecnologia pode fomentar esta prática? Como soluções inovadoras podem conectar agricultores urbanos e cidadãos? Os empreendedores estão convidados a propor soluções para estas perguntas.

Conheça mais sobre o desafio

Comunicação: Interação entre cidadãos e municípios

No ranking de e-participation da ONU, que mede a interação entre poder público e cidadãos, o Brasil ocupa a 37a posição. Para se ter uma ideia, o Reino Unido -- que lidera a lista --, publica praticamente todas as suas propostas no site gov.uk. E quase três mil medidas contaram com a participação dos cidadãos -- ou estão em processo de consulta.

É para aprimorar a interação entre cidadãos e municípios por aqui que o BrazilLAB lança o terceiro desafio. Nele, startups de comunicação deve propor soluções que orientem prefeitos e setor público a utilizar canais digitais e mídias na promoção (de forma consistente) da visão para o desenvolvimento das cidades.

Conheça mais sobre o desafio

Acreditamos que em todo o Brasil existam empreendedores com ideias e capacidade de solucionar as demandas urgentes da nossa sociedade. Se você é um deles, fique conectado, pois a abertura das inscrições começa no dia 10/05. Quem sabe o seu projeto não será o próximo selecionado?

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é a única aceleradora que conecta empreendedores ao setor público. Sendo assim, nosso programa de mentoria tem como principal objetivo adaptar e validar as soluções selecionadas para que atendam às demandas de gestores públicos e resolvam os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros.

A inspiração para o programa de aceleração do BrazilLAB veio de iniciativas internacionais, como o Solve/MIT e o Mayors Challenge/Bloomberg Philanthropies. Esses programas estimulam a inovação, o intercâmbio e o diálogo entre acadêmicos, setor privado, empresários e setor público, visando à promoção de um espaço eficiente que permita o envolvimento da sociedade na busca de soluções.

Nosso programa conta com quatro ciclos de atividades presenciais. Em cada um deles, os empreendedores recebem mentoria especializada, obtêm acesso a networking e a líderes públicos, adquirem conhecimento sobre os desafios municipais, encontram oportunidade de participar de rodadas com investidores e divulgam suas soluções por meio de cases e exposição na mídia.

No entanto, o programa não se restringe apenas aos quatro meses de atividades presenciais. Nossa rede de parceiros, mentores e equipe acompanha os empreendedores ao longo de toda a sua jornada. Esse acompanhamento ocorre por meio de nosso programa Alumini, que tem como objetivo auxiliar os empreendedores a alcançarem o impacto que desejam na sociedade.

Patrocínio

O BrazilLAB é um programa patrocinado pelo Bank of America Merrill Lynch, E.Bricks e Instituto Betty e Jacob Lafer.

Entre seus parceiros, o BrazilLAB tem a honra de contar com instituições como CLP, Fundação Brava, Comunitas Endeavor, Start-Up Chile e Microsoft.

Veja Também:

Primeiro fundo de impacto social brasileiro vira caso de estudo em Harvard

O primeiro fundo de impacto social do país, a Vox Capital, é, além de pioneiro, um case de sucesso num mercado ainda incipiente.

PJF lança aplicativo gratuito para cuidado com a saúde

Por meio da Secretaria de Saúde (SS), lançou o Cuco, aplicativo gratuito para smartphones que ajudará pacientes, principalmente os que apresentam doenças crônicas, a garantir a correta administração de seus medicamentos.

7 startups do mundo jurídico que estão mudando o direito no Brasil

Advogados aqui precisam ser produtivos, enquanto o sistema judiciário muitas vezes patina e demora anos e anos para realizar um único julgamento