Compartilhe:

BrazilLAB divulga os desafios do programa de aceleração 2017

BrazilLAB convoca empreendedores a desenvolverem soluções para os desafios de agricultura urbana, equilíbrio fiscal dos municípios e comunicação entre cidadãos e suas cidades
Em 20 de April de 2017

Os desafios da segunda edição do programa de aceleração do BrazilLAB já estão definidos. Neste ano, empreendedores devem apresentar soluções para três áreas diferentes: Agricultura Urbana, Equilíbrio Fiscal  e Comunicação. Os projetos selecionados serão submetidos a quatro meses de mentoria.

Conheça mais sobre os temas propostos para os desafios:

Equilíbrio fiscal de municípios

Como se sabe, o Brasil vem enfrentando a pior recessão de sua história. Os impactos espalharam-se pelo país, e os municípios foram pegos em cheio. Assim sendo, o primeiro desafio proposto é o de promover soluções que auxiliem na redução de despesas dos municípios e incentivem o papel fiscalizador do cidadão sobre as contas das prefeituras.

Conheça mais sobre o desafio

Agricultura urbana

Os números são preocupantes: mantendo-se o ritmo de crescimento populacional, em 2050, o mundo terá 9 bilhões de pessoas -- sendo que 70% viverão em centros urbanos. Assim, será necessário produzir alimentos em locais mais próximos de onde as pessoas moram e vivem. Entre outros fatores, vem daí a relevância da agricultura urbana.

E foi em consideração a este cenário que lançamos o desafio de promover soluções para o fomento da agricultura urbana nos municípios brasileiros. Como a tecnologia pode fomentar esta prática? Como soluções inovadoras podem conectar agricultores urbanos e cidadãos? Os empreendedores estão convidados a propor soluções para estas perguntas.

Conheça mais sobre o desafio

Comunicação: Interação entre cidadãos e municípios

No ranking de e-participation da ONU, que mede a interação entre poder público e cidadãos, o Brasil ocupa a 37a posição. Para se ter uma ideia, o Reino Unido -- que lidera a lista --, publica praticamente todas as suas propostas no site gov.uk. E quase três mil medidas contaram com a participação dos cidadãos -- ou estão em processo de consulta.

É para aprimorar a interação entre cidadãos e municípios por aqui que o BrazilLAB lança o terceiro desafio. Nele, startups de comunicação deve propor soluções que orientem prefeitos e setor público a utilizar canais digitais e mídias na promoção (de forma consistente) da visão para o desenvolvimento das cidades.

Conheça mais sobre o desafio

Acreditamos que em todo o Brasil existam empreendedores com ideias e capacidade de solucionar as demandas urgentes da nossa sociedade. Se você é um deles, fique conectado, pois a abertura das inscrições começa no dia 10/05. Quem sabe o seu projeto não será o próximo selecionado?

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é a única aceleradora que conecta empreendedores ao setor público. Sendo assim, nosso programa de mentoria tem como principal objetivo adaptar e validar as soluções selecionadas para que atendam às demandas de gestores públicos e resolvam os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros.

A inspiração para o programa de aceleração do BrazilLAB veio de iniciativas internacionais, como o Solve/MIT e o Mayors Challenge/Bloomberg Philanthropies. Esses programas estimulam a inovação, o intercâmbio e o diálogo entre acadêmicos, setor privado, empresários e setor público, visando à promoção de um espaço eficiente que permita o envolvimento da sociedade na busca de soluções.

Nosso programa conta com quatro ciclos de atividades presenciais. Em cada um deles, os empreendedores recebem mentoria especializada, obtêm acesso a networking e a líderes públicos, adquirem conhecimento sobre os desafios municipais, encontram oportunidade de participar de rodadas com investidores e divulgam suas soluções por meio de cases e exposição na mídia.

No entanto, o programa não se restringe apenas aos quatro meses de atividades presenciais. Nossa rede de parceiros, mentores e equipe acompanha os empreendedores ao longo de toda a sua jornada. Esse acompanhamento ocorre por meio de nosso programa Alumini, que tem como objetivo auxiliar os empreendedores a alcançarem o impacto que desejam na sociedade.

Patrocínio

O BrazilLAB é um programa patrocinado pelo Bank of America Merrill Lynch, E.Bricks e Instituto Betty e Jacob Lafer.

Entre seus parceiros, o BrazilLAB tem a honra de contar com instituições como CLP, Fundação Brava, Comunitas Endeavor, Start-Up Chile e Microsoft.

Relacionados