Compartilhe:

BrazilLAB é destaque na GloboNews em episódio sobre Civic e Gov Techs do Mundo S/A

A nova temporada do Mundo S/A estreou mostrando o universo das civic e gov techs. BrazilLAB foi destaque no episódio
Em 28 de May de 2019

A nova temporada do Mundo S/A, da GloboNews, estreou neste mês de maio mostrando o universo das Civic e Gov Techs. Tratam-se de empresas de tecnologia que colocam o cidadão no centro das soluções das questões públicas. Análise de dados governamentais, consumo colaborativo e mobilidade são algumas das áreas de atuação dessas startups. O programa destacou o cenário atual do Brasil e destacou algumas iniciativas que já estão buscando melhorar a efetividade do governo. O BrazilLAB ganhou destaque com a participação do nosso diretor Guilherme Dominguez.

"Quando pensamos em enfrentar desafios públicos a gente tem duas vertentes, que em vários momentos se correlacionam. A primeira são as chamadas Civic Techs, empresas focadas em mobilizar a sociedade para enfrentar algum desafio público ou alguma causa pública relevante. A segunda são as GovTech, empresas nascentes com base tecnológica e que querem passar a desenvolver soluções que podem ser aplicadas pelo poder público", destacou Guilherme Dominguez. 

Guilherme também destacou que ainda precisamos enfrentar as barreiras culturais para que o cenário de inovação tecnológica em governos decole no Brasil. "Hoje existem novas formas de parceria entre governo e empresas. Já temos uma mudança na legislação (Lei de Inovação Nacional) que permite até que prefeituras, governos estaduais e a União tenham participação societária em Startups. Mas o maior desafio ainda é cultural, ainda é o desafio adaptativo. Fazer com que as pessoas acreditem que a tecnologia realmente possa ser custosa no primeiro momento, mas que os ganhos que teremos com elas são exponenciais", ressaltou.

O episódio trouxe exemplos de Startups que já estão atuando em parceria com o setor público e impactando positivamente nos serviços prestados ao cidadão, como a Gove, Fala Cidadão, AppCívico e Pluvi.ON.

 

Quer impactar positivamente a sociedade?

BrazilLAB vem buscando formas de facilitar a contratação de tecnologia pelo setor público, sendo sua última iniciativa a criação do SeloGovTech, que certifica startups como capacitadas e aptas a trabalharem e venderem para diferentes órgãos do governo. Ao ser aprovada no processo e obter o Selo GovTech, a startup passará a fazer parte de uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para diversos desafios dos governos! Clique aqui e saiba mais.

 

Assista ao espisódio do Mundo S/A:

Relacionados