Compartilhe:

BrazilLAB e parceiros organizam o evento sobre o Ecossistema Brasileiro de Governo Locais Digitais

A programação inclui o lançamento das ferramentas desenvolvidas pela Aliança, com o apoio dos parceiros, para a transformação digital de municípios
Em 23 de March de 2021

A Aliança pela Inovação e Sustentabilidade e o BrazilLAB, em parceria com a Rede Gov.br, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, realizam dia 29 de março, às 14h, o evento “O Ecossistema Brasileiro de Governos Locais Digitais: experiências, soluções e atores”. A programação inclui o lançamento das ferramentas desenvolvidas pela Aliança, com o apoio dos parceiros, para a transformação digital de municípios e a discussão de cases de sucesso, desafios e oportunidades da Rede Gov.br, BNDES, CAF, BID e BrazilLAB. A transmissão será online e ao vivo, pelo canal do BrazilLAB no Youtube, e, após o encerramento da agenda, continuaremos o debate em uma sala do app ClubHouse, para a promoção de uma conversa aberta com o ecossistema.


ASSISTA AO EVENTO AQUI

Em pouco mais de um ano de existência, a Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, uma coalizão composta pelo Instituto Arapyaú, a Fundação Brava e o Instituto Humanize, se consolidou como um modelo de sucesso de tomada de decisão colegiada e de compromisso de investimento conjunto, para organizações do Investimento Social Privado.

Com a missão de tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis e orientadas às pessoas, por meio de ações estruturantes e atuação em parceria, o grupo estabeleceu metas claras para dois grandes eixos: inovação em governos locais e desenvolvimento urbano sustentável.

No primeiro, o foco foi a transformação digital do setor público e as compras públicas de inovação, o que gerou como entregas, por exemplo, (1) o design e lançamento do site gov.br/10passos, (2) a divulgação do material Introdução ao Governo Digital e a elaboração (3) do Manifesto de Cidades Digitais, (4) do Mapa do Sistema de Transformação Digital em Municípios e (5) da Matriz de Maturidade de Municípios para a Transformação Digital.

Por sua vez, o BrazilLAB é o primeiro hub de inovação GovTech do Brasil e tem como foco a conexão do setor público com startups e empreendedores, tendo em vista estimular a inovação nos governos de fora para dentro. Ao longo de quase 5 anos de atuação, a organização já acelerou mais de 100 startups e apoiou, com isso, diversas experiências de transformação digital, por meio da aplicação de tecnologias emergentes e soluções disruptivas.

Já a Rede Nacional de Governo Digital, mais conhecida como Rede Gov.br, foi criada pela Portaria nº 23/2019, da Secretaria de Governo Digital – SGD, e tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público. Esse trabalho, que conta, hoje, com a adesão de 19 municípios e 12 estados, foi responsável por diversos casos de sucesso espalhados por todo o Brasil.

Por último, BNDES, CAF e BID tem realizado um importante trabalho na pauta. Além de linhas de financiamento para a inovação, modernização e transformação digital de governos locais, eles tem desenvolvido ferramentas, eventos e estudos que estão contribuindo para o impulsionamento da digitalização em nível subnacional.

E a conversa continua no app ClubHouse após o evento. A mais nova febre em redes sociais é baseada em áudios ao vivo e permite debates participativos, de forma mais horizontal e informal, o que favorece a troca entre os participantes e a interação entre plateia e palestrante.


ASSISTA AO EVENTO AQUI

Assista a transmissão do evento

Relacionados