Compartilhe:

Com foco no evento GovTech 2020, BrazilLAB fecha parceria internacional com GovEx

Iniciativa tem por objetivo a curadoria de um painel no evento GovTech Brasil 2020
Em 31 de January de 2019

BrazilLAB fechou no mês de janeiro de 2019 a parceria internacional com o Centro de Excelência para Governos (GovEx), da Universidade Johns Hopkins, situada em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. O foco da parceria entre as duas instituições é a co-criação de um dos painéis do evento GovTech Brasil 2020, organizado entre o BrazilLAB e o ITS Rio e que será realizado em 2020 (saiba mais sobre a primeira edição neste link).

O objetivo do painel é inspirar e promover informações valiosas sobre os desafios e oportunidades para os governos brasileiros usarem tecnologias para melhorar os serviços públicos das cidades. O GovEx irá exemplificar o uso dessas tecnologias por meio de casos de sucesso nos EUA e no Brasil para serem exibidos durante o painel.

"A parceria com a GovEx é muito importante para a ampliarmos o conhecimento sobre o uso de dados nas tomadas de decisão nos governos brasileiros. Eles possuem conhecimento na área e proximidade com os casos de sucesso dos Estados Unidos. Essa troca de experiências, com o que já dá certo no exterior, é fundamental para ampliarmos as iniciativas deste tipo no Brasil", destacou Mariana Soares, Co-Founder do BrazilLAB.

 

Sobre o GovEx

A missão do GovEx é ajudar os governos a usarem dados para tomar decisões mais eficazes e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A GovEx Faz isso da seguinte forma:
- Promovendo assistência técnica aos governos;
- Conectando o conhecimento acadêmico à experiência prática do governo;
- Construindo a capacidade dos governos de usar dados para tomada de decisões e desenvolvimento de políticas púbçicas;
- Facilitando parcerias entre governos para compartilhar ideias;
- Ajudando os líderes governamentais a pensarem estrategicamente sobre o uso dados;
- Desenvolvendo ferramentas e recursos para educar os líderes do governo sobre o valor do uso de dados;
- Oferecendo treinamento formal e aprofundado através de currículos estruturados, programas de certificação e cursos universitários.

GovEx faz parte da iniciativa Cidades do Século XXI, da Universidade Johns Hopkins e é uma parceira da What Works Cities. Lançado pela Bloomberg Philanthropies em abril de 2015, What Works Cities é uma iniciativa nacional projetada para ajudar 100 cidades americanas de médio porte a melhorar o uso de dados e evidências nos serviços públicos, informar as tomadas de decisões locais e envolver os cidadãos.

 

Sobre a Universidade Johns Hopkins

Fundada em 1876, a Universidade Johns Hopkins foi o primeiro centro de pesquisa dos Estados Unidos. Responsável por descobertas notáveis na ciência, como a identificação do gene causador do câncer de cólon e pela aterrissagem do primeiro foguete em um asteróide, a Johns Hopkins também se destaca pelos alunos que por lá passaram. Um deles é o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, que se formou em 1964.

Com um corpo discente proveniente dos 50 estados dos EUA (incluindo Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas), além de alunos de mais de 70 países, a comunidade acadêmica é bastante diversificada. Além disso, a Johns Hopkins ostenta em seu “rol da fama” a marca de trinta e seis ganhadores do prêmio Nobel, que estudaram, lecionaram ou conduziram pesquisas por lá. 

Relacionados