BrazilLAB ganha destaque na 1ª edição do GovTech Maturity Index: O estado da transformação digital do setor público

BrazilLAB foi referenciado no documento como uma das 80 iniciativas GovTechs pelo mundo e entre as 14 iniciativas lideradas pela sociedade civil nessa pauta
Em 04 de October de 2021

 

O Banco Mundial publicou a primeira edição do GovTech Maturity Index (GMI), um ranking de maturidade em GovTech que avaliou 198 países sobre o estado atual da transformação digital do Poder Público. O Brasil ficou classificado entre os países do Grupo A, que reúne as 43 nações com melhores indicadores, e foi destacado como um dos 22 países com melhores práticas, ocupando a 7ª posição do ranking.

De acordo com o ranking, o Brasil ficou à frente de todas as demais nações das Américas, incluindo Estados Unidos e Canadá. À frente do Brasil, constam apenas Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Além disso, o Brasil é o único país entre os dez primeiros que tem mais de 100 milhões de habitantes. Segundo o governo, o resultado se deve ao avanço da plataforma gov.br, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários. No início de 2019, os acessos eram feitos por cerca de 1,8 milhão de pessoas. A plataforma permite o acesso a diversos serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo.

O destaque para o Brasil está em soluções digitais de impacto massivo, como auxílio emergencial, Meu INSS, seguro desemprego e seguro desemprego do empregado doméstico, carteiras digitais de trabalho e de trânsito e o PIX. O BrazilLAB foi referenciado no documento como uma das 80 iniciativas GovTechs pelo mundo e entre as 14 iniciativas lideradas pela sociedade civil nessa pauta. Nosso time nunca deixou de acreditar que o Brasil é um terreno fértil para o universo GovTech e cada contribuição até aqui nos levou a esse grande reconhecimento.

O conteúdo completo do relatório pode ser encontrado neste link.

 

Brasil é reconhecido como o 7º líder em Governo Digital no mundo

O Brasil acaba de ser reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias pelo mundo.

Nas Américas, não há outro país à frente, incluindo Estados Unidos e Canadá. Entre os 10 primeiros, o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes. A conquista deve-se em grande parte ao avanço da plataforma gov.br, que hoje já dispõe de mais de 115 milhões de usuários, ou seja, mais da metade da população brasileira – em janeiro de 2019, o número era de 1,8 milhão. O gov.br permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo.

“Esse resultado deve-se ao nosso foco no gov.br, ao empenho de todos no combate à burocracia, à modernização da administração pública e à transformação digital do Estado”, ressalta o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Ao adotar essa estratégia, o país inteiro deu enorme salto à frente, enfrentando inclusive a pandemia de Covid-19 através de serviços públicos digitais”.

O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou 198 economias globais sob quatro aspectos: Suporte aos principais sistemas de governo; aprimoramento da prestação de serviços; Integração do engajamento do cidadão; e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação. O Brasil demonstrou avanços nessas quatro áreas - apenas 43 nações obtiveram desempenho considerado ‘muito alto’ pelo Banco Mundial. Nosso país superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados.

O Brasil entregou à população soluções digitais de impacto massivo, como: Auxílio Emergencial, Meu INSS, Seguro Desemprego e Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, Carteiras Digitais de Trabalho e de Trânsito, e o PIX. Aspectos como o incentivo à inovação no serviço público, a visão da Estratégia de Governo Digital e o papel do gov.br como plataforma centrada no cidadão também contaram para o reconhecimento, conforme o Banco Mundial.

À frente do Brasil, constam apenas: Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e  Reino Unido. “Colocamos os serviços na palma da mão do brasileiro, 24 horas por dia, sete dias por semana. A Estratégia de Governo Digital aponta o país para simplificar o relacionamento com o cidadão, com transparência, eficiência e confiança nas ações do governo”, reforça o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Confira o resumo do estudo no site do governo brasileiro Gov.br.

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