Compartilhe:

BrazilLAB, Instituto Alpha Lumen e Fundação Brava realizam lançamento de projeto Alpha EdTech e estudo sobre profissionais digitais

Startup social será voltada para formação e desenvolvimento de profissionais de tecnologia, com mentoria de empresas relevantes do setor
Em 01 de November de 2020

Na próxima sexta-feira, 6 de novembro, o Instituto Alpha Lumen, juntamente com a Fundação Brava, o BrazilLAB e parceiros, apresenta 'Profissionais Digitais: desafios e oportunidades para a transformação tecnológica no Brasil’. O evento online marcará o lançamento do estudo 'Como o Brasil pode fomentar um ecossistema de profissionais digitais?', desenvolvido pela Fundação Brava e o BrazilLAB, em parceria com o Centre for Public Impact (CPI), e da Alpha EdTech, uma startup social criada pelo Instituto Alpha Lumen, com o apoio da Fundação Brava, Fundação Behring e André Street, cofundador e Presidente da Stone. A transmissão será no canal oficial do BrazilLAB, no Youtube, da 10h às 12h30, e as inscrições podem ser feitas neste link.


ASSISTA AO WEBINAR AQUI

 

Como o Brasil pode fomentar um ecossistema de profissionais digitais?

O objetivo do estudo foi entender que iniciativas o Brasil precisa tomar para aproveitar todo o potencial da transformação digital pela qual tem passado atualmente. Para isso, foram analisados os principais gargalos, com destaque para a falta de profissionais digitais, que são aqueles que trabalham com os diversos aspectos da transformação digital.

“Foram avaliadas experiências internacionais para ampliação do número de profissionais com formação em tecnologias digitais e identificados os desafios e oportunidades para o fomento desse ecossistema no Brasil”, explica a Presidente da Fundação Brava e Fundadora e CEO do BrazilLAB, Letícia Piccolotto.

A pesquisa foi realizada a partir de uma visão sobre o mercado de trabalho e o cenário da educação e formação de pessoas, considerando dados públicos, estudos, documentos e artigos disponíveis. Os principais resultados serão mostrados no evento.

 

Alpha EdTech

Já a Alpha EdTech é uma solução para o desafio mapeado no estudo. A proposta desenvolvida pelo Instituto Alpha Lumen utilizou sua experiência e liderança na inclusão social e formação de talentos, para oferecer um ensino de excelência e sem fins lucrativos, incialmente à distância, para pessoas que terminaram o ensino médio. O foco está em abrir oportunidades a jovens talentosos em situação de vulnerabilidade e que desejam trabalhar com tecnologia, mas não têm condições de pagar por um curso ou se dedicar a uma formação gratuita em tempo integral. A iniciativa oferece remuneração aos aspirantes a desenvolvedores e garante emprego ao final dos três semestres de curso.

Segundo a CEO e Fundadora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Villalonga, “a metodologia foi adequada à realidade do público-alvo e às demandas do mercado brasileiro, a partir do apoio de diversos profissionais e empresas mentoras, com destaque para a Stone, Hash, Brex, Vitta, DEVELL e Farfetch, que ajudarão a construir as trilhas formativas, acompanharão os alunos e, juntamente com as empresas parceiras, absorverão os formados no fim do processo”.

O curso tem três semestres de duração e o estudante faz uma transição gradual do seu tempo a cada semestre, começando com oito horas por dia em aula, passando por uma divisão igualitária do tempo entre aulas e atuação nas empresas parceiras, chegando a uma dedicação de seis horas diárias na empresa. Ao final, o profissional é contratado pela mesma companhia que o acompanhou ou em uma das empresas parceiras e passa a exercer um papel de embaixador do projeto e orientador das novas turmas.

Outros detalhes sobre o curso, o processo de adesão como técnico ou empresa parceira e a seleção de candidatos, que começa no dia 6 de novembro pelo link https://sejaalphaedtech.org.br, serão apresentados durante o evento.


ASSISTA AO WEBINAR AQUI

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub GovTech do Brasil, e atua para fomentar a cultura de inovação no setor público. Por meio de pesquisas, eventos, certificações e de um programa de aceleração de startups, buscamos engajar líderes públicos e empreendedores em prol de uma agenda de transformação digital para os governos, acreditando no potencial e contribuição da tecnologia para enfrentar os desafios mais complexos vividos pela sociedade nas diferentes localidades do país.

 

Sobre a Brava

A Brava desenvolve e apoia projetos e iniciativas inovadoras e de impacto que ajudem a tornar o Brasil uma referência global em inovação. Sua missão é articular, viabilizar e disseminar iniciativas que promovam um Brasil mais inovador e digital.

 

 

Sobre o Instituto Alpha Lumen

O Instituto Alpha Lumen – IAL é uma entidade sem fins lucrativos, que busca soluções de impacto social através de ações educativas, democratização do conhecimento e apoio ao talento através da inovação em metodologias de aprendizagem e tecnologias que incluem o desenvolvimento de plataformas de E-learning para ensino remoto com vistas a ampliar oportunidades, prioritariamente a jovens e crianças de baixa renda ou em vulnerabilidade no Brasil e no exterior.

 

Sobre a Hash

Fundada em 2017, a Hash é uma fintech do mercado de meios de pagamento com um modelo de negócios voltado para empresas B2B. Seu produto conecta empreendedores e clientes por meio de uma plataforma capaz de transformar grandes empresas em prestadoras de serviços financeiros. Com mais de R$ 13 milhões em rodadas de investimentos dos fundos Kaszek Ventures e Canary, a Hash é um agente de transformação da nova economia, como a porta de entrada para o mundo dos serviços financeiros de pagamentos.

 

Sobre a Stone

Stone Pagamentos é uma Fintech brasileira de meios de pagamentos através dos seus serviços de adquirência multibandeiras por intermédio de máquinas de cartões, processadoras de transações realizadas por cartões de crédito, débito e voucher. Atua no mercado desde 2014, cobrindo todo o território brasileiro.

 

Sobre a Vitta

A Vitta é uma gestora de planos de saúde e benefícios, criada em 2014 com o sonho de ser uma das maiores empresas de tecnologia em saúde do país. Ao longo de sua trajetória, a empresa construiu o ClinicWeb plataforma de software de Prontuário Eletrônico líder no mercado, criando em seguida um ecossistema focado em servir RH`s na gestão de planos de saúde através de uma corretora e administradora de benefícios que alcançou mais de 100 mil vidas sob gestão em menos de dois anos. A empresa também se dedicou a criar serviços de excelência médica para os beneficiários dos planos que gere, como o PrimeCare, um benefício disponível 24/7 via WhatsApp, para apoiar os funcionários e o RH desde questões simples às mais complexas ligadas à saúde e a Vitta Network, uma rede de médicos premium disponível para todas as empresas as quais a Vitta é responsável pela gestão dos benefícios. Em 2020, a Vitta passou a integrar o conglomerado StoneCo., grupo de empresas de meios de pagamento reconhecido por sua paixão pelo cliente listado na Nasdaq sobre o ticker 'STNE'.

 

Sobre a Farfetch

A Farfetch é a principal plataforma global de tecnologia para a indústria de moda premium, conectando lojas de mais de 50 países com consumidores em todo o mundo. Presente no Brasil desde 2010, tornou-se o principal marketplace de moda do país e plataforma digital de exportação da moda brasileira.

 

Sobre a DEVELL

Na DEVELL, com mais de 14 anos de experiência, acreditamos que o sucesso nos negócios do futuro está baseado em relacionamentos mais estreitos e experiências realmente significativas. Por isso, combinamos o que há de mais contemporâneo em design de serviços e estratégias baseadas em UX (user experience) para transformar produtos digitais em plataformas memoráveis, assertivas e conectadas com os propósitos das marcas e seus clientes. É a tecnologia de ponta a serviço do encantamento do consumidor e do exponencial crescimento das marcas.

 

Sobre a Brex

Brex é uma empresa nos Estados Unidos que fornece, sem burocracia, cartões de crédito corporativos para startups. O sistema operacional financeiro viabiliza também contas bancárias, pagamentos, despesas e contabilidade.  Hoje está avaliada em US$ 3 bilhões. O BrazilLAB é o primeiro hub GovTech do Brasil, e atua para fomentar a cultura de inovação no setor público. Por meio de pesquisas, eventos, certificações e de um programa de aceleração de startups, buscamos engajar líderes públicos e empreendedores em prol de uma agenda de transformação digital para os governos, acreditando no potencial e contribuição da tecnologia para enfrentar os desafios mais complexos vividos pela sociedade nas diferentes localidades do país.

 

Relacionados