Compartilhe:

BrazilLAB lança “BrazilLAB Talks” para debater a agenda de governo digital no país

Iniciativa inédita organizada pelo BrazilLAB vai promover debates com a participação de especialistas nacionais e internacionais sobre a agenda de inovação e tecnologia para a gestão pública no Brasil
Em 11 de September de 2020

A pandemia de coronavírus e seus efeitos para as dimensões políticas, sociais e econômicas representaram importantes catalisadores para a agenda de governo digital no Brasil. De maneira sem precedentes, a digitalização se transformou em uma pauta prioritária para que estados, municípios e o governo federal pudessem manter a oferta de serviços públicos, como o ensino à distância, o atendimento à saúde e também o pagamento de benefícios, como o auxílio emergencial de R$ 600.


Assista a transmissão na íntegra

“A crise que estamos vivenciando reforçou como a agenda de transformação digital é fundamental para governos. Sem a incorporação acelerada de tecnologias digitais por estados, municípios e também pelo governo federal, muitas das ações pensadas para combater os impactos negativos da pandemia simplesmente não poderiam ter sido implementadas. Não teríamos a agilidade, precisão e resiliência tão necessárias ao grave desafio que vivemos. A digitalização do governo é uma realidade e, passado o momento de crise, precisamos refletir, como sociedade, quais os rumos que ela deve tomar. Isso porque vivemos um momento de transição, no qual os dilemas éticos e morais sobre o uso da tecnologia devem surgir, mas também temos a oportunidade singular de definir as bases que nos guiarão em todo esse movimento”, afirma Letícia Piccolotto, Fundadora do BrazilLAB.

Atento a importância da agenda de governo digital, o BrazilLAB, primeiro hub GovTech do país, que tem como missão conectar o ecossistema de startups ao setor público, lançou a iniciativa “BrazilLAB Talks”, uma série de conversas online e ao vivo que terá edições até o final do ano com a participação de especialistas nacionais e internacionais nos temas de inovação, tecnologia e gestão pública. O projeto tem como objetivo promover debates sobre experiências, desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias digitais pelo setor público brasileiro.

“Buscamos incentivar debates fundamentados e informativos sobre o momento ímpar que estamos vivendo no Brasil. Não tenho dúvidas de que podemos ser uma liderança GovTech nos próximos anos. Com mudanças importantes construiremos as bases para que isso seja possível. Há experiências de sucesso sendo desenvolvidas em nosso país e também podemos aprender com o que outras nações fizeram. Com o BrazilLAB Talks desejamos promover o diálogo e a construção colaborativa de reflexões sobre a transformação digital que nos permitam seguir adiante”, afirma Piccolotto.

A primeira edição acontece no dia 25 de setembro, com o lançamento do relatório inédito “As startups GovTech e o futuro do governo no Brasil”, produzido em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A pesquisa traz um panorama sobre o ecossistema de startups GovTech no Brasil, com dados sobre áreas de atuação, perfil e soluções desenvolvidas. O relatório também apresenta  recomendações técnicas para o fortalecimento da atuação dessas empresas junto ao poder público, especialmente relacionadas à cultura de inovação, ambiente regulatório e investimento.

Para debater sobre os resultados da pesquisa, contaremos com a participação de Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e de Marcelo Facchina, Executivo Principal em Cidades Inteligentes e Municípios Digitais do CAF.


Assista a transmissão na íntegra

 

Serviço – Lançamento “BrazilLAB Talks”
Horário: Dia 25 de setembro de 2020, das 14h30 às 16h30
Inscrições para acompanhar a transmissão online do lançamento: INSCREVA-SE NESTE LINK

AGENDA DO EVENTO
14h30 | Abertura, boas-vindas e contextualização
14h40 | Apresentação do BrazilLAB Talks, Anúncio das Escolhidas do Batch 1 para o Demoday Força-Tarefa Covid-19 e Lançamento do Batch 2 – com Letícia Piccolotto
15h00 | “As Startups GovTech e o Futuro do Governo no Brasil”: apresentação do relatório e destaques da pesquisa – com Guilherme Dominguez
15h15 | Reflexões sobre o relatório e cenário GovTech no Brasil: com Patrícia Ellen, Marcelo Facchina e Guilherme Dominguez
16h00 | Sessão de Perguntas dos Espectadores
16h15 | Mensagens finais – com Patrícia Ellen, Marcelo Facchina e Guilherme Dominguez
16h30 | Encerramento

 

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub GovTech do Brasil, e atua para fomentar a cultura de inovação no setor público. Por meio de pesquisas, eventos, certificações e de um programa de aceleração de startups, buscamos engajar líderes públicos e empreendedores em prol de uma agenda de transformação digital para os governos, acreditando no potencial e contribuição da tecnologia para enfrentar os desafios mais complexos vividos pela sociedade nas diferentes localidades do país.

Relacionados