BrazilLAB marcou presença na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Hub de inovação GovTech levou cinco startups brasileiras que têm soluções que podem ajudar a combater a crise climática
Em 13 de November de 2021

Nunca o Brasil esteve tão presente e envolvido em uma reunião sobre mudanças climáticas como agora. De acordo com Guilherme Dominguez, CEO e cofundador do BrazilLAB, primeiro hub de inovação Govtech do país, muitas empresas de tecnologias têm soluções de sobra para amenizar os graves impactos que podem vir a acontecer.

Foi com essa perspectiva, que o BrazilLAB participou da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), na Escócia, que aconteceu entre 31 de outubro e 12 de novembro. Junto com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do estado de SP, o IdeiaGov, hub de inovação aberta do governo do estado de SP, o BraziLAB levou algumas startups que possuem soluções para o combate às mudanças climáticas. “Nesse sentido, o ecossistema brasileiro de inovação mostrou que está em sintonia com os grandes desafios globais” afirma Dominguez.

 

Conheça as 5 startups:

As startups Eco Panplas, Tesouro Verde, Um Grau e Meio, Scipopulis e Lemobs foram selecionas durante a CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme, que deu aos empreendedores a oportunidade de apresentarem suas soluções para o combate às mudanças climáticas a investidores e governos.

Três delas atuam no tema de resiliência e adaptação ambiental, uma oferece uma solução para descarbonização do transporte e a outra atua no combate ao desperdício de alimentos. Tudo isso foi apresentado de maneira eficiente e chamou a atenção de todos durante o evento.

“Essa, sem dúvida, foi a nossa principal missão por lá. Além disso, pudemos assistir palestras de autoridades convidadas, como Gustavo Junqueira, Presidente da InvestSP, Ivan McKee, Ministro de Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Escócia, e as apresentações das startups selecionadas para o desafio de descarbonização e um debate sobre o impacto do Programa”, explica Guilherme Dominguez, CEO e cofundador do BrazilLAB.  

Essas cinco startups já estão participando da fase de Safari do programa da CivTech. Ao longo de sete semanas, elas ainda participam de imersões internacionais, realizando conexões e interações com os ecossistemas de inovação dos países que participam da iniciativa: Escócia, Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Austrália, Lituânia, Polônia e Brasil.

“O programa The CivTech Alliance COP26 Scale-up teve destaque especial durante o evento, já que foi possível  conhecer de perto as diferentes iniciativas e vocações que ajudem a atingirmos as metas trazidas durante essa reunião. A tecnologia sempre será uma aliada para frear a crise climática”, finaliza Dominguez. 

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub govtech do Brasil, e atua para fomentar a cultura de inovação no setor público. Por meio de pesquisas, eventos, certificações e de um programa de aceleração de startups, buscamos engajar líderes públicos e empreendedores em prol de uma agenda de transformação digital para os governos, acreditando no potencial e contribuição da tecnologia para enfrentar os desafios mais complexos vividos pela sociedade nas diferentes localidades do país.

 

Relacionados