Compartilhe:

BrazilLAB na Campus Party: confira destaques da apresentação de Letícia Piccolotto

Em palestra digital, CEO do BrazilLAB falou sobre o impacto da Covid-19 na transformação digital do setor público
Em 04 de August de 2020

De 09 a 11 de julho, aconteceu a edição de 2020 da Campus Party. Devido às condições impostas pela pandemia de Covid-19, este ano o evento teve um formato diferente: com o nome de Campus Party Digital Edition, foi totalmente online e gratuito, além de ser transmitido simultaneamente para 30 países. 

No dia 10, o evento teve a participação da fundadora e CEO do BrazilLAB Letícia Piccolotto. Ela apresentou a palestra online "Brasil GovTech: impactos da pandemia para a digitalização de serviços públicos". De acordo com Letícia, um aspecto “positivo” em consequência da pandemia é o salto de digitalização que partes do setor público foram obrigadas a dar. “De uma hora para a outra, vimos municípios, governos, órgãos públicos super burocráticos, parados no século 18, tendo que discutir o que é home office, o que é teletrabalho, além de questões como educação online e telemedicina.”

 

Grande aliada

Para ela, apesar de toda a dor causada pelo momento atual, estamos entendendo que a inovação é uma grande aliada. “A tecnologia é uma ferramenta neutra, que pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal. Somos nós que vamos, cada vez mais, utilizá-la da melhor forma possível. Na minha opinião, temos que debater sobre usarmos a tecnologia para a cidadania. Para termos nossas demandas e desejos como cidadãos atendidos pelos governos. E essa relação fica cada vez mais democrática, acessível e transparente graças à inovação.”

Por outro lado, Letícia Piccolotto destacou os problemas deflagrados pela pandemia em relação ao acesso à tecnologia. Regiões em que a rede não chega, pessoas que não têm condições de pagar um plano de internet, professores se mobilizando para atender estudantes que não têm condições de receberem aulas online pela falta de equipamentos: “vimos o quanto o Brasil é desigual nesse acesso ao mundo digital.”

A solução para esses impasses, de acordo com a CEO do BrazilLAB, é o atendimento multicanal. “O atendimento virtual vai ser cada vez mais importante, a pandemia mostrou isso - até porque os eleitores do futuro, as novas gerações, estão inseridos nessa cultura digital, e vão demandar isso de governos. Por outro lado, o fosso, a desigualdade social impõem que mantenhamos um atendimento presencial, até que a inclusão digital seja o mais ampla possível.”

Para isso, lembrou ela, é necessário também trabalhar com capacitação e formação das competências e habilidades do século 21. “É super importante que tenhamos empreendedores dentro desse barco para que eles possam buscar soluções para requalificar a mão de obra. Os índices de desemprego estão subindo; essa mão de obra precisa ser preparada para posições que, nós sabemos, ainda vão ser criadas. Nem sabemos quais são, mas precisamos apostar nisso”, finalizou.

 

Assista a participação de Letícia Piccolotto na Campus Party

Relacionados