Primeiro hub especializado em aproximar startups e governos, o BrazilLAB realiza no próximo dia 24 no Google Campus, em São Paulo, o evento "O setor público como caminho para empreendedores". Com entrada gratuita, o evento terá palestras de representantes da academia, do governo e de startups para discutir como o empreendedorismo focado em tecnologia e inovação pode ajudar o setor público a ser mais eficiente. Para participar, é necessário realizar inscrição neste link.
Entre os palestrantes está o empreendedor israelense Erez Yerushalmi, CIO da unidade da fintech Avante em Tel-Aviv. Também estão confirmados Vinícius Muller, professor do Insper; Thiago Toscano, diretor da SP Parcerias, companhia vinculada à Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias de São Paulo, e Lívia Cunha, fundadora do Cuco Health, startup acelerada pelo BrazilLAB que está ajudando a reduzir filas nas Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora (MG) por meio de um aplicativo que atua como uma enfermeira digital. A abertura será feita por Cristina Gonçalves, diretora de Inovação e Parcerias do BrazilLAB.
“Estimular empresas a desenvolverem estratégias B2G (business to government) é um caminho importante para a construção de serviços públicos com maiores impactos positivos na vida da população, além de abrir espaço para boas oportunidades do ponto de vista do negócio”, avalia Cristina Gonçalves, do BrazilLAB. “Enquanto o setor privado pode fortalecer o governo com alta capacidade de inovação e solução de desafios complexos, o setor público oferece às empresas um grande potencial de alcance e impacto”.
Durante o evento, também será apresentado o programa de aceleração de startups do BrazilLAB, que está com inscrições abertas para sua terceira edição. O programa busca empresas que desenvolvam soluções inovadoras com potencial para ajudar governos a vencer desafios nas áreas de meio ambiente, gestão de pessoas, segurança pública e cybersecurity, saúde, inclusão social e educação empreendedora. As trinta startups selecionadas passarão por três meses de mentoria e apoio para validação de modelo de negócio, e as vencedoras do pitch final receberão um contrato de investimento que pode variar de 50 até 200 mil reais, além de apoio para a implementação das soluções em governos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de outubro, pelo site https://inscricao.brazillab.org.br/.
09h30 – 10h: Networking Time
10h – 10h15: Abertura
Cristina Gonçalves, Diretora de Inovação e Parcerias – BrazilLAB
10h15 – 10h45: Empreendedorismo para geração de impacto*
Erez Yerushalmi, CIO - Avante
10h45 – 11h15: Desafios do Brasil e Oportunidades
Vinícius Muller, Professor – Insper
11h15 – 11h45: O governo como agente da inovação
Thiago Toscano, Diretor – SP Parcerias
11h45 – 12h15: B2G: O governo como caminho para startups
Lívia Cunha, CEO – Cuco Health
12h15 – 12h45 – Q&A
Moderadora: Cristina Gonçalves
*Em Inglês.
Empreendedor em série focado em construir grandes empreendimentos, alavancando a tecnologia para impactar as populações mais carentes. Founder da Sling, a qual foi a adquirida pela empresa brasileira de micro-crédito, Avante. Atualmente, é CIO na Avante, gerenciando a unidade de Tel-Aviv, Israel. Também é Founder da Smite, startup focada em entretenimento digital. É também diretor em várias startups. É líder e influenciador na área de Impacto, apoiando startups a escalarem rapidamente seus negócios através da adoção do pensamento do “capitalismo consciente” e formando grandes lideranças. Head da Fintech Incubator na The College of Management em Israel.
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2014). Atualmente é professor do INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa e da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
Economista e Contador, com especialização em Finanças e Mestrado em Administração. Thiago foi Subsecretário de Planejamento e Orçamento no Governo de Minas, tendo participado do Choque de Gestão e coordenado o maior empréstimo da história do Banco Mundial, no valor de US$ 1 bilhão. Foi Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de BH no Governo Márcio Lacerda. Ocupou cargos de diretoria em empresas privadas do setor industrial, agropecuário e varejo. É Fellow da Eisenhower Fellowships, instituição que promove a troca de experiência entre jovens líderes mundiais e tem como Presidente do Conselho o General Colin Powell, Secretário de Estado Americano no Governo George Bush.
Administradora formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, filha de médico e empreendedora obstinada, Lívia Cunha é fundadora e CEO da startup CUCO Health que já recebeu mais de 10 reconhecimentos e prêmios no mercado LATAM de Digital Health, e foi eleita por dois anos seguidos uma das 10 startups de saúde mais atraentes para o mercado sob o ponto de vista de investidores e clientes no movimento 100 Open Startups.
Profissional com mais de 19 anos de experiência em grandes empresas e em startups na área de Marketing, Gestão de Marcas, Trade Marketing, Gestão de Contas Nacionais e Globais e Desenvolvimento de Negócios. Liderou projetos e equipes multifuncionais no Brasil e na América Latina. Já atuou em Branding, Promoções, Gestão de Clientes, Estratégia de Canais e Planejamento / Planejamento de Negócios, desde planejamento de longo prazo até implementação no mercado, além de significativa experiência em Inovação (incluindo metodologia de Design Thinking), projetos de Transformação Empresarial, CSR e Cause Marketing.
------------------
Aceleração BrazilLAB 2018
Saiba mais sobre o nosso Programa de Aceleração! Neste ano, lançamos seis desafios: meio ambiente, gestão de pessoas, saúde, inclusão social, educação empreendedora e segurança pública e cybersecurity. Empresas interessadas em participar do programa devem realizar inscrição pelo site até o dia 8 de outubro.