Carta do CEO: uma nova identidade visual para um novo ciclo

Chegando ao marco de cinco anos, o BrazilLAB quer olhar para frente, em um novo momento, em um novo ciclo que se inicia e como uma ótima oportunidade para mudarmos nossa identidade visual
Em 18 de August de 2021

Há cinco anos, quando o BrazilLAB nasceu, pouco se falava em GovTech no Brasil e o impacto que as novas  tecnologias desenvolvidas por startups poderiam ter para transformar a gestão pública no País. Mesmo assim, nós não deixamos de acreditar nessa pauta. Fomos pioneiros e corajosos, lidando com desafios desconhecidos, abrindo novos espaços de diálogo e colaboração público-privada, introduzindo termos técnicos pouco usados, disseminando conhecimento e lutando por melhorias legislativas nessa agenda, até chegarmos aqui, com a ajuda de uma equipe competente, apoiada por diferentes pessoas e organizações. 

Desde então, os resultados são impressionantes: tivemos 114 soluções desenvolvidas ou aprimoradas ao longo das cinco turmas do nosso Programa de Aceleração. Foram mais de 100 eventos realizados ou apoiados pelo BrazilLAB dentro da agenda de inovação em governo por meio da transformação digital. São dez estudos publicados pelo BrazilLAB em uma série de temas relevantes, incluindo o maior levantamento já feito sobre o potencial do mercado GovTech no Brasil.

Estabelecemos parcerias internacionais, apresentamos o que fazemos de melhor aqui e aprendemos com o que há de bom pelo mundo. Em um trabalho pioneiro de advocacy, lideramos a agenda de modernização da legislação sobre compras públicas de inovação e governo digital no Brasil, culminando com a aprovação, neste ano de 2021, do Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador, com um capítulo específico sobre o tema, além da Lei de Governo Digital e da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 

Superados os desafios regulatórios, é hora e vez de dar mais protagonismo para empreendedores e empreendedoras, assim como para os servidores e servidoras públicas que querem reinventar os nossos  serviços públicos. Somos uma nação conectada, que tem em seu sangue o desejo de empreender e ser criativa. Assistimos a isso nesse processo da pandemia, quando inúmeras startups adaptaram seus negócios para diminuir os efeitos colaterais causados pela covid-19.

Hoje, podemos dizer que temos startups atuando em diferentes lugares do País para ampliar o acesso à saúde, a qualidade da educação e garantir a segurança pública, além de contribuir para políticas públicas bem específicas, como assistência social, meio ambiente e participação cidadã. Mais do que isso, com a equipe que nos ajudou até aqui, junto com o apoios de diferentes pessoas e organizações, podemos falar que existe uma comunidade, uma rede BrazilLAB.

Mas chegando  ao marco de cinco anos, mais do que olhar para o que fizemos, queremos olhar para frente, em um novo momento, em um novo ciclo que se inicia e como uma ótima oportunidade para mudarmos nossa identidade visual refletindo as novas transformações que queremos promover no ecossistema govtech brasileiro.

Assim, o BrazilLAB aposta em uma cara nova para lidar com todos os desafios que veremos nos próximos anos, consistentes em estabelecer uma cultura digital e inovadora no Poder Público, implantando novas formas de colaboração público-privada para isso, mediadas pela tecnologia. 

Conceitos como inovação, modernidade, conexão, tecnologia e pioneirismo são  primordiais para nós. Por isso, priorizamos essas questões em nossa nova identidade visual, que tem como objetivo comunicar nossa missão e visão, destacando nossas três grandes áreas de atuação: Aceleração, Talks e Selo GovTech. Sempre com o propósito de gerar conexões, sinapses humanas e tecnológicas que melhorem a vida das pessoas.

Mas existem algumas coisas nesse processo que não mudam. Continuamos com o nosso BRAZIL com Z, que sempre foi inspirado pela idéia de disrupção, de inverter a lógica e de pensarmos de maneira global.

Continuamos com nossa lâmpada iluminando as boas ideias que são geradas aqui no país, dentro da nossa crença de que é importante jogar luz no Brasil que já dá certo. Mas queremos, cada vez mais, trazer para o nosso lado o que há de melhor em outros países e levar para o mundo as inovações e tecnologias que temos por aqui. Tenho certeza que, com seu apoio, teremos sucesso nessa missão.

Um abraço, 

Guilherme Dominguez (CEO do BrazilLAB) e Letícia Piccolotto (Presidente do Conselho do BrazilLAB)

 

Relacionados