CEO do BrazilLAB debate inovação no Setor Público no Estúdio News da Record News

Guilherme Dominguez participou do debate do Estúdio News ao lado de Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP (conselho de engenharia, agronomia e geociências)
Em 25 de August de 2021

A edição do último dia 14/08 (sábado) do Estúdio News, da Record News, contou com a presença do CEO do BrazillAB, Guilherme Dominguez. Ao lado de Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), Guilherme foi entrevistado por Gustavo Toledo e falou sobre sobre Inovação e Transformação Digital no Poder Público. Assista o debate na íntegra no canal do Youtube do Record News.

 

Modernização do atendimento é fator primordial para melhoria do serviço prestado

A procura pela simplificação dos serviços é uma tendência sem volta. A grande quantidade de burocracia para se resolver uma demanda é algo cada vez menos tolerada pela população.

No setor privado, se tem acesso a pedir comida, comprar viagem, ingresso de cinema, entre outros serviços, todos pelo celular. E esse dinamismo serve como imposição para que o governo e os serviços públicos também sigam essa mesma lógica e migrem para o chamado digital first, ou seja, primeiro atender e servir de forma digital para com isso conseguir também promover inovação, afirma Guilherme Dominguez, CEO do BrazilLAB.

A modernização dos processos é uma das iniciativas que buscam promover a inovação no setor público, fator primordial para a melhoria dos serviços prestados.

Uma pesquisa do Ibope mostrou o crescimento de 61% para 75% de brasileiros que acham a rede pública ruim ou péssima, mas especialistas se mantêm otimistas apesar dos números.

Para Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), existe um leque de oportunidades em inovação.

“Interessante esses números e eu vejo isso como um ponto positivo, existe um caminho muito grande a se percorrer para a inovação, então aí você desdobra em oportunidade, necessidade de material humano qualificado. Ou seja, nós vivemos um momento no país onde o problema está posto: nós temos 61%, depois cresce para 75% e uma necessidade muito grande nessa conexão de oportunidades de startups com o poder público.”

Guilherme Dominguez, explica ainda algumas formas de se promover a inovação.

“Quando falamos de inovação pública, inovação no setor público, a primeira coisa que é importante entender é que a transformação digital não é necessariamente sinônimo de inovação no poder público. Você tem maneiras de promover serviços públicos inovadores, melhores e mais eficientes, reorganizando processos ou equipes de pessoas. Eu costumo dizer que esses são os 3 Ps que temos dentro da inovação do setor público - pessoas, processos e parcerias”.

 

Assista ao debate na íntegra:

Relacionados