Cinco startups brasileiras são selecionadas para se apresentar na COP26 em Glasgow

foram escolhidas as 5 startups que representarão o Brasil na COP26 no âmbito do CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme
Em 04 de October de 2021

 

O ecossistema brasileiro de inovação mostrou que está em sintonia com os grandes desafios globais e teve participação destacada na fase de seleção do CivTech Alliance COP26 Global Scale-up Programme. Vinte e seis startups se inscreveram na seletiva brasileira, fazendo com que o Brasil fosse o país com mais concorrentes para as 18 vagas disponíveis.

Fomos responsáveis por mais de 40% das inscrições globais entre todos os países participantes da iniciativa, que tem como objetivo dar visibilidade a scale-ups (startups de crescimento acelerado no longo prazo) com soluções para o combate às mudanças climáticas.

As 26 startups enviaram informações sobre seus modelos de negócio assim como vídeos de apresentação. Com base nesse material, avaliou-se a inovação e o potencial de mercado das concorrentes. Nessa primeira etapa foram selecionadas 10 startups para a fase de pitch, quando elas puderam apresentar suas soluções durante 5 minutos e responder dúvidas dos avaliadores.

Além da inovação e do potencial de mercado, a etapa de seleção final levou em consideração a capacidade coletiva da equipe da startup, estágio de maturidade e disponibilidade para participar das fases seguintes do programa do CivTech Global Scale-Up.

Assim, foram escolhidas as 5 startups que representarão o Brasil na COP26 no âmbito do Programa. Três têm atuação no tema de resiliência e adaptação ambiental, são elas: Eco Panplas, Tesouro Verde e Um Grau e Meio. A representante com solução para descarbonização do transporte é a Scipopulis e no combate ao desperdício de alimentos a startup selecionada foi a Lemobs.

Essas startups já estão participando da fase de Safari do programa da CivTech. Ao longo de 7 semanas, elas participarão de imersões internacionais, realizando conexões e interações com os ecossistemas de inovação dos países que participam da iniciativa: Escócia, Espanha, EUA, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Austrália, Lituânia, Polônia e Brasil.

A participação das startups brasileiras é feita sob a coordenação da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado de SP, do IdeiaGov, o hub de inovação aberta do governo do estado de SP e do BrazilLab, o hub de inovação que conecta empreendedores com o poder público.

 

Conheça as startups que representarão o Brasil na COP26:

 

Eco Panplas

A Eco Panplas desenvolveu uma tecnologia limpa e sustentável para reciclar embalagens plásticas de óleo lubrificante pós-consumo, reduzindo as chances de contaminação da água e do solo pelos resíduos de óleo que ficam nas embalagens após o uso.

 

Um Grau e Meio

A startup possui uma solução para combater incêndios em florestas e plantações. Uma combinação de hardware e software é capaz de detectar o início de queimadas em um raio de 15 km, possibilitando o imediato combate ao fogo.

 

Tesouro Verde (Brasil Mata Viva)

O Tesouro Verde é um SaaS que auxilia as estratégias de políticas públicas de sustentabilidade e combate a mudanças climáticas, em blockchain. Integra proprietários de terras, entidades públicas, empresas e sociedade global, a economia verde. Certificação Tesouro Verde, selo digital sustentável que agrega estratégias de práticas ESG.

 

Lemobs

A empresa criou uma solução para gerenciamento da alimentação em escolas. O sistema da Lemobs engloba todas as etapas envolvidas no fornecimento de alimentos, desde sua compra, armazenamento e preparo. Melhorando o serviço prestado aos estudantes, reduzindo custos e desperdício de alimentos.

 

Scipopulis

A Scipopulis processa e analisa dados de mobilidade em tempo real, em conjunto com outros dados das cidades. Sua plataforma de monitoramento do transporte público inclui a estimativa de emissões de gases do efeito estufa, que auxiliam as cidades a implementar medidas para a descarbonização.

 

Relacionados