Compartilhe:

Com presidenciáveis, evento discute inovação no setor público

Alckmin, Amoêdo e Marina são presenças confirmadas no GovTech Brasil, que também terá palestras de co-fundador do Waze e ex-presidente da Estônia
Em 31 de July de 2018

O Brasil passa por um momento importante, no qual a população reflete e repensa a política nacional, assim como a forma de se relacionar com o setor público. Neste contexto, o BrazilLAB, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio - ITS Rio, realizará nos dias 6 e 7 de agosto em São Paulo o GovTech Brasil, evento que tem como objetivo contribuir para uma agenda de inovação e tecnologia para governos no país. Além de palestras com especialistas nacionais e internacionais, o encontro receberá pré-candidatos à Presidência da República para uma mesa sobre a pauta de inovação para os próximos quatro anos.

 

>>> Já conhece o Programa de Aceleração do BrazilLAB? Saiba Mais aqui! <<<

 

Em um mundo cada vez mais digital, o BrazilLAB, o ITS Rio e seus parceiros querem trazer para o debate o conceito govtech, ou seja, tecnologia e inovação para governos, a fim de tornar o setor público mais eficaz e menos oneroso. De acordo com levantamento do Banco Mundial, os brasileiros gastam quase 2 mil horas – cerca de 88 dias por ano – só para lidar com a burocracia. “As novas tecnologias, além de agilizarem processos, também podem ser utilizadas para aumentar a transparência e abrir caminho para maior participação da sociedade na construção de políticas públicas”, afirma Letícia Piccolotto Ferreira, fundadora do BrazilLAB.

São esperados mais de 400 participantes de 10 países diferentes. Serão 20 palestrantes nacionais – entre os quais estão o Ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, e o ex-presidente do Banco Central do Brasil Armínio Fraga – e 16 internacionais ligados tanto a setores da sociedade civil quanto à administração pública. Um deles é Toomas Hendrik Ilves, que entre 2006 e 2016 ocupou o cargo de presidente da Estônia – um dos países mais digitais do mundo, onde a relação entre população e governo ocorre principalmente em plataformas online, e processos como a abertura de uma empresa levam apenas 15 minutos.

O primeiro dia de evento abordará experiências bem-sucedidas de outros países - além de Toomas Hendrik Ilves, confirmaram presença nomes como José Clastornik, diretor da Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação do Uruguai, e Heidi Bernet, ex-vice-ministra de Avaliação Social do Ministério de Desenvolvimento Social do Chile. Já o segundo dia, com grandes nomes que fazem ou já fizeram parte de governos no Brasil, discutirá o cenário atual do país e buscará propor uma agenda digital para que haja avanços na área.

“Queremos mostrar como os outros países estão utilizando a tecnologia nas suas gestões e debater com especialistas brasileiros quais as soluções mais viáveis para a nossa realidade”, explica Letícia Piccolotto, que também é uma das curadoras do evento, junto com o empresário e apresentador Luciano Huck e o diretor do ITS Rio, Ronaldo Lemos.

“Governos estão se tornando plataformas tecnológicas. Além disso, a tecnologia é a inimiga número um da burocracia. Daí a importância do evento: mostrar o caminho para que o Brasil possa construir um governo digital: simples, eficiente e transparente”, afirma Ronaldo Lemos.

O evento será transmitido ao vivo pela internet, pelos canais dos organizadores no YouTube, e poderá receber perguntas e interações do público por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para acompanhar a programação.

 

Presidenciáveis discutem visão 2019-2022

O GovTech convidou pré-candidatos à presidência para encerrarem o evento com a mesa “Visão 2019-2022”, que terá como tema a pauta de inovação para os próximos 4 anos. Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede) são nomes já confirmados.

“No final do evento, queremos elaborar um documento com as principais propostas de soluções viáveis para que o Brasil reduza o custo das burocracias e se torne um país mais moderno e ágil nos processos”, afirma Letícia Piccolotto. 

O “GovTech: Construindo uma agenda digital para o setor público” é patrocinado pela Fundação BRAVA, Banco Itaú, Fundação Lemann, Grupo Boticário, Instituto Humanize, Magazine Luiza, Stone e Gol.

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o único GovTech Hub que acelera ideiase conecta empreendedores com o poder público. Nosso objetivo é estimular, no Brasil, uma cultura voltada para a inovação no setor público. Fazemos isso apoiando empreendedores que estão engajados em buscar soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade atual.

 

Sobre o ITS Rio

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo do impacto e do futuro da tecnologia no Brasil e no mundo. O ITS Rio analisa as dimensões legais, sociais, econômicas e culturais da tecnologia e promove melhores práticas de regulação que protejam a privacidade, a liberdade de expressão e o acesso ao conhecimento.

 

Informações para a imprensa - Loures Consultoria

[email protected] (11) 2391-5005

Bruno Sisdelli - [email protected] (11) 95474-7780

Isadora Mota - [email protected] (11) 99624-8253

 

Site: http://govtechbrasil.org.br/

Dia 1 - 6 de Agosto: https://youtu.be/-5VUY02-UTs

Dia 2 - 7 de Agosto: https://youtu.be/gPFPFPFjY6I

Relacionados