Compartilhe:

Como a tecnologia revolucionou o desenvolvimento social do Chile

A chilena Heidi Berner, palestrante do evento GovTech, vem ao Brasil contar sobre a experiência de introduzir tecnologia para a seleção e gestão de programas sociais.
Em 18 de July de 2018

Um dos grandes desafios de qualquer programa social é como compilar e atualizar dados específicos da população. Há uma disparidade entre a realidade e o que consta nos registros, muitas vezes analógicos, de cidades e estados. Isso sem mencionar questões como fraude, seleção tendenciosa e corrupção. Esses elementos prejudiciais em qualquer programa social infelizmente não são novidade aqui no Brasil. Mas há caminhos para elevar a performance e a igualdade do sistema. E há um ótimo exemplo aqui na América Latina.

O Chile implementou no início de 2018 um sistema integrado de dados sociais. Diferentes bancos de dados foram reunidos e organizados para que, a partir de critérios igualitários, a tecnologia pudesse identificar quem mais precisa de auxílio. O BrazilLAB é um hub que nasceu para estimular iniciativas como essa do governo Chileno. Medidas que introduzem tecnologia na gestão e a tornam mais humana. No evento GovTech, promovido pelo BrazilLAB e pelo ITS Rio, Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, teremos a oportunidade de ouvir sobre esse caso de sucesso diretamente de uma integrante da equipe responsável. Heidi Berner, ex-vice-ministra de Avaliação Social do Ministério do Desenvolvimento  Social do Chile, é uma das mais de 30 figuras públicas no quadro de palestrantes do evento.

O sistema RSH

Antes do sistema, fichas reuniam informações sobre famílias inscritas em programas sociais do governo. O processo era lento, com estágios obscuros para seleção de beneficiários que davam margem a críticas sobre igualdade de direitos e mérito dos escolhidos. O novo registro unifica dados administrativos de diversos órgãos, inclusive das antigas fichas, compilando informações sobre saúde, moradia, educação e o perfil de cada domicílio.

O sistema, intitulado RSH (Registro Social de Domicílios, em espanhol), permitiu um nível elevado de conhecimento, agilidade e transparência na gestão de beneficiários. E um ponto interessante do projeto é que toda a operação está sob a tutela exclusiva do Ministério do Desenvolvimento Social Chileno. Ou seja, o foco é a identificação das demandas individuais, para que o estado possa ajustar as políticas públicas da melhor forma, promovendo uma verdadeira transformação social e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

Capilaridade do sistema

São os municípios chilenos que executam as políticas sociais federais. Para manter a sinergia dos trabalhos, uma plataformas online de capacitação e apoio aos gestores municipais é oferecida. E para as famílias incluírem seus dados, são disponibilizados quiosques em mais de 200 cidades. É no contato com os municípios que os cidadãos são informados sobre a elegibilidade a outros benefícios, uns com inclusão automática, outros com oferta limitada que exigem uma pré-seleção. Esse trabalho em conjunto, foi possível conhecer a real situação de mais de 70% da população chilena, permitindo identificar que famílias necessitam de apoio e que programas de assistência se encaixam em cada caso.

GovTech

Esta iniciativa chilena e outros cases de sucesso serão debatidos em um evento dias 6 e 7 de agosto. O 1º GovTech será realizado em São Paulo, com transmissão online em tempo real. A iniciativa é do BrazilLAB e do ITS Rio, patrocinado pela Fundação BRAVA, Banco Itaú, Magazine Luiza, Instituto Humanize e Gol.

Para maiores informações, não deixe de visitar o site do evento.

www.govtechbrasil.org.br

 

Informações para a imprensa

Loures Consultoria - [email protected] - (11) 2391-5005

Bruno Sisdelli – [email protected] – (11) 95474-7780

Isadora Mota – [email protected] – (11) 99624-8253

Relacionados