Compartilhe:

Confira como foi e o que rolou nos módulos de formação do Programa de Aceleração de Startups GovTech do BrazilLAB

Turma 7 do Programa de Aceleração do BrazilLAB encerra jornada de aprendizados e se prepara para o DemoDay, compartilhando histórias, insights e impacto no setor público
Equipe BrazilLAB Em 23 de May de 2023

Estamos nos aproximando do final de mais uma edição do Programa de Aceleração e os participantes da Turma 7 já somam muitas histórias, experiências e aprendizados dessa jornada. Foram três meses de muito conteúdo, mentorias coletivas e individuais e oportunidades únicas para aperfeiçoar o modelo de negócio visando o potencial de impacto no Poder Público. Então, para sentir um pouco de como foi essa experiência, mergulhe neste resumo descritivo das atividades desenvolvidas em cada módulo, repletas de insights e aprendizados enriquecedores:

 

  • Módulo Compras Públicas e Relações Governamentais

 

Você sabia que, além de CEO do BrazilLAB, o Guilherme Dominguez também é especialista em Direito Administrativo, professor e palestrante sobre o tema? Com essa carga de conhecimento, Guilherme ministra com maestria, desde a Turma 1, o primeiro módulo de formação das startups aceleradas. No módulo de Compras Públicas e RelGov, foram abordadas diferentes estratégias de aproximação entre as startups e o Poder Público, ressaltando-se a importância da colaboração mútua. Além disso, foram exploradas as legislações relacionadas ao tema, como a Lei de Licitações, a Lei de Inovação Tecnológica, o Marco Civil do Terceiro Setor e o Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador. O objetivo principal foi mostrar às startups como encontrar espaço para seus modelos de negócio no intrincado contexto legislativo. De forma complementar, a Turma recebeu o Igor Guadalupe, Diretor Executivo do GESUAS, startup referência no ecossistema GovTech, que compartilhou estratégias de longo prazo para estabelecer uma sólida relação de compra e venda com o setor público, além de oferecer dicas preciosas sobre como apresentar soluções aos gestores públicos.

 

  • Módulo Avaliação de Impacto no Poder Público 

 

Toda GovTech é um negócio de impacto social. Não dá para falar de transformação do serviço público sem considerar o impacto dessa mudança para o cidadão/sociedade. Por isso, o segundo módulo de formação foi pensado e estruturado para dar embasamento para a Turma de acelerados sobre a construção e storytelling dessa relação tênue, sobre as ferramentas e metodologias, as especificidades da mensuração de resultados no contexto do setor público e sobre como é importante ter o modelo de negócio sempre alinhado com essa visão de impacto, inclusive no contexto de captação de investimentos. Para tratar sobre o tema, a Turma recebeu o Beto Scretas, Diretor da Aliança pelos Investimentos de Impacto, Oto Buregio, servidor do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Guilherme Bayma, ex-Gerente Geral do Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas e Ciência de Dados da Prefeitura do Recife. 

 

Ainda durante o módulo de impacto, a equipe do BrazilLAB organizou interações entre a Turma para troca de experiências sobre os desafios e êxitos para construção de uma teoria de mudança associada ao modelo de negócio. 

 

  • Módulo Experiência do Usuário (UX) no Setor Público 

 

Tanto no módulo de compras públicas quanto no módulo de avaliação de impacto,  ficou bem claro para a Turma a importância de identificar e conhecer as especificidades das “personas” com as quais estão lidando ou vão lidar para construir e ter sucesso no modelo de negócio B2G. Por conta disso, o  módulo de UX foi formatado para ajudar essa jornada de identificação da persona e, principalmente, para aproximar a turma da realidade do setor público a partir do ponto de vista de pessoas que estão ali no dia-a-dia, como forma de estudar seu público alvo. Para esse módulo, a Turma recebeu a Luana Faria, servidora da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia e o Felipe Cruz, Diretor de Experiência do Usuário no Governo Federal. Em sua fala, Luana destacou o uso estratégico da linguagem simples em ambientes e documentos do Poder Público, ressaltando a crescente adoção pelos gestores. Já Felipe, abordou a necessidade  de adaptação das soluções ao perfil do usuário, enfatizando a importância da simplicidade e praticidade dos produtos. 

 

Adicionalmente, a Turma teve oportunidade de bater um papo com dois grandes empreendedores também acelerados pelo BrazilLAB e que constituíram, cada qual em sua respectiva startup, estratégias muito bem elaboradas para reconhecimento da persona e construção da jornada de relacionamento. Felipe Carvalho, Cofundador da Sala do Empreendedor Digital, e Bernard Caffé, CEO da startup Jovens Gênios. 

 

Por entender a importância de conversar e estudar as personas, o BrazilLAB fechou o módulo com uma chave de ouro e reuniu mais de 40 gestores públicos, de dentro e de fora da Rede, para interagirem com a Turma de acelerados. O encontro foi um momento de alta conectividade para “os dois lados”, uma vez que os gestores enxergaram a dinâmica de interação como uma ótima oportunidade para conhecer e se aproximar de soluções inovadoras. Vale ressaltar que grande parte dos gestores presentes também estão sendo acelerados por outra iniciativa do BrazilLAB - o Programa de Aceleração Digital de Municípios - e a atividade do Módulo de UX marcou o encontro entre as duas Turmas.

 

Mentorias Coletivas e Individuais

 

Os três módulos formam o “carro chefe” do Programa de Aceleração de Startups GovTetch do BrazilLAB e foram estrategicamente pensados, e constantemente melhorados, para criar uma base sólida de conhecimento para as startups participantes, capacitando-as para enfrentar os desafios do promissor mercado GovTech. Naturalmente, os módulos desencadeiam dúvidas e outras necessidades inerentes aos aprendizados absorvidos na formação. Por isso, para atender tais demandas, o Programa também oferece uma série de mentorias coletivas complementares que são construídas de acordo com o perfil dos participantes. Para a Turma 7, foram 4 mentorias coletivas que trataram sobre investimento GovTech, LGPD e Propriedade Intelectual, Política de Compliance e, por fim, um treinamento de pitch B2G. Paralelo às mentorias coletivas, os (as) empreendedores (as) da Turma também exploraram o potencial da Rede de Mentores e tiveram a oportunidade de receber mentorias individuais e totalmente personalizadas para a realidade da startup. 

 

"Sou muito grato ao BrazilLab por me dar a oportunidade de ser mentor das startups que se dispõem a oferecer soluções inovadoras para o Poder Público. Entendo que se trata de uma nova forma de encarar a relação público privada, sendo muito mais colaborativa, transparente e que tem a chance de oferecer soluções reais para problemas reais. No fim, pode e deve beneficiar a todos nós". Mentor Paulo Dantas

 

Banca Pitch 

 

Após três meses de muito aprendizado, aperfeiçoamentos, mudanças de rotas e inúmeras alavancagens, o Programa vem se aproximando do fim. A Banca Pitch é considerada a “semi-final”, onde 10 das 17 startups são selecionadas, com base em diversos critérios, para se apresentar a uma banca de gestores públicos que, por sua vez, terão a importante missão de fazer questionamentos, considerações e avaliações que serão o insumo para selecionar as 6 startups que se apresentarão na grande final: o DemoDay. 

 

Na Turma 7, as 10 startups selecionadas para esse grande momento foram: 

  • Clurb (GreenGovTech)
  • QualityHub (GreenGovTech)
  • OSPA Place (GreenGovTech)
  • Tecnolokid (GreenGovTech)
  • TUXTU (Green GovTech)
  • EagleCare (Health GovTech)
  • WebBula (Health GovTech)
  • Acordos Brasil (Tax GovTech) 
  • Quasar (Tax GovTech)
  • ToGov (Tax GovTech)

 

Depoimentos da Turma

 

Há quem diga que contar a experiência e os resultados do Programa sendo parte da equipe pode soar tendencioso. De fato. Por isso, convidamos os participantes da Turma a compartilharem suas experiências assumindo o lugar de fala de quem vivenciou a formação. Confere só:

 

"Uma palavra traduz a experiência no BrazilLAB: transformação! Às vezes, pode-se acreditar que estar no ecossistema GovTech só oferece soluções tech para governos; mas o BrazilLAB me mostrou que ser uma agente no ecossistema GovTech requer uma transformação de mentalidade e perspectiva em relação aos clientes, com impactos exponenciais. A história da Mosyni terá um antes e depois do BrazilLAB."  Daniele Dantas, CEO da staturt Mosýni

 

"A Qualityhub é uma solução de gestão da qualidade que estava em operação em modelo B2B. Entramos no BrazilLab pois vislumbramos uma oportunidade no modelo B2G, porém não sabíamos direito como trabalhar neste meio, apesar da equipe ter mais de 10 anos de experiência B2B. Os módulos do programa foram essenciais, existe toda uma estratégia, técnicas e principalmente muito conhecimento de legislação para viabilizar um negócio B2G. E ao término destes módulos você tem todo um plano para operacionalizar um negócio, e ainda existem sessões para realizar conexões e validações com entes públicos."  Gustavo Garcia, CEO da startup QualityHub

 

"O time do BrazilLAB é incrível, muito capacitado e comprometido em nos apoiar com ferramentas para posicionarmos a Clurb e ampliarmos nossos horizontes. Ouvir profissionais que já percorreram esse caminho, tanto na área de UX no setor público, avaliação de impacto e negócios com poder público nos ajuda a ter coragem de continuar na tentativa de atuar com governos no Brasil. Além disso, a rede de mentores reúne profissionais com experiência em diferentes áreas relacionadas ao governo, e poder conversar com vários deles é um privilégio. Estamos recebendo feedbacks e sendo orientados sobre pontos que ainda não tínhamos nos debruçado, e estamos muito animados com o que conseguiremos realizar após esse impulso do BrazilLAB". Maria Ligia Viana, representante da startup Clurb

 

"Minha experiência na aceleração do BrazilLab foi extremamente positiva. As aulas foram uma fonte inesgotável de questionamentos sobre o nosso negócio e a proposta de valor que oferecemos. Para nós, que estávamos focados no mercado B2B, foi muito esclarecedor entender melhor a persona do setor público, compreender suas dores e desvendar as nuances desse mercado até então inexplorado por nós. Nosso produto e conhecimento evoluíram consideravelmente durante esses meses, mais do que em todo o ano de 2022." Flávia Tissot, CEO da startup PLACE

 

"A experiência da aceleração do RDO App pelo Programa BrazilLab (Turma 7) tem sido muito importante para a estratégia da nossa startup no segmento GovTech. Depois de algumas tentativas fomos selecionados e esse foi o primeiro aprendizado, resiliência, porque o programa é do tipo “tiro curto” e muito intenso de muitos vetores de riquezas!! E fomos selecionados na hora certa porque nossa startup amadureceu em termos mercadológicos, de tecnologia e de proposta de valor. Como pontos fortes do programa posso citar a Metodologia que inclui as palestras online, a planilha com indicadores, as interações com outras startups do programa, entre as startups da turma e com os órgãos de governos, mentorias, atendimento das Julias, condução da Natália e o ícone Guilherme, mestre batalhador que representa a todos nós! Estamos em boas mãos! O Brasil tem jeito e  passa pelo BrazilLab!". Lucio Felix, CEO da startup RDP App

 

Para finalizar, nada mais adequado do que o depoimento de Antônio Eduardo, CEO da WebBula, que resume perfeitamente a experiência de ser acelerado

 

"Fui surpreendido com a qualidade do programa de aceleração do BrazilLAB. O alto nível das palestras e temas, as mentorias e organização de um time irrepreensível, fazem do programa um dos melhores do Brasil. A WebBula adquiriu um conhecimento que será um grande divisor no modelo GovTech. Gratidão à todos"

 

Próximos Passos

 

Depois dessa trajetória tão intensa que as startups passaram, ainda temos mais uma etapa para finalizar com sucesso mais uma turma do Programa de Aceleração do BrazilLAB: o DemoDay. Este está previsto para acontecer quarta-feira dia 14/06 às 9h30. Se preparem pois esse é um dos maiore eventos que o BrazilLAB produz, será transmitido pelo nosso canal do YouTube e contará com uma banca de avaliadores mais do especial. Contaremos com inúmeros gestores públicos, investidores, acadêmicos, organizações do terceiro setor, ex-participantes do programa e é claro, toda a turma 7 reunida pela última vez. Não vai perder, né? Fique de olho em nossas redes sociais que divulgaremos todos os detalhes!

Relacionados