Compartilhe:

Confira como foram os três módulos da Turma 6 do Programa de Aceleração do BrazilLAB

As 18 startups e PMEs participantes puderam trocar experiências com especialistas e mentores da pauta GovTech
Em 06 de December de 2021

Nos dias 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro, o BrazilLAB concluiu os três módulos da Turma 6 do seu Programa de Aceleração. As atividades contaram com a participação de grandes especialistas, que falaram sobre compras públicas de inovação, relações governamentais, captação de investimento, avaliação de impacto, experiência do usuário e muito mais. De acordo com o CEO e Cofundador do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, "foi um programa muito rico, pela qualidade dos participantes e expositores, além de ter sido o mais completo conteúdo já dado até hoje, dentro das 3 temáticas trabalhadas durante essa etapa".

 

Confira o que rolou nesses dias de Aceleração:

No primeiro módulo, Guilherme Dominguez falou sobre compras públicas de inovação, nova Lei de Licitações e Contratos, Lei de Governo Digital, Marco Legal das Startups e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. As startups e PMEs tiveram, ainda, a oportunidade de ter palestras com Fabiana Fagundes, sócia do FM/DerraikRenato Ramalho, CEO da KPTL, Felipe Monteiro e Aline Junqueira, advogados do time do Kasznar Leonardo, e Paulo Dantas, sócio do Castro Barros, que abordaram temas como investimento, proteção de dados, propriedade intelectual, corrupção e compliance. Também fez parte da programação uma sessão sobre funil de vendas e marketing para o poder público, ministrada pelo CEO e Fundador do GESUAS, Igor Guadalupe.

Com o foco em avaliação e mensuração de impacto, o módulo 2 contou com representantes do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), como Beto Scretas, e o sócio e COO da Vox Capital, Gilberto Ribeiro. Foi realizada uma dinâmica com um Canvas orientado para modelos de negócio de impacto e uma conversa com o Fundador da Universaúde, Érico Vasconcelos, que contou sua inspiradora trajetória pessoal e profissional no setor.

Por último, no terceiro e último módulo, os participantes tiveram a chance de interagir com gestores públicos de diversas áreas, que compartilharam suas visões em experiência do usuário, construção de personas e estratégias de engajamento.

Joelson Velloso, ex-servidor da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, e Luana Faria, do LA-BORA! Gov, falaram sobre como engajar o usuário cidadão e o usuário servidor em uma estratégia de transformação digital. Mais tarde, Natalia Fregonesi, responsável pelo Programa de Aceleração do BrazilLAB, apresentou algumas ferramentas para avaliação de impacto.

As atividades foram concluídas com uma oficina com representantes do Laboratório de Inovação em Governo do Estado de Minas Gerais – Lab.MG, sobre metodologias para pesquisa de experiência do usuário no serviço público e linguagem simples, e uma dinâmica em que as startups se reuniram em grupos, apresentaram os seus pitches e receberam feedbacks dos especialistas.

"De modo geral, essa edição foi muito especial, já que tivemos startups em diferentes estágios, um alto nível de engajamento e participação e uma grande diversidade de especialistas e gestores públicos", finaliza Dominguez.

Relacionados