Confira o que rolou no Safari Brasil do CivTech Alliance COP26 Global Scale-Up Programme

O programa foi uma iniciativa de diversas organizações, públicas e privadas, de 10 países
Em 17 de November de 2021

Entre os dias 19 e 22 de outubro, o BrazilLAB realizou, em parceria com a InvestSP e o IdeiaGov, o Safari Brasil do CivTech Alliance COP26 Global Scale-Up Programme. O programa foi uma iniciativa de diversas organizações, públicas e privadas, de 10 países, que se juntaram para selecionar scale-ups da América do Sul e do Norte, Europa e Austrália, com soluções para 3 desafios relacionados aos objetivos da COP26: resiliência ambiental, combate ao desperdício de alimentos e descarbonização dos transportes.

Após a fase de seleção, da qual saíram 18 startups, sendo 5 brasileiras, o programa promoveu um intercâmbio virtual das selecionadas por todos os países participantes, por meio do qual elas puderam conhecer e interagir com especialistas, autoridades e gestores públicos, tendo em vista explorar as oportunidades e o ecossistema local. No Brasil, a agenda durou 4 dias e abordou diversos temas de interesse das scale-ups, além de sessões de networking e pitch.

Durante os encontros virtuais, as 18 scale-ups se apresentaram e trocaram experiências entre si e com outras turmas de aceleração. Entre os especialistas e autoridades convidadas, estiveram presentes nomes como o CEO e Cofundador do BrazilLAB, Guilherme Dominguez; o Diretor Presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira;  a Secretária Executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Marina Bragante; o Especialista do CAF, Marcelo Facchina; o Presidente do Conselho do IPT, Marcos Vinicius; o Coordenador Assistente da FAPESP, Eduardo Zancul; o Diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Pereira; dentre outros.

 

Programação

No primeiro dia, a programação contou com especialistas em “Doing Bussiness” e GovTech, entre eles, o nosso CEO e Cofundador, Guilherme Dominguez. Foram apresentados o panorama e o cenário da inovação e do empreendedorismo no país, bem como os desafios e oportunidades do mercado GovTech no Brasil e na América Latina. As chamadas para projetos de pesquisa e inovação também estiveram na pauta. Uma sessão extra para as brasileiras, sobre o contexto e o mercado britânico, fechou a agenda do dia.

Já no segundo dia, os painéis abordaram o ecossistema de investimento no Brasil, as oportunidades de negócio em São Paulo e o cenário do venture capital no país. No terceiro e penúltimo dia, o debate foi sobre a implementação da Agenda ODS + ESG em São Paulo, além de sessões paralelas com especialistas em cada desafio. Por fim, o encerramento contou com uma sessão de networking ampliada, direcionada por temas de escolhidos pelas próprias empresas, e um debate de avaliação do Safari, com a equipe da CivTech Alliance, incluindo o Diretor do Programa, Alexander Holt, que falou sobre a importância da iniciativa, que tem como objetivo fornecer melhores serviços públicos e gerar oportunidades de desenvolvimento econômico, além de impulsionar uma mentalidade empreendedora no setor público.

Para as empresas que participaram do Safari, o Programa foi uma grande oportunidade de estabelecer conexões internacionais de valor e de participar da COP26, apresentando as suas soluções para líderes públicos de diversos países do mundo.

Relacionados