Compartilhe:

Confira os destaques do evento "O Ecossistema Brasileiro de Governos Locais Digitais"

O evento contou com o lançamento das ferramentas desenvolvidas pela Aliança, com o apoio dos parceiros, para a transformação digital de municípios
Em 15 de April de 2021

A Aliança pela Inovação e Sustentabilidade e o BrazilLAB, em parceria com a Rede Gov.br, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, realizaram no último dia 29 de março, o evento “O Ecossistema Brasileiro de Governos Locais Digitais: experiências, soluções e atores”


ASSISTA AO EVENTO AQUI

O evento contou com o lançamento das ferramentas desenvolvidas pela Aliança, com o apoio dos parceiros, para a transformação digital de municípios e a discussão de cases de sucesso, desafios e oportunidades da Rede Gov.br, BNDES, CAF, BID e BrazilLAB.

Em pouco mais de um ano de existência, a Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, uma coalizão composta pelo Instituto Arapyaú, a Fundação Brava e o Instituto Humanize, se consolidou como um modelo de sucesso de tomada de decisão colegiada e de compromisso de investimento conjunto, para organizações do Investimento Social Privado.

A abertura ficou por conta da Gerente da Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, Mariana Noronha, que reforçou a importância da atuação em rede e a força das parceiras feitas com as diversas organizações envolvidas nos projetos: "a Aliança sempre teve como objetivo atuar em rede para trabalhar o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, através da inovação e da transformação digital. Estamos muito felizes em estarmos juntos aos nossos parceiros para divulgar os resultados que construímos juntos", destacou.

O primeiro painel do evento contou com as exposições do Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, e a Presidente do Fórum Inova Cidades, Cris Alessi. Luis Felipe Monteiro destacou os principais objetivos do Governo Federal na busca pela transformação Digital: “o Governo Federal tem um papel duplo na pauta de governo digital. O primeiro papel é transformar o próprio Governo Federal, levando os serviços públicos para a palma da mão dos cidadãos, com qualidade e de forma mais eficiente. Já o segundo é impulsionar a transformação digital nos Estados e Municípios. O Cidadão é um só e ele precisa enxergar o Governo também como algo ‘único’”, ressaltou.

Em seguida, Fernando Rabelo, Gerente-Executivo do BrazilLAB, apresentou os resultados e entregas da Aliança ao longo da atuação de mais de um ano e meio de trabalho. O primeiro ponto abordado foi apresentação da Teoria da Mudança da Aliança, “que foi organizada dentro de uma grande visão de transformar as cidades mais sustentáveis e orientadas às pessoas”, destacou.

Dentre os principais resultados apresentados, Rabelo explicou e deu detalhes sobre o “Manifesto das Cidades Digitais”, o “Guia dos 10 Passos para a Transformação Digital de Estados e Municípios”, o “Manual de Introdução ao Governo Digital”, a “Matriz de Maturidade da Transformação Digital” e o “Mapa da Transformação Digital”. “Esperamos que o Ecossistema possa aproveitar todas essas ferramentas criadas. Vimos a necessidade de desenvolvê-las e esperamos que elas sejam bem utilizadas”, conclui Fernando Rabelo.

Na parte final do evento, foi realizado um debate entre Ciro Avelino, Secretário Adjunto de Governo Digital, Thiago Ledo, do Departamento de Gestão Pública do BNDES, Marcelo Fachinna, do CAF, e Mariano Lafuente, do BID. Cada um apresentou os principais projetos e resultados obtidos de suas organizações frente aos desafios de transformação digital e a melhora dos serviços públicos prestados pelos municípios. Assista a transmissão do evento na íntegra.


ASSISTA AO EVENTO AQUI

Assista a transmissão do evento

Relacionados