PT EN
Logo BrazilLAB
GovTech Europa Startups Inovação Setor Público GovTech revolution

Conheça 10 startups que estão liderando a inovação em GovTech na Europa

30/11/2018

Estudo lançado recentemente apresenta as cidades e as empresas protagonistas da transformação digital no setor público europeu

O termo GovTech entrou para valer na agenda de gestores públicos em todo o mundo. É cada vez maior o número de programas de aceleração (como o próprio BrazilLAB), de eventos (como o GovTech Brasil) e de estudos, o que ajuda a consolidar a tendência de inovação nos serviços prestados por governos.

O relatório The European 150 - The startups driving Europe’s GovTech revolution (As 150 Européias - As startups que estão alavancando a revolução GovTech na Europa) é um exemplo emblemático desses estudos. Criado pela Public.io, o relatório apresenta um detalhado retrato de novas empresas que estão liderando a transformação digital no setor público.

Da saúde à educação, passando por segurança pública, justiça, transporte público e gestão de resíduos, todas as áreas de governos estão sendo impactadas por uma nova onda de empreendedores.

O relatório funciona da seguinte forma: são apresentadas as 15 cidades listadas como as mais inovadoras do continente, bem como as iniciativas que nelas foram implementadas para estimular a inovação digital no setor público. Então, conhecemos as dez startups mais inovadoras de cada localidade.

 

Entre as 150, o estudo destaca dez. São elas:

APOLITICAL: uma plataforma internacional de conhecimento para servidores públicos, permitindo que descubram e compartilhem soluções inovadoras para problemas públicos recorrentes.

ADA HEALTH: um aplicativo de saúde que usa Inteligência Artificial para permitir que usuários relatem sintomas e recebam diagnósticos médicos por meio de automação.

CARBYNE: ecossistema nacional de comunicação de emergências que permite a cidadãos compartilhar vídeos, mensagens de voz, imagens e informações de locações para centros de pronto atendimento. Por isso, é chamado de a nova geração do 911.

CITYMAPPER: uma plataforma inteligente de mapeamento de cidades que usa dados de cidadãos em tempo real para otimizar rotas de transporte público e planejamentos de deslocamentos.

ICEYE: lança microssatélites na órbita terrestre para fornecer acesso a dados atualizados e confiáveis de imagens de outros satélites, podendo ser aplicado aos setores agrícola, marítimo e de inspeções.

KRY: serviço mobile de saúde que permite que pacientes agendem e realizem consultas por vídeo e foto com médicos.

MANTY: sistema que coleta e visualiza dados para ajudar gestores públicos a modelar medidas de atendimento à população.

NOVOVILLE: plataforma de engajamento de cidadãos que permite a usuários agendar serviços, relatar problemas e compartilhar opiniões e sugestões com a administração local.

SOAPBOX LABS: tecnologia de reconhecimento de voz infantil baseada em redes neurais que ajuda crianças com dificuldades de comunicação.

VALERANN: sistema de mapeamento de estradas altamente inovador (que usa Internet das Coisas) para oferecer informação em tempo real e em alta resolução sobre tudo o que acontece nas rodovias.


Leia ou baixe em PDF o relatório completo neste link (em inglês).

Veja Também:

Connected Smart Cities: a inovação no setor público também foi destaque no evento

Connected Smart Cities: a inovação no setor público também foi destaque no evento

Especialistas e empreendedores reuniram-se no espaço do BrazilLAB no evento para trocar ideias e aprendizados de GovTech

Programa de Aceleração BrazilLAB realiza evento gratuito em São Paulo para debater inovação no setor público

BrazilLAB realiza evento gratuito em São Paulo para debater inovação no setor público

Empreendedores de startups aceleradas pelo BrazilLAB vão trocar experiências sobre trabalhar com governos. O evento também marca o lançamento da quarta edição do programa de aceleração.

Mapa Para Simplificação: guia elaborado pela Endeavor destaca iniciativa de São Paulo

Mapa Para Simplificação: guia elaborado pela Endeavor destaca iniciativa de São Paulo

Conheça o programa Empreenda Fácil, que simplificou processos de abertura e licenciamento de empresas na capital paulista.