Conheça 10 startups que estão liderando a inovação em GovTech na Europa - BrazilLAB
PT EN
Logo BrazilLAB
GovTech Europa Startups Inovação Setor Público GovTech revolution

Conheça 10 startups que estão liderando a inovação em GovTech na Europa

30/11/2018

Estudo lançado recentemente apresenta as cidades e as empresas protagonistas da transformação digital no setor público europeu

O termo GovTech entrou para valer na agenda de gestores públicos em todo o mundo. É cada vez maior o número de programas de aceleração (como o próprio BrazilLAB), de eventos (como o GovTech Brasil) e de estudos, o que ajuda a consolidar a tendência de inovação nos serviços prestados por governos.

O relatório The European 150 - The startups driving Europe’s GovTech revolution (As 150 Européias - As startups que estão alavancando a revolução GovTech na Europa) é um exemplo emblemático desses estudos. Criado pela Public.io, o relatório apresenta um detalhado retrato de novas empresas que estão liderando a transformação digital no setor público.

Da saúde à educação, passando por segurança pública, justiça, transporte público e gestão de resíduos, todas as áreas de governos estão sendo impactadas por uma nova onda de empreendedores.

O relatório funciona da seguinte forma: são apresentadas as 15 cidades listadas como as mais inovadoras do continente, bem como as iniciativas que nelas foram implementadas para estimular a inovação digital no setor público. Então, conhecemos as dez startups mais inovadoras de cada localidade.

 

Entre as 150, o estudo destaca dez. São elas:

APOLITICAL: uma plataforma internacional de conhecimento para servidores públicos, permitindo que descubram e compartilhem soluções inovadoras para problemas públicos recorrentes.

ADA HEALTH: um aplicativo de saúde que usa Inteligência Artificial para permitir que usuários relatem sintomas e recebam diagnósticos médicos por meio de automação.

CARBYNE: ecossistema nacional de comunicação de emergências que permite a cidadãos compartilhar vídeos, mensagens de voz, imagens e informações de locações para centros de pronto atendimento. Por isso, é chamado de a nova geração do 911.

CITYMAPPER: uma plataforma inteligente de mapeamento de cidades que usa dados de cidadãos em tempo real para otimizar rotas de transporte público e planejamentos de deslocamentos.

ICEYE: lança microssatélites na órbita terrestre para fornecer acesso a dados atualizados e confiáveis de imagens de outros satélites, podendo ser aplicado aos setores agrícola, marítimo e de inspeções.

KRY: serviço mobile de saúde que permite que pacientes agendem e realizem consultas por vídeo e foto com médicos.

MANTY: sistema que coleta e visualiza dados para ajudar gestores públicos a modelar medidas de atendimento à população.

NOVOVILLE: plataforma de engajamento de cidadãos que permite a usuários agendar serviços, relatar problemas e compartilhar opiniões e sugestões com a administração local.

SOAPBOX LABS: tecnologia de reconhecimento de voz infantil baseada em redes neurais que ajuda crianças com dificuldades de comunicação.

VALERANN: sistema de mapeamento de estradas altamente inovador (que usa Internet das Coisas) para oferecer informação em tempo real e em alta resolução sobre tudo o que acontece nas rodovias.


Leia ou baixe em PDF o relatório completo neste link (em inglês).

Veja Também:

Inovação no Setor Público Iguá Lab é eleito a ideia mais inovadora do ano no PPP Awards

Iguá Lab é eleito a ideia mais inovadora do ano no PPP Awards

Iniciativa promovida pelo BrazilLAB selecionou projetos de startups voltados à melhoraria da eficiência no setor de saneamento

Programa de Aceleração Aceleração 2018: conheça as startups selecionadas para o challenge de Gestão de Pessoas

Aceleração 2018: conheça as startups selecionadas para o challenge de Gestão de Pessoas

Mineração de dados para auditoria em folha de pagamentos e plataforma de cursos de inovação para gestores públicos estão entre as soluções.

Programa de Aceleração Aceleração 2018: conheça as startups selecionadas para o challenge de Meio Ambiente

Aceleração 2018: conheça as startups selecionadas para o challenge de Meio Ambiente

Detecção automática de incêndios e gerenciamento de resíduos estão entre as soluções.