Compartilhe:

Conheça a ToGov, terceira colocada no DemoDay 2023

Conheça a história, casos de sucesso e trajetória da startup ToGov.
Equipe BrazilLAB Em 26 de July de 2023

A ToGov, startup fundada por Diego Falquetto, conquistou o 3º lugar no Demoday. Especializada em Big Data e Analytics, a empresa inova a administração pública com soluções impactantes.

 

Quem é a ToGov?

A trajetória da ToGov começou em 2020, quando Diego Falquetto atuava como administrador de banco de dados na Prefeitura de Santa Luzia - MG. A partir desse ponto, ele começou a se envolver com prefeitos de diferentes regiões do Brasil, estabelecendo um contato diário e compreendendo as necessidades da gestão pública.

A partir desse contato, Diego percebeu um cenário de compras públicas com domínio de poucos players, que atendem em grande escala a vários municípios. Juntamente a isso,ele percebeu que a maioria dos municípios possuía entidades de apoio ao empreendedor, mas essas se esquecem que as compras da Prefeitura movimentam milhões de reais anualmente. Com o objetivo de sanar esses pontos, Diego Falquetto decidiu criar a ToGov.

 

Soluções e funcionamento

A ToGov é especialista em Big Data e Analytics centralizando dados da gestão municipal (ERP's, CRM's, Portais etc) e garantindo acompanhamento de indicadores chave. São 4 módulos prontos e há a possibilidade de desenvolver outros de forma personalizada. As opções são:

  • Cenário Público: Análise dos dados abertos para a indicação de recursos perdidos de esferas estaduais, federais e por emendas parlamentares.
  • Contábil: Acompanhamento em tempo real dos principais indicadores contábeis do município com a finalidade de evitar riscos de improbidade.
  • Compras: Previsão de contratos vincendos e adiantamento de processos de compras para evitar falta de abastecimento municipal.
  • Comércio Local: Análise das empresas municipais e treinamento para garantir que a prefeitura venda mais para empresas do próprio município.

 

A operação da ToGov é baseada em um processo de três etapas após a execução do pedido de compras pela prefeitura. A primeira etapa consiste em mapear os dados do cliente e revisar as necessidades de indicadores. Em seguida, são preparados conectores padrões que realizam o processo de Extração, Transformação e Carga (ETL) para a base de dados da ToGov. Por fim, é realizado o treinamento de uso do sistema, garantindo que a equipe municipal esteja apta a compreender os indicadores e as rotinas de envio de informações.

 

Casos de Sucesso

Um dos casos de sucesso da ToGov é o Chatbot Vacinação, implementado na cidade de Viçosa. Esse chatbot atendeu mais de 5.000 pessoas, fornecendo informações sobre o programa de vacinação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com essa solução, a carga de chamadas nos telefones da equipe de vacinação foi reduzida significativamente, tornando o processo mais eficiente e garantindo um atendimento ágil e preciso para a população.

 

ToGov no Programa de Aceleração de Startups GovTech do BrazilLAB

Sobre sua participação, Diego Falquetto, CEO da ToGov, destaca: "Participar do BrazilLAB acredito que deva ser o objetivo de toda GovTech, é a vitrine de soluções e desafios do setor público". Ele descreve o programa como uma oportunidade única para enriquecer o conhecimento técnico, por meio de mentorias coletivas e individuais de alto nível, e para estabelecer conexões valiosas com empresários, investidores e gestores públicos de todo o país. "Em três meses de aceleração consegui adquirir competência no processo de venda; ter percepções de avanços do produto; ter contato direto com prefeituras e investidores; e por fim, aproveitar os benefícios de patrocinadores que garantem a maior escalabilidade da nossa solução", declarou Diego. A participação no Demoday permitiu que a ToGov apresentasse sua solução para uma ampla audiência, gerando conexões valiosas e resultados promissores, tanto em incentivos de patrocinadores quanto em negociações avançadas com prefeituras, e "em resultados indiretos, a conexão com todo ecossistema BrazilLAB, de troca de conhecimento", completou ele.

 

A ToGov é um exemplo inspirador de como a aplicação de tecnologia e análise de dados pode transformar a gestão pública. Com uma abordagem inovadora, a empresa tem se destacado ao fornecer soluções eficientes para prefeituras em todo o país. O depoimento de Diego Falquetto reflete o impacto positivo do programa BrazilLAB em seu crescimento e na abertura de portas para novas oportunidades. Com seu sucesso crescente, a ToGov continua a se posicionar como uma GovTech de destaque, impulsionando a modernização e a eficiência da gestão pública brasileira.

Relacionados