Conheça o Place, startup vencedora do DemoDay 2023

Conheça a história, jornada na aceleração e resultados do Place!
Equipe BrazilLAB Em 11 de July de 2023

Realizado no dia 14 de junho de 2023, o DemoDay foi a etapa final da Turma 7 do Programa de Aceleração de Startups GovTech do BrazilLAB. Nesta fase, 6 empresas das 17 participantes, apresentaram seu pitch para uma banca composta majoritariamente por gestores públicos, investidores, empreendedores e membros do terceiro setor. Após  muitas deliberações e um pódium acirrado, a startup PLACE foi a grande vencedora desta edição!

 

Quem é e o que faz a startup Place

 

O Place é uma plataforma de desenvolvimento urbano e imobiliário que nasceu da necessidade de otimização dos estudos de viabilidade realizados pelo grupo OSPA e hoje é uma plataforma aberta para os assinantes mudarem sua forma de entregar resultados. De acordo com a COO da startup, Flávia Tissot, "o objetivo [do Place] foi basicamente juntar os mundos de arquitetura, legislação, entendimento de plano diretor, com todo o entendimento de mercado de análise financeira para que, em um clique, a pessoa possa entender exatamente o que que ela pode ou não fazer naquele terreno, por quanto ela pode vender, para entender se vale a pena ou não ela seguir com o terreno no processo de incorporação imobiliária.".

A solução apresentada pelo Place consiste em uma plataforma digital (que pode ser acessada clicando aqui), criada em 2021, na qual são apresentados estudos de viabilidade em tempo real para incorporadoras, arquitetos, corretores e entidades do setor público. Ela conecta dados do plano diretor e do mercado, mostrando todos os lotes de uma cidade em uma visualização 2D, 3D ou de satélite. Além disso, a plataforma permite criar análises detalhadas do plano diretor, zoneamento, aproveitamento, legislação, incentivos e valores modificáveis. A parte principal consiste no estudo de viabilidade, cruzando o potencial construtivo com os custos envolvidos na incorporação, proporcionando uma estimativa de retorno. A plataforma também oferece análises de custo de terreno, área privativa, ROI, margem de lucro e indicadores personalizáveis. Com a plataforma do Place, é possível também visualizar lançamentos imobiliários na região e considerar fatores como zoneamento e patrimônio histórico. Por fim, a plataforma também  conta com ferramentas para a prospecção ativa de terrenos.

A startup iniciou sua atuação dentro do mercado B2B2G ("bussiness to bussiness to government", em tradução livre, de negócio para negócio para governo) e já impactou mais de 30 mil projetos, atendendo principalmente as regiões de São Paulo e Porto Alegre. Porém, ao entrar posteriormente em contato direto com essas prefeituras, percebeu a dificuldade que os setores têm de se comunicar internamente e, principalmente, de comunicar as informações para a população de maneira clara. Dessa forma, a equipe do Place buscou se capacitar nos conhecimentos necessários para atuar no ecossistema govtech ao se inscrever para o Programa de Aceleração de Startups GovTech do BrazilLAB. 

 

Place no Programa de Aceleração de Startups GovTech do BrazilLAB

"A aceleração de startups do BrazilLab foi uma jornada incrível para o Place. Tivemos muitas aulas técnicas, conversas com especialistas, sempre em um ambiente de muita sinceridade e parceria entre os participantes", comentou Flávia. Assim como as dezessete startups da Turma 7, o Place pôde contar com três módulos de capacitação, mais de cinco mentorias coletivas e individuais, e momentos de interações presenciais como o AWS Day e o GovTech Summit POA. Sobre a passagem da startup pela semifinal e final do Programa de Aceleração de Startups Govtech, Flávia deixa clara a sua satisfação: "Ir para a banca pitch e para o demoday fez nosso produto crescer e ter a chance de apresentá-lo para tantas prefeituras foi um divisor de águas para nós." Após sua participação e vitória no DemoDay, a startup já iniciou contato com mais de 15 prefeituras para negociação. 

 

Place & Govtech na prática

Para entender melhor a atuação do Place, separamos um pequeno exemplo atual de como a utilização de sua plataforma pode poupar tempo e auxiliar no planejamento de edificações em espaços urbanos: o caso do Plano Diretor de São Paulo. 

Antes de tudo, o Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes, normas e regras gerais para o crescimento urbano de uma cidade. Ele visa garantir um desenvolvimento mais ordenado e sustentável, considerando aspectos como transporte, habitação, meio ambiente e infraestrutura, e é fundamental na organização e planejamento urbano para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promover o equilíbrio entre as diversas atividades urbanas e preservar o meio ambiente. Além disso, o Plano estabelece diretrizes para o uso do solo, define áreas de preservação, incentiva a ocupação de regiões próximas aos transportes públicos e promove a inclusão social.

Recentemente, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma revisão dessa lei, trazendo mudanças significativas para a construção e adequação de edifícios da região, e é aí que a Place entra. Para auxiliar a adequação a essas novas diretrizes, a plataforma já está preparada para inserir todas as mudanças em seu sistema assim que o Plano Diretor entrar em vigor, o que está previsto para o mês de agosto de 2023. Por contar com a colaboração da prefeitura de São Paulo, pelo repasse dos dados disponíveis em seu site, o Place traz a versatilidade e adaptabilidade necessária para planejamentos urbanos de alta qualidade, que podem ser utilizados pela própria prefeitura em momento posterior. Flávia Tissot também comentou sobre a recente mudança, afirmando os benefícios da expansão das áreas de Zonas Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU) para alocar mais moradias em áreas em que têm mais infraestrutura.

 

De lá até aqui

O DemoDay do Programa de Aceleração de Startups GovTech do BrazilLAB foi um momento importante em que a startup Place se destacou no ecossistema GovTech, apresentando sua inovadora plataforma de desenvolvimento urbano. Através dessa solução, incorporadoras e entidades do setor público podem acessar estudos de viabilidade em tempo real, conectando dados do plano diretor e do mercado. O BrazilLAB agradece por fazer parte da jornada do Place nesse novo ecossistema e deseja cada vez mais portas se abrindo para negociações no mundo GovTech.

Relacionados