Compartilhe:

‘CopiCola’: conheça o programa da Prefeitura de SP que disponibiliza guias de boas práticas para inovação no setor público

A iniciativa da prefeitura disponibiliza os guias para implementação de programas inovadores por ela realizados, a fim de que outras cidades sigam seu exemplo
Em 07 de June de 2019

Já faz três anos que o  BrazilLAB tem como pauta o fomento do uso de tecnologia por parte gestão pública, a fim de facilitar processos, reduzir custos e melhorar a vida do cidadão. As cidades brasileiras vem sendo grandes parceiras nessa jornada, incubando startups dentro de suas secretarias e desenvolvendo programas inovadores por conta própria.

Para ajudar a difundir essa cultura, além dos projetos que já deram certo, a Secretaria de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo lançou o programa ‘CopiCola’, que, partindo da seleção dos cases de sucesso da cidade, foram registradas todas as etapas que possibilitaram a implantação da inovação, produzindo, por fim, um guia para facilitar a replicação da prática em outras cidades.

Esse tipo de compartilhamento de experiências feito pela prefeitura é de extrema importância para o desenvolvimento do país, pois tendo o respaldo de “case de sucesso” em uma cidade, além de dados de mensuração de resultados, a replicação desses projetos em outros municípios é facilitada, tanto por já se ter o passo a passo da implementação, quanto a prova de que o mesmo é viável e funcional.

Mais do que sistematizar casos, são objetivos do programa a divulgação ampla e a construção de pontes entre os realizadores das práticas e os interessados em copiar a inovação. Todo conteúdo gerado é aberto para copiar, compartilhar e criar a partir dele para qualquer fim, desde que atribuído o crédito apropriado.

 A partir dessa experiência, o CopiCola se tornou um programa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que contribui para a disseminação da cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo.

 Quer saber mais sobre o Programa CopiCola? Acesse o site!

Relacionados