Hoje, dia 28 de outubro, mas em 1937, foi instaurado o Dia Nacional do Servidor Público com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, tendo a lei que rege seus direitos e deveres sido decretada em 1939, com o decreto 1713/39. Mais tarde, em 1943, a data foi incluída no calendário oficial do Brasil mediante a edição do Decreto-Lei 5.936. Mas aqui vai uma curiosidade: mesmo antes de todas essas datas, em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa, já foi estabelecida a importância do trabalho administrativo dentro do governo do país - que na época ainda era uma Colônia de Portugal.
De lá para cá, muitas coisas mudaram, se aperfeiçoaram e inovaram, principalmente com a introdução do GovTech na pauta do Poder Público. E ninguém melhor para falar do que isso - e comemorar esse dia tão marcante - do que nossos mentores que são funcionários públicos. Hoje o espaço é deles para trazerem suas opiniões e experiências na área, levando em conta a conexão que têm também com o ecossistema GovTech.
Nosso primeiro entrevistado é o Antonio Neto, que atua como Secretário Municipal de Governança de Maceió. Dentro do BrazilLAB, ele oferece mentoria em administração e gestão pública. Confira a sua opinião sobre mudanças positivas vistas por ele ao se conectar com o ecossistema govtech:
"Estar conectado com o ambiente de GovTech me permitiu entender a importância da integração constante entre o privado, o público e o terceiro setor. É muito bom ver que a inovação pode estar sempre inserida no papel de servidor público e que, no final, é o que nos leva a entregar cada vez mais resultados para a população e de forma mais ágil.”
A seguir, chamamos também a Ana Cláudia Mendonça, Secretária de Gestão de Pessoas no Tribunal Superior Eleitoral. Ela é Mentora do BrazilLAB em administração pública e gestão de clientes e pessoas e além de trazer sua opinião sobre o tema, ainda falou sobre um projeto na área de GovTech que pode ajudar a implementar dentro do TSE:
"Quando conheci o ecossistema de inovação achei que estava muito longe da atuação de nós servidores públicos, pois algumas burocracias de contratação não permitia, a meu ver, essas parcerias. Resolvi conhecer mais sobre esse universo ao fazer parte do BrazilLAB e percebi que as parcerias poderiam ocorrer de diversas formas, como aprender sobre os conceitos que estão por trás das chamadas GovTech, como ocorreu comigo, nessa oportunidade junto ao BrazilLAB. Assim, com o foco de ofertar ao cidadão serviços digitais, pude participar do grupo de trabalho no Tribunal Superior Eleitoral que implementou a oferta do serviço de treinamento aos mesários que atuaram nas eleições de 2020, por meio de aplicativo específico para esse fim, que em naquele ano treinou cerca de um milhão de mesários, e que este ano já capacitou cerca de 1.200.000 mil mesários dos 1.800.000 convocados.. O que isso significa? Que o serviço público precisa desenhar experiências positivas e inclusivas para o cidadão, logo, pois a tecnologia, além de ter escalabilidade para um país continental como o nosso, pode ser desenhada para vários perfis de usuários, estreitando o vínculo entre o governo e a população."
Agradecemos pela disponibilidade e participação de nossos mentores nesta entrevista e desejamos um ótimo Dia do Servidor Público a todas as pessoas envolvidas tanto nesse setor quanto também no GovTech!