Compartilhe:

É dada a largada: BrazilLAB lança 7º turma do seu Programa de Aceleração de Startups Govtech

O Programa, que foi internacionalmente premiado, selecionará soluções na área de saúde, sustentabilidade e gestão tributária.
Equipe BrazilLAB Em 13 de December de 2022

O BrazilLAB, primeiro hub de inovação GovTech do Brasil, lançou neste mês de dezembro mais uma edição do seu Programa de Aceleração de Startups GovTech, iniciativa que tem como objetivo conectar soluções inovadoras do setor privado com os desafios do Poder Público. O lançamento oficial da Turma 7 ocorreu durante o BrazilLAB Talks #8, no dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 10h30. O evento foi online e sua gravação pode ser conferida pelo link.

Além de anunciar os desafios temáticos desta 7a edição, que conta com apoio da AWS e do UK Tech Hub, foram apresentados o cronograma e informações sobre inscrições para o Programa de Aceleração de Startups GovTech, encerrando com um bate papo com três participantes da última turma que compartilharam experiências, aprendizados e dicas para seleção, além das oportunidades e benefício do Programa. 

A seguir as principais questões que se pretende responder com os desafios temáticos deste ano.

Cidades Digitais e Sustentabilidade (Green GovTech): quais tecnologias podem apoiar os municípios brasileiros no monitoramento e redução da pegada de carbono de suas atividades? Como estimular a adoção de estratégias e inovações voltadas para compras públicas sustentáveis e inclusivas? Quais soluções podem tornar as cidades mais inclusivas e responsivas? Como tornar a gestão pública mais resiliente diante dos desafios ambientais e climáticos? Como mensurar e combater o impacto da corrupção nas mudanças climáticas e a falta de integridade socioambiental?;

 

Digitalização de Serviços de Saúde (Health GovTech): quais tecnologias podem apoiar o Poder Público no Brasil (União, Estados e Municípios) na otimização da gestão da saúde pública no Brasil? Como apoiar a digitalização de prontuários médicos, redução de filas, adoção de telemedicina e gestão de insumos, com rapidez e segurança? Como estimular a adoção e difusão de novas tecnologias para o Poder Público no Brasil voltadas à prevenção e diagnóstico precoce de doenças, especialmente o câncer?

 

Otimização e Eficiência Tributária (Tax GovTech): quais tecnologias podem auxiliar o Poder Público brasiliero no esforço de tornar 100% digitais a interação Estado e contribuinte, inclusive com transparência na arrecadação e despesa tributária? Como tornar possível a digitalização de todos os processos administrativos tributários brasileiros? Como dar mais transparência às políticas de benefício fiscal, mensurando o seu impacto ambiental e econômico, bem como a responsabilidade social e ambiental das empresas beneficiadas? 

Segundo o CEO do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, "além de ser um programa único pelo seu conteúdo exclusivo, hoje consagrado nacional e internacionalmente, as oportunidades e conexões criadas ao longo do Programa de Aceleração de Startups do BrazilLAB, entre as startups participantes e delas com a Rede BrazilLAB, são os grandes diferenciais da nossa aceleração. E continuamos nos reinventando e aprimorando, buscando sempre soluções para temas relevantes e de grande impacto social.”.

A inscrição e a participação no programa são gratuitas, inclusive equity free. Contudo, é obrigatória a participação em todas as etapas do Programa de Aceleração, sob pena de desclassificação da empresa participante. Podem se inscrever quaisquer startups ou  Pequenas e Médias Empresas (PME's) que possuam soluções que atendam a um dos desafios apresentados e não serão aceitas inscrições de pessoas físicas ou em estágio de ideias, sendo pré-requisito necessário um CNPJ.

Os negócios selecionados passarão por módulos de formação em temas como compras públicas, relações governamentais e avaliação de impacto social, mentorias individuais e coletivas, além de atividades relacionadas aos desafios temáticos e eventos durante as quais poderão se conectar com líderes públicos, especialistas e parceiros do ecossistema GovTech.  Após os 3 meses de capacitação, as 6 melhores startups participantes serão julgadas por uma banca avaliadora composta por especialistas da Rede BrazilLAB e as 3 startups/PME's com melhor desempenho serão premiadas, com benefícios que incluem um ano do Selo GovTech do BrazilLAB, acesso a investidores e participação em eventos nacionais e internacionais.

 

Serviço 

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB foi fundado em 2016, sendo a primeira aceleradora e o primeiro hub de inovação GovTech criado no Brasil. Ele conecta empreendedores com líderes públicos e acelera soluções desenvolvidas por startups, com foco na melhoria dos serviços públicos. Sua missão é estimular uma cultura de inovação no setor público, de fora para dentro, por meio do apoio a empreendedores de alto impacto que estão engajados na busca de soluções para problemas públicos complexos, com o uso de tecnologia. Saiba mais em www.brazillab.org.br

 

Patrocínio

AWS: uma plataforma de nuvem que oferece mais de 200 serviços completos de datacenters em todo o mundo. 

UK-Brazil Tech Hub: organização braço da Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, voltada à geração de oportunidades e estímulo à inovação e ao empreendedorismo.

 

 

Relacionados