Portal de Compras Públicas: Economizando Dinheiro Público e Superando Desafios

Portal de Compras Públicas economiza dinheiro público, supera desafios e promove transparência nas compras governamentais.
Equipe BrazilLAB Em 26 de October de 2023

Recentemente, o Portal de Compras Públicas, startup que faz parte da Rede BrazilLAB, ganhou destaque no portal de notícias Exame. A empresa nos mostrou seu caminho de sucesso desde 2016, quando foi fundada. Os fundadores, Bruno e Leonardo Ladeira, criaram uma plataforma que ajuda o governo a economizar dinheiro e a se conectar com empresas privadas. Essa economia é destacada pelo BrazilLAB como um grande exemplo de como as soluções GovTech podem ser úteis a todos os setores da sociedade.

 

No entanto, alcançar esses resultados não foi fácil. Em uma entrevista exclusiva, o CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira, compartilhou conosco os desafios que eles enfrentaram e como superaram essas dificuldades. Ele enfatizou o quanto é importante ser confiável quando se trabalha em um setor sensível, como o deles. Eles se esforçaram para criar um sistema sólido, com regras claras e boas práticas desde o início.

 

Ladeira explicou: "O principal desafio que tivemos que superar foi o de credibilidade. Não adiantava apenas uma solução tecnológica adequada; sabíamos que os desafios envolveriam assuntos muito mais sensíveis, então buscamos desenhar o conjunto mais sólido possível para o assunto. Forma de contratação bem desenhada, validação jurídica sólida, preocupação desde o início com o tema governança e outras medidas feitas para eliminar qualquer sombra de dúvida sobre a lisura de nossa proposta de trabalho. O passo seguinte foi dar visibilidade exatamente a esse conjunto: solução sólida com modelo irrepreensível."

 

Ao falar sobre os momentos mais desafiadores ao longo da jornada da startup, o CEO destacou a importância de um planejamento financeiro forte e uma gestão criteriosa dos recursos disponíveis: "O desafio aqui foi chegar no ponto de equilíbrio, sabendo que estávamos correndo uma maratona. Um planejamento financeiro sólido, uma gestão espartana dos recursos disponíveis e muita estratégia nas próprias ações relacionadas com crescimento foram parte central da superação desse desafio. Para essa jornada, tínhamos nos preparado para 2 anos de “cash burn” para atingir as metas projetadas, com um acompanhamento e revisão minucioso desse cenário mês a mês" afirmou ele.

 

Porém, a startup se deparou com um período de turbulência. Leonardo explicou: "Para nossa tristeza, a marca dos 24 meses chegou e passou, sem termos atingido esse momento. Não tivéssemos acompanhado de perto, não teríamos tido o fôlego necessário para os 41 meses que precisamos para o “break-even” operacional. Eu e meu irmão acreditávamos muito no projeto. Então, na hora de decidir se iríamos “dobrar a aposta” e continuar seguindo, estávamos muito confiantes tanto no produto quanto nos controles que implementamos. Fé cega? Não. Planejamento e acompanhamento. Fundamental para qualquer negócio."

 

Ao ser questionado sobre o futuro da empresa, Ladeira expressou entusiasmo quanto ao atual momento do mercado e as transformações regulatórias atuais.

Ele revelou: "Estamos num momento super empolgante do mercado. Nosso marco regulatório mudou muito nos últimos 4 anos, e acreditamos que esse ciclo de mudanças está ainda longe de acabar. Participar dessas discussões e estar disposto a apostar em soluções disruptivas para o nosso próprio negócio atual é assunto constante. E vem novidade por aí. Mas isso é assunto para outras conversas!"

 

O Portal de Compras Públicas continua sendo uma referência no setor, criando oportunidades para empresas de todos os tamanhos e promovendo um ambiente competitivo nas transações governamentais. Os fundadores, Bruno e Leonardo Ladeira, destacam que o planejamento e o acompanhamento são fundamentais para enfrentar desafios em um mercado em constante mudança.

 

Com o aumento do uso de soluções govtech, como a implementada pelo Portal de Compras Públicas, vemos um impacto positivo no setor público, com economias significativas e processos mais eficientes. A digitalização e a inovação nas compras governamentais não só beneficiam as empresas, mas também melhoram a eficiência e a transparência do governo, beneficiando a sociedade como um todo.

Relacionados