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Educação, Digitalização do Poder Público e Inclusão Produtiva: conheça os desafios da Força-Tarefa Covid-19 do BrazilLAB

10/07/2020

A Força-Tarefa Covid-19 é uma iniciativa organizada pelo BrazilLAB com o apoio de parceiros e tem como objetivo aperfeiçoar e conectar tecnologias que solucionem desafios do poder público

 Os desafios da aceleração da Força Tarefa Covid-19 do BrazilLAB já foram definidos! Neste novo ciclo estamos focando todos os nossos esforços para lidar com as consequências causadas pela pandemia do coronavírus. As soluções podem se inscrever em uma das seguintes três áreas: Educação, Inclusão Produtiva e Digitalização no Poder Público.

Os projetos selecionados terão acesso a mentorias especializadas,  apoio no desenvolvimento de  modelo B2G e rodadas de conexões com gestores públicos. Startups e PMEs interessadas em participar do programa devem realizar inscrição pelo site https://forcatarefacovid19.brazillab.org.br/ até o dia 27 de julho. A divulgação das selecionadas ocorrerá no início de agosto.


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Conheça mais sobre os temas propostos para os desafios:

Educação

De acordo com a UNESCO, 1,57 bilhão de estudantes em 191 países[1] foram afetados, seja pela interrupção dos estudos ou pelas dificuldades de adaptação aos modelos de aulas devido a crise causada pelo novo coronavírus. As medidas de isolamento reduzem as possibilidades de contaminação, mas isso  também significa um rompimento com o processo tradicional de aprendizado.

Entendemos que são necessárias estratégias que assegurem tanto a qualidade do ensino, tanto na educação a distância, quanto no retorno das aulas pós pandemia. Por isso, buscamos soluções inovadoras para dentro das salas de aula online e presencial, considerando todas as complexidades e adaptações necessárias devido ao contexto atual e ao que chamamos de “novo normal”. Essa vertente também engloba a capacitação dos profissionais da educação como um todo e no  desenvolvimento de competências que ajudem crianças e adultos a entender, utilizar e criar tecnologias de forma crítica e inclusiva.

O BrazilLAB acredita que a tecnologia tem capacidade de contribuir para uma educação mais inclusiva, eficiente, produtiva e centrada no cidadão. Convocamos as soluções que respondam às seguintes perguntas:

  • Quais são os melhores caminhos para promover as adaptações dos modelos educacionais ao modelo de ensino a distância? Como garantir um retorno seguro das atividades presenciais?
  • Como assegurar que estudantes de diferentes classes sociais tenham acesso a um desenvolvimento escolar de qualidade?
  • Como garantir uma educação remota de qualidade e reduzir os impactos negativos na vida dos estudantes? Como atender às necessidades educacionais específicas de cada etapa de aprendizado?
  • Como garantir nas crianças e jovens as habilidades e competências necessárias para essa nova realidade e para esse “novo normal” trazido pela pandemia?
  • Quais são as capacitações necessárias para os profissionais da educação que o momento atual e a educação do futuro exigem?

 

Digitalização do Poder Público

As ações estabelecidas para conter a propagação do vírus estão gerando consequências nas áreas jurídica, econômica, social e política e seus reflexos são observados em nossa forma de viver, trabalhar e de acessar serviços. Diante da promoção do isolamento social e da limitação dos serviços  presenciais, a digitalização dos serviços públicos torna-se uma medida de combate ao covid19. Não à toa, de acordo com a Agência Brasil 156 serviços públicos[2] já migraram para o modelo digital desde o início da pandemia,  e a velocidade nesse processo mostra-se cada vez mais urgente. A Secretaria  de Governo Digital do Ministério da Economia destacou uma economia anual de R$ 2,2 bilhões a partir da digitalização dos serviços devido a redução de custos e ao aumento de eficiência dos servidores públicos. Nesse sentido, é fundamental que as respostas do setor público sejam repensadas e reestruturadas, afinal a inovação possui potencial para alcançar as necessidades exigidas pelo cenário atual.

O BrazilLAB considera essencial que iniciativas como o teletrabalho, digitalização de serviços e a incorporação de novas tecnologias na administração e planejamento públicos sejam desenvolvidas nesse exato momento. Portanto, buscamos soluções tecnológicas que podem impactar a gestão pública e a vida dos cidadãos, capazes de aumentar o impacto e a efetividade das políticas públicas. As soluções dessa vertente devem responder às seguintes  perguntas:

  • Quais tecnologias podem apoiar os governos no uso estratégico de recursos públicos, gerando desenvolvimento e economia?
  • Como aumentar a eficiência do setor público, a partir do redesenho, automação e digitalização de processos?
  • Como apoiar a reestruturação tecnológica dos governos, em um cenário que exige cada vez mais rapidez dos gestores?
  • Como promover a transformação digital do setor público, considerando as diversas realidades que compõem as regiões do Brasil?
  • Como entregar melhores serviços públicos, com um governo orientado ao cidadão e servidores preparados, engajados e valorizados?
     

Inclusão Produtiva

Se por um lado há um estresse generalizado causado pela disseminação do vírus, por outro também existe o receio em relação aos efeitos econômicos que tem se mostrado cada vez mais delicados. De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego entre os brasileiros chegou a 12,6%[3] em abril de 2020, apontando para um número de 12,9 milhões[4] de pessoas sem emprego formal no país. Estudos indicam que esses números podem ser ainda maiores.

Entendemos que a inclusão produtiva é um dos caminhos para mitigar os efeitos negativos da pandemia e promover oportunidades de trabalho justas. Nessa vertente buscamos soluções englobando o apoio ao micro e pequeno empreendedor - em especial aos empreendedores periféricos - visando a manutenção de seus negócios e a capacitação de jovens para o novo e tecnológico mercado de trabalho. Ideias que promovam a conexão entre empreendedores rurais e o setor de mercados, bem como os incentivos ao engajamento das empresas para contratação de trabalhadores são bem-vindas. Com esse objetivo, o BrazilLAB lança o seguinte desafio:

  • Como garantir a segurança e autonomia financeira para grupos vulneráveis em uma situação de crise nacional?
  • Como promover iniciativas que sustentem o desenvolvimento econômico nacional?
  • Como fornecer apoio aos trabalhadores da área rural e as iniciativas dos centros urbanos?
  • Como fomentar a capacitação tecnológica de jovens assegurando sua entrada no mercado de trabalho?
  • Como podemos conectar jovens especializados em tecnologia a oportunidades de trabalhos pontuais?


Inscreva-se aqui

E aí, sua empresa se encaixa em algum desses desafios? Então se inscreva e participe da aceleração da Força Tarefa Covid19!

[1]Nações Unidas - Brasil. ‘ARTIGO: A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. Disponível em: ’https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/
[2] Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-06/mais-de-150-servicos-publicos-sao-digitalizados-durante-pandemia
[3] Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, pelo IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php.
[4] Idem.

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